fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

NOTÍCIAS DO ESTADO

Viena: cidade global

(Last Updated On: 24 de junho de 2018)

A minha excursão histórica chega a Viena, que faz respirar calma e tranquilidade num estilo de vida imperial e culto. É uma metrópole de grande importância política internacional dominada pela magia harmônica da música, contagiante pela magnificente cultura e elegância das pessoas, onde erradia a beleza de um mundo à parte em todo o seu esplendor às margens do Danúbio.

A capital da Áustria apresenta serviços públicos e educação de alta qualidade, segurança pública eficiente, diversidade enorme de opções culturais e lazer. É conhecida como a cidade global, pois abriga uma das quatro sedes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), várias organizações internacionais como a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que trata da promoção da democracia e o liberalismo econômico na Europa.

Evidências arqueológicas na cidade, mostram ruínas da Roma Antiga (civilização itálica que surgiu no século VIII a.C que se expandiu para tornar-se um dos maiores impérios do mundo antigo). No século I, os romanos ocuparam a região onde hoje está o centro da cidade de Viena, perto do rio Danúbio. Nele, é possível ver nas ruas do primeiro distrito (Innere Stadt) o curso do muro e as ruas do acampamento militar (“castro”, em romano). Os romanos permaneceram até o século V na região.

Com a queda do Império Romano em 476 d.C., grupos asiáticos, germânicos e eslavos se estabeleceram na Áustria, sendo dominada até 814, por Carlos Magno (Imperador dos Romanos, além de Rei dos Lombardos e dos Francos). Coube ao primeiro Imperador Românico-Germânico Oto I, o Grande, conter as incursões e saques húngaros na Europa Central, na batalha de Lechfeld, em 955, dando início ao desenvolvimento de Viena, bem como da Áustria.

Após a conclusão da Terceira Cruzada (1189-1192), denominada Cruzada dos Reis, liderada pelos 3 principais soberanos europeus da época – Filipe Augusto (França), Frederico Barbaruiva (Sacro Império Romano – Germânico) e Ricardo Coração de Leão (Inglaterra) – o rei inglês de grande reputação como guerreiro e líder militar, Ricardo I, em seu retorno à Inglaterra por volta de 1192, foi capturado e preso perto de Viena, em Durnstein. Com o resgate espetacular de Ricardo Coração de leão, este passou a financiar a primeira grande expansão de Viena. Em 1221, a cidade já era a segunda maior cidade da Áustria, logo depois de Enns, a mais antiga.

Em 1679, a peste bubônica (doença pulmonar provocada por bactéria transmitida ao homem pela pulga através do rato-preto) atingiu Viena, matando cerca de um terço de sua população. Foi nesse período, que a cidade desenvolveu um sistema de tratamento de esgoto, limpeza urbana e melhoria nas condições sanitárias. Viena, logo tornou-se um importante centro cultural europeu, que culminou na música do período clássico vienense.

A partir do século XIII, coube a Casa de Habsburgo governar a Áustria até o século XX. Foi uma das famílias mais importantes e influentes da história da Europa. A ela pertenceu Maria Leopoldina de Áustria, esposa de Dom Pedro I do Brasil e mãe do último Imperador brasileiro Dom Pedro II e de Dona Maria II, Rainha de Portugal e Algarves. Foi a dinastia soberana de vários Estados e territórios, destacando-se o Sacro Império Romano-Germânico (962-1806).

Os poderosos Habsburgos foram, também, soberanos da Espanha, dos Países Baixos, de Borgonha, dos reinos de Nápoles, da Sicília e da Sardenha, da Boêmia, da Hungria e da Croácia, do Ducado de Milão, do Reino Lombardo-Venêto, de Portugal e do México.

Nesse período da dinastia dos Habsburgos, Viena se transforma num importante centro cultural europeu. Foi criada a Primeira Escola Clássica de Viena, nome que se dá ao grupo de compositores do Classicismo de Viena: Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Schubert e Ludwing Van Beethoven. Mais tarde integram-se na “Corte” Liszt, Brahms, Mahler e muitos outros.

É um novo ciclo musical, onde a música torna-se mais leve e menos complicada que no Barroco, marcada pela suavidade, beleza com grande equilíbrio e perfeição estética. O cravo cai em desuso para dar lugar ao piano definitivamente. Também a orquestra toma maiores proporções no mesmo tempo que diversifica os seus instrumentos. Desenvolvem-se grandes gêneros instrumentais como: a forma sonata, o quarteto de cordas, a sinfonia e o concerto.

Tudo isso pode ser apreciado no majestoso Palácio de Shonbrunn de arquitetura grandiosa, beleza incomparável e imponência. Ainda hoje, se observa toda a madeira da cama e dos armários do quarto onde a Imperatriz Sissi dormia. Eles vieram do Brasil. É o jacarandá brasileiro.

Shonbrunn foi residência de verão da família imperial, os Habsburgos. Foi lá, também, que viveu Isabel da Baviera, a Sissi, que foi Imperatriz da Áustria e Rainha da Hungria. Ela foi assassinada. A sua vida virou filme em 1955 de grande sucesso.

Hoje, pode-se assistir um belíssimo concerto no Palácio de Shonbrunn. Em determinado momento, parece até que estamos entrando num mundo encantado, de cenário de filme.

Viena não é só passado. É uma cidade moderna e grande. Mas não padece da confusão de nossas cidades, tem um sistema de transporte público moderno e eficiente. Integram-se perfeitamente o metrô, o bonde (TRAM), os ônibus e o taxi. O desenho das linhas do metrô segue um padrão diferente do adotado no resto da Europa, por isso, andar de metrô e bonde requer um pequeno planejamento.

Para nós, outra coisa que chama a atenção é a inexistência de catracas. Tudo limpo e organizado, e o mais importante, pontual. Aliás, é outra grande diferença com nossa cultura, eles prezam a pontualidade. Chegar atrasado é desrespeitoso. Podemos aprender muito com eles.

VICENTE VUOLO é economista e cientista político.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Viena: cidade global
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 23 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook