Últimas

Obras de Niemeyer ganham exposição interativa em São Paulo

Obras de Niemeyer ganham exposição interativa em São Paulo

Uma exposição interativa em São Paulo proporciona uma imersão na obra do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais premiados profissionais da área no século passado. A mostra ocupa área de mais de 250 metros quadrados e é dividida em seis temas e apresenta diferentes características da obra de Niemeyer, narradas na própria voz do arquiteto. A exposição sensorial é totalmente gratuita e fica aberta até 19 de agosto no Shopping Pátio Higienópolis, na zona oeste de São Paulo.

A Praça das Curvas, uma das seis estações da mostra, atrai visitantes de todas as idades (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Croquis, fotos de suas obras prontas, recursos cenográficos, visuais e áudio estão presentes nas seis estações temáticas da exposição: Um Sopro, Praça das Curvas, Mente Criativa, Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência.

Entre as obras presentes destacam-se o Conjunto Ibirapuera, o Edifício Copan e o Memorial da América Latina, em São Paulo; o Conjunto Arquitetônico de Brasília; o prédio das Nações Unidas, em Nova York, e a sede do Partido Comunista Francês, em Paris, além de desenhos, gravuras, móveis, esculturas e livros. O arquiteto morreu em 2012, aos 104, no Rio de Janeiro.

Estações

No trecho denominado Um Sopro, o visitante conta com recursos de vídeo e áudio, e encontra croquis que se “constroem” aos olhos de cada um. Tudo é narrado pelo próprio Niemeyer, que mostra sua forma de criar por meio dos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, em Brasília, do Memorial da América Latina e do Edifício Copan, em São Paulo, e do Centro Cultural de Le Havre, em Paris.

Na Praça das Curvas, a cenografia leva o visitante a um espelho d’água com cinco réplicas de 1 a 15 metros de altura e croquis. A imagem central é a gravura da mão com a flor. As outras fazem parte de quatro fases diferentes da obra do arquiteto: Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes.

Já o espaço Mente Criativa traz projetos desenhados, mas não executados ou executados recentemente. Na exposição, esses projetos estão guardados em uma gaveta virtual e, ao abri-la, o visitante vê obras como o Museu de Arte Moderna, em Caracas, Ponte em Veneza e Mesquita em Argel.

Menina toma contato com a obra do arquiteto, na mostra interativa Niemeyer Sensorial (Rovena Rosa/Agência Brasil0

Na quarta parte da mostra, o visitante pode tocar os traços, formas e texturas do arquiteto. Na estação Sentindo as Formas, estão as obras do Congresso Nacional e do Palácio da Alvorada, em Brasília; Praça da Apoteose (Sambódromo), no Rio de Janeiro, a sede da Editora Mondadori, em Milão, na Itália, do MAC, em Niterói (RJ) e da Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizont,e foram transformados em esculturas e em alto-relevo.

Na Viagem Imersiva, o visitante participa de um voo virtual em um drone do qual vê 10 obras de Niemeyer nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói. Na sexta e última etapa da exposição, a Partilha de Experiências, há um cenário com textos e fotos sobre a vida e a obra de Oscar Niemeyer. As imagens poderão ser captadas por aplicativos de celulares para memória dos visitantes.

Fonte: Agência Brasil

O post Obras de Niemeyer ganham exposição interativa em São Paulo apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Obras de Niemeyer ganham exposição interativa em São Paulo
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos aos 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, que poderia ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa?

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

SIGA-ME OS BONS…

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: