Notícias do Estado

Saúde de Lucas do Rio Verde alerta sobre vacinação contra sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população luverdense sobre a importância da vacinação contra o sarampo. A campanha nacional começará no dia 06 de agosto para crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade.

 



function myAdDoneFunction(spotx_ad_found) {
if(spotx_ad_found) {
// code to track ad playing here
}
else { // code to place backup ad request here
}
}

//js.spotx.tv/easi/v1/231350.js

O pediatra Jaime Floriano explica que o sarampo é uma doença viral e potencialmente grave. “De todas as doenças virais que nós temos, o sarampo é uma das mais agressivas pela facilidade de transmissão. Até 2016, o sarampo estava praticamente extinto e agora estão sendo registrados novos casos no Brasil”.

 

O médico salienta que “a doença tem um período de incubação de uma semana a 18 dias, após este período, o sarampo se manifesta com febre alta, com tosse, conjuntivite, ardência nos olhos, e após cinco dias do início dos sintomas, surgem as pintas no corpo”.

 

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo, pontua que os três casos registrados no Mato Grosso ainda estão sob investigação e em Lucas do Rio Verde não casos da doença. “Não queremos que estas doenças voltem, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde, é só os pais levarem os filhos para vacinar. A partir de 06 de agosto vamos ter campanha de atualização de vacinação contra sarampo e poliomielite para facilitar o acesso à vacina”.

 

Keli ainda relata que a recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças sejam vacinadas aos 12 meses de vida e aos 15 recebam a segunda dose da vacina. “A cobertura da primeira dose está satisfatória, o que acontece em alguns casos, é que os pais não levam os filhos para tomar a segunda dose. Por isso, pedimos que os pais fiquem atentos a caderneta de vacinação dos filhos e a mantenham atualizada”.

 

As pessoas que tem dúvidas se tomaram a vacina, podem procurar os PSFs com a caderneta de vacinação para verificação. O Ministério da Saúde disponibiliza duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos. Para as pessoas na faixa de 30 e 49 anos que não têm comprovação de vacina é aplicada uma dose única.

 

Automedicação: Um risco desnecessário

 

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de um 1 ano.

Os sintomas incluem febre alta acima de 38,5°C; erupções na pele; tosse; coriza; conjuntivite; e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecidas como sinais de Koplik e que antecedem de um a dois dias antes do aparecimento da erupção cutânea.

A transmissão do sarampo acontece de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento do exantema. O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início da erupção cutânea.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Saúde de Lucas do Rio Verde alerta sobre vacinação contra sarampo
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: