fbpx
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

História das polacas é tema de hoje do programa Um Olhar Sobre o Mundo

(Last Updated On: 23 de julho de 2018)

Em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, cemitérios esquecidos abrigam o que restou das polacas, judias pobres da Rússia, Galícia e Polônia que, enganadas por falsas promessas de casamentos no país, aportaram aqui no começo do século XIX e acabaram como prostitutas.

O programa Um Olhar Sobre o Mundo de hoje (23) recupera a história desse grupo de mulheres que teve a vida pesquisada por Beatriz Kushnir, diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, e autora de “Baile de Máscaras: Mulheres Judias e Prostituição – As Polacas e suas Associações de Ajuda Mútua”. O programa vai ao ar, às 21h45, na TV Brasil.

Kushnir explica por que as histórias e até os restos mortais dessas mulheres costumam ser excluídos da história da imigração judaica para o Brasil: “Para as normas religiosas judaicas, os suicidas e as prostitutas devem ser enterrados junto ao muro, num lugar de exclusão, para demarcar uma condenação da religião a tais práticas.”

A pesquisadora destaca que essas judias, oriundas de aldeias pobres da Europa Oriental, foram forçadas pelas circunstâncias a se prostituir quando chegaram ao Brasil e se defrontaram com uma realidade muito diferente daquela que sonhavam. “Eram famílias numerosas e muito pobres. Essas mulheres não tinham um dote e, portanto, não podiam se casar. Elas não dominam as línguas locais e não têm formação para trabalho, então elas tinham que exercer as atividades que eram possíveis, incluindo a prostituição”, explica.

Apesar da discriminação, essas judias que se popularizaram com o nome genérico e depreciativo de polacas, faziam o possível para manter suas tradições, segundo Kushnir: “Para fugir disso, as polacas construíram associações de ajuda mútua no mundo inteiro que buscavam manter as tradições judaicas e o enterro digno. No mundo inteiro, elas construíram cemitérios e sinagogas próprias.”

Mas essas associações só surgiram através de muito esforço. “As polacas eram do baixo meretrício”, explica a convidada que completa. “Elas mandavam dinheiro para Israel e para outros lugares. Mas não eram mulheres de posses. Uma ou outra teve algum sucesso, apenas uma pequena minoria”, conta a pesquisadora.

Até hoje, o legado das polacas é visto com desconfiança pela comunidade judaica. De acordo com a autora, “as associações judaicas que cuidam desses cemitérios frequentemente voltam a pressionar para realizar novos enterros neles. Como um rabino me confidenciou, a ideia é que se misturem outros corpos e se apague esse sítio arqueológico.”

Mas Kushner defende que a experiência dessas mulheres também contribuiu para a formação de uma identidade complexa dos judeus: “Para mim, as polacas libertam a terceira e quarta geração dos imigrantes, de forma que a gente entenda que identidade judaica é plural. Você não precisa ser um determinado estereótipo do que é ser judeu. Elas são o contrafluxo. Elas conseguem nos redimir de uma autoimagem tão rigorosa.”

Sobre o programa

O programa Um Olhar Sobre o Mundo é apresentado pelo  jornalista Moisés Rabinovici, que tem 40 anos de experiência, sendo 16 vividos como correspondente internacional em vários países. O programa é transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil.

Rabinovici, que já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Serviço

Um Olhar sobre o Mundo vai ao ar na segunda-feira, dia 23, às 21h45, na TV Brasil

Fonte: Agência Brasil

O post História das polacas é tema de hoje do programa Um Olhar Sobre o Mundo apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:História das polacas é tema de hoje do programa Um Olhar Sobre o Mundo
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 12 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook