Últimas

Possível surto de doenças até então erradicadas preocupam brasileiros

Mato Grosso possui índice de cobertura vacinal muito abaixo do esperado

Bruno Felipe S. / Da Reportagem

A poliomielite era considerada uma doença erradicada no Brasil, no entanto, o baixo índice de imunização preocupa as autoridades do setor, já que a doença, que pode ser fatal, pode voltar a circular no país. Isso ocorre devido à baixa cobertura vacinal nas crianças menores de 5 anos, sendo que neste ano a cobertura não se estendeu a 65% no território brasileiro.

De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Alta Floresta, Fernanda Santos, a vacinação da poliomielite segue num curso normal nas Unidades de Saúde do município, mas ela garantiu que cobertura está muito baixa.

Fernanda assentiu que isso é decorrente da deficiência de alguns pais em procurar as Unidade Básicas de Saúde para vacinarem seus filhos. “A partir do momento que um, dois, três indivíduos não vacinam eles acabam por estar comprometido também, mesmo com percentual baixo de risco de infecção, então isto é preocupante para a comunidade da saúde em si, porque são doenças que elas têm um risco elevado de morte”, disse Fernanda em entrevista ao Jornal O Diário.

A poliomielite é transmitida por contato com uma pessoa infectada. Aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. Fernanda disse que o estoque de vacinas está garantido nas UBS de Alta Floresta.

Além da poliomielite outras doenças como sarampo, difteria e rubéola também voltam a ameaçar o pais após a erradicação. Para Fernanda, isso se deve ao fato da migração de pessoas doentes para o país “(…) Como não ouvimos falar da doença e não tínhamos registros, então talvez por isso indivíduos brasileiros deixaram de fazer a procura ou mesmo folgaram na vacina”, disse ela.

No mês de agosto acontecerá a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo em todo o Brasil, sendo que o dia 18/08 será o dia D para vacinação. Fernanda explicou que a campanha não vai ser feita de imediato devido a uma questão de logística imunobiólgica.

Além disso, se faz necessário a população reforçar as buscas em relação aos cartões de vacina, sendo que para aqueles que não foram vacinados serão de imediato, já para os que estão vacinados, irá compreender reforços na campanha conforme orientação técnica do Governo Federal.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Possível surto de doenças até então erradicadas preocupam brasileiros
FONTE: DIÁRIONEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos entre 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, poderiam ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa, pela falta de coordenação política dos nossos representantes?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
    /* ]]> */