Últimas

Especialistas debatem proteção dos oceanos em congresso no Brasil

Especialistas debatem proteção dos oceanos em congresso no Brasil

A proteção dos oceanos vai ser um dos temas de discussões de especialistas, que vão se reunir, de hoje (31) até quinta-feira (2) no 9º Congresso Brasileiro de Conservação (CBUC), em Florianópolis (SC), um dos mais importantes da América Latina. O objetivo é definir e consolidar as estratégias envolvendo sociedade civil, acadêmicos e integrantes dos governos federal e estaduais.

Com o tema Futuros Possíveis: Economia e Natureza, o congresso debaterá o cenário econômico atual e futuro e a conservação da natureza. Os organizadores querem mostrar que é possível ter desenvolvimento socioeconômico aliado à conservação de áreas naturais, como também pode ser potencializado e estimulado.

A expectativa dos organizadores é analisar a questão oceânica e o grande potencial de ecoturismo. Na discussão sobre oceanos, a proposta é levantar alternativas integradas de conservação. Para especialistas, a definição de áreas protegidas é insuficiente, pois é preciso garantir estrutura, equipes e equipamentos para que a gestão seja mais adequada.

Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos vão parar nos oceanos todos os anos, trazendo graves prejuízos para o meio ambiente – ONU/Martine Perret/Direitos reservados

 

Sugestões

Haverá também espaço para apresentação de moções e sugestões que serão encaminhadas para autoridades públicas, segundo os organizadores. Será o momento destinado aos debates e definição de propostas e acompanhamento das ações destinadas à sociedade como um todo.

A cidade de Florianópolis foi escolhida para sediar o congresso, porque de acordo com os organizadores, reúne ecossistemas relevantes e unidades de conservação terrestres que precisam ser implementadas.

Debates

Nesta terça-feira (31), uma as palestras será do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça. O CBUC ocorre há mais de duas décadas e é considerado um dos mais importantes da América Latina. A organização é da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Emerson Oliveira, disse que, apesar dos avanços nos últimos anos, é preciso ampliar as formas de atender às demandas da sociedade e dar mais atenção a temas correlatos, como saúde, a educação, moradia e segurança.

Emerson Oliveira destacou que o Brasil também avançou nos acordos internacionais, dos quais é signatário entre eles os climáticos e os de biodiversidade biológica. Lembrou que ocorreram no Brasil a Rio 92 e a Rio+20. Porém, alertou que a Amazônia ainda é motivo de preocupação por exigir mais atenção e proteção.

Ecoturismo

Para Emerson Oliveira, a falta de recursos impacta também no setor do ecoturismo, que poderia gerar divisas e movimentar a economia brasileira. Segundo ele, os parques nacionais são “as meninas dos olhos” das unidades de conservação e têm como objetivo a visitação pública.

“A gente tem alguns grandes exponentes do Brasil, como Fernando de Noronha [PE], o Parque Nacional da Tijuca [RJ], o Parque Nacional do Iguaçu [PR] são exemplos de várias unidades que poderiam ser mais trabalhadas”, disse. “O visitante internacional que preza por conhecer e compreender os ecosistemas, gosta de estar na natureza, mas gosta de conforto e de ser bem recebido ter um bom hotel e uma boa estrutura de recepção.”

*A repórter viajou a convite da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Fonte: Agência Brasil

O post Especialistas debatem proteção dos oceanos em congresso no Brasil apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Especialistas debatem proteção dos oceanos em congresso no Brasil
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO



ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back




Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • VEREADOR TUTTI (PSDB - AF/MT)
    "A grande esperança do povo brasileiro hoje é a justiça, por que os políticos perderam a "vergonha na cara"".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

PERGUNTINHA DO MÊS:

Você votaria em um candidato a deputado estadual que está atolado até o pescoço em denúncias de corrupção, desvio de dinheiro e teve seus bens confiscados pela justiça por prováveis participações em esquema políticos criminosos?

- FOTO (São réus Romoaldo Aloisio Boraczynski Junior, Mauro Luiz Savi e Gilmar Donizete Fabris. Além deles, outras 9 pessoas foram denunciadas. O bloqueio completará a retenção de valores empregada no início do processo, em 2016.)

SIGA-ME OS BONS…

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
%d blogueiros gostam disto: