Notícias do Estado

Proposta repassa para conta de luz prejuízo de duas distribuidoras com furto de energia

Os consumidores podem ter que arcar com prejuízos com furto de energia, os chamados “gatos”, acumulados desde 2009 por duas distribuidoras da região Norte do país.

Segundo o relator da proposta, deputado Julio Lopes (PP-RJ), as distribuidoras beneficiadas pela medida são a Eletroacre e a Ceron, que atendem consumidores do Acre e de Rondônia, respectivamente.



function myAdDoneFunction(spotx_ad_found) {
if(spotx_ad_found) {
// code to track ad playing here
}
else { // code to place backup ad request here
}
}

//js.spotx.tv/easi/v1/231350.js

As duas estão entre as seis distribuidoras hoje administradas pela Eletrobras e que serão leiloadas.

De acordo com o deputado, o objetivo da medida é “preparar” as empresas para serem privatizadas.

Antes de virar lei em definitivo, a proposta ainda precisa ser analisada pelo Senado e ser sancionada pelo presidente Michel Temer.

As distribuidoras do país precisam comprar energia para atender a toda demanda dos consumidores que estão na sua área de concessão, mas parte dessa eletricidade acaba “perdida” devido a problemas técnicos ou então por furto.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autoriza as distribuidoras a repassar para a tarifa uma parte das perdas que, calcula, essas empresas terão com esses problemas. Algumas, porém, têm perdas que superam o limite autorizado pela agência e acabam sofrendo prejuízos. É o caso da Ceron e da Eletroacre.

De acordo com Julio Lopes, os prejuízos dessas distribuidoras com os furtos de energia “constituíram em valores a serem recebidos e que precisavam ter uma solução.”

“A solução que demos para esse prejuízo com furto de energia foi passar para o conjunto de consumidores. Porque isso estava no balanço das companhias e precisava ser zerado. Faz parte do contexto de limpar as empresas para que possam ser privatizadas”, afirmou.

De acordo com Julio Lopes, os valores deverão ser diluídos na conta do consumidor, mas não há um levantamento de quanto será o aumento final da tarifa.

“Essa conta ia sobrar para o conjunto da sociedade de qualquer maneira, se isso não fosse feito, e elas não forem privatizadas, a Eletrobras teria que pagar de qualquer forma o gato, o empréstimo, o óleo”, apontou.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Proposta repassa para conta de luz prejuízo de duas distribuidoras com furto de energia
FONTE: CENÁRIO MATO GROSSO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos entre 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, poderiam ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa, pela falta de coordenação política dos nossos representantes?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
    /* ]]> */