Últimas

Um Olhar sobre o Mundo desta segunda aborda fake news

O jornalista Moisés Rabinovici coloca em debate no programa Um Olhar sobre o Mundo desta semana a questão das fake news, as notícias falsas. O programa vai ao ar hoje (30), às 21h45, na TV Brasil.

Para debater o tema, ele convidou o jornalista Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e um dos fundadores do Estadão Dados. Também participa do programa Yasodara Córdova, que realiza pesquisas sobre o assunto na Harvard Kennedy School, em Cambridge, nos Estados Unidos.

Bramatti anunciou que a Abraji está coordenando um projeto chamado Comprova, que une 24 veículos de mídia para fazer checagem de rumores e conteúdo enganoso que circula nas redes. Segundo o jornalista, “a ideia é verificar o que está circulando e que tem potencial de se tornar viral, desmentir isso e jogar nas redes também”.

O presidente da Abraji explica que o termo fake news surgiu na academia e hoje é mal utilizado, principalmente no Brasil: “hoje quem fala em fake news usa esse termo para atacar a imprensa institucional, que faz um trabalho sério, checado, com critérios editoriais – tudo que é o contrário do fake news. Então hoje preferimos usar o termo conteúdo enganoso, para o conteúdo manipulado que circula nas redes”   

Para Bramati, essa é uma missão muito difícil porque no caso do WhatsApp não há algoritmo envolvido. “É a própria pessoa que recebe aquilo, reage àquele conteúdo de forma emocional e joga adiante”, explica. “As pessoas compartilham o que mexe mais com o lado emocional delas e aquilo que reafirma sua visão de mundo. A verdade fica em segundo plano”, disse.

A pesquisadora Yasodara Córdova concorda que o WhatsApp é o principal veículo responsável pela difusão das notícias falsas no Brasil e acredita que isso ainda vai durar muito tempo principalmente porque no país “o Facebook e o WhatsApp são distribuídos gratuitamente nos planos pré-pagos de celular”.

Ela também assinala que adotar a denominação fake news no Brasil é forçada. “Fake news nos Estados Unidos é uma coisa, no Brasil é outra”.

Ambos os convidados classificam o problema da difusão de notícias falsas pela internet como muito complexo. Dizem que não será através da legislação que se conseguirá resolvê-lo. “Legislar sobre fake news é um equívoco que abre brechas para que governos mal-intencionados restrinjam a liberdade de expressão”, explica Bramatti.    

Yasodora Córdova acrescenta que a difusão do conteúdo enganoso é um problema estrutural que decorre de uma crise das instituições. Não só das instituições que seriam responsáveis por manter o nível e a veracidade dos debates, mas também das instituições que promovem esse debate: “temos a instituição da Justiça, que é responsável por manter um debate saudável, por cuidar de casos de calúnia, e que não consegue acompanhar a internet”.  

Sobre o programa

Com 40 anos de experiência, sendo 16 vividos como correspondente internacional em vários países, o jornalista Moisés Rabinovici é o apresentador do programa Um Olhar sobre o Mundo, transmitido semanalmente às segundas-feiras pela TV Brasil. Também trabalhou na imprensa escrita e em emissoras de rádio. Para entrevistar seus convidados e tratar de inúmeros temas que são notícia, usa o conhecimento reunido em grandes coberturas internacionais, inclusive como repórter de guerra e analista de política.

Rabinovici, que já entrevistou grandes líderes e personalidades de vários países, recebe toda segunda-feira, nos estúdios da TV Brasil em São Paulo, especialistas, estudiosos e jornalistas para debater os principais acontecimentos do momento.

Serviço

Um Olhar sobre o Mundo vai ao ar nesta segunda (30), às 21h45, na TV Brasil

Fonte: Agência Brasil

O post Um Olhar sobre o Mundo desta segunda aborda fake news apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Um Olhar sobre o Mundo desta segunda aborda fake news
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos entre 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, poderiam ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa, pela falta de coordenação política dos nossos representantes?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

Nenhum Banner adicionado

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */