ÚLTIMAS

MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul

(Last Updated On: 8 de agosto de 2018)

O Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), foi à Justiça em busca de uma solução para a enorme pilha de escória depositada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em área no município de Volta Redonda (RJ), a poucos metros do Rio Paraíba do Sul. Uma ação civil pública foi ajuizada após denúncia de diversas entidades ambientais tornadas públicas em junho. Elas alertaram para o risco de uma possível contaminação que impactaria o abastecimento de água não apenas em municípios do sul fluminense, como também na região metropolitana. Também relataram a ocorrência de problemas respiratórios entre moradores da região.

A escória é um subproduto da indústria siderúrgica e envolve sobras da produção de aço dos altos-fornos e das aciarias em usina sediada em Volta Redonda. Essas sobras podem ser usadas na fabricação de cimento, pavimentação de ruas e apoio de vias férreas. A gestão do material está a cargo da multinacional Harsco Metals, contratada pela CSN. O MPF identificou variadas infrações das duas empresas e, entre os diversos pedidos feitos à Justiça, a entidade pleiteia que ambas sejam condenadas ao pagamento de danos morais em valor a ser calculado pelo juízo e também à realização de medidas compensatórias em favor do meio ambiente e da população. Também pedem a realização de audiências públicas trimestrais com a participação dos moradores, a adoção de medidas para atenuar a dispersão de partículas e o custeio de estudos.

A ação foi ajuizada na 3ª Vara Federal de Volta Redonda há pouco mais de uma semana e é assinada pela procuradora da República Marcela Harumi e pelo promotor de Justiça do Rio de Janeiro Henrique Aragão Bastos. No documento, eles questionam a estocagem da escória ao lado de uma unidade de conservação e de vários bairros residenciais. Segundo o MPF e o MPRJ, a CSN está deixando de “arcar com os custos para conferir fim ambientalmente adequado aos detritos”. Também alegam que, desde a década de 1970, quando a área começou a ser usada para o empilhamento do material da siderurgia, não foram realizados estudos que garantissem a inexistência de impactos ao Rio Paraíba do Sul.

Conforme informações fornecidas pela Harsco Metals e listadas na ação, um total de 2,4 milhões de toneladas de resíduos teriam sido beneficiados nos últimos três anos. Por mês, são recebidas em média 80 mil toneladas. Por outro lado, apenas 30 mil toneladas da escória foram vendidas nos últimos 30 anos. “A quantidade de material depositado continua a aumentar progressivamente e não há registro histórico de período em que as saídas tenham superado as entradas”, assinalam os procuradores. Eles querem que a quantidade de escória recebida mensalmente seja limitada a 50% do volume removido no mesmo período.

De acordo com o MPF e o MPRJ, a Harsco Metals alegou haver uma retração no mercado de vendas do material, dificultando o seu repasse para a indústria de cimento e de pavimento. No entanto, os procuradores destacam o exemplo da empresa Usiminas, que custeia o transporte da escória para ser utilizada em obras públicas, dando a ela uma destinação ambientalmente adequada.

Limites

A ação cita ainda uma nota técnica assinada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental no Rio de Janeiro. Segundo o documento, a área de armazenamento está circundada por um muro e, em seu interior, a escória encontra-se a, aproximadamente, 70 metros do Rio Paraíba do Sul no seu ponto mais próximo da margem. A situação fere tanto um relatório técnico do próprio órgão ambiental, que sugere a necessidade de se resguardar uma distância de 100 metros para o rio, como a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 13.896/1997, segundo a qual, depósitos de resíduos devem se situar a, pelo menos, 200 metros de qualquer curso de água e 500 metros de núcleos populacionais.

O MPF e o MPRJ também apontam que houve desrespeito à altura máxima da pilha imposta pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), órgão extinto em 2009 após a criação do Inea. A limitação era de quatro metros, mas foram anexados ao processo documentos datados de 2011 quando já se calculava uma altura superior a 11 metros.

A CSN informou à Agência Brasil que não irá se pronunciar sobre a ação e divulgou nota onde afirma que, conforme classificação da ABNT, o material não representa nenhum risco à saúde ou ao meio ambiente. A siderúrgica também disse que a Harsco Metals é especializada no processamento da escória, segue todas as normas ambientais pertinentes e possui licença ambiental válida para operar no local. A CSN informou ainda que “está em negociação com autoridades estaduais e municipais para a doação de parte dos resíduos para a pavimentação de estradas rurais do estado e para a recuperação de calçadas da cidade de Volta Redonda, além de manter também tratativas com empresas de reciclagem que se interessaram pelo material”. A Harsco Metals também foi procurada, mas não retornou os contatos.

Licença vencida

Além da CSN e da Harsco Metals, a ação também foi movida contra o Inea e contra a prefeitura de Volta Redonda. Segundo os membros do Ministério Público, as tarefas de fiscalizar empreendimentos e atividades efetiva ou potencialmente poluidoras e ainda de proteger o meio ambiente toca a todos os Entes da Federação, de forma que o poder municipal deveria “agir para salvaguardar o interesse público concernente aos riscos à saúde e ao meio ambiente”. Procurada, a prefeitura de Volta Redonda não se manifestou.

Em relação ao órgão ambiental, é apontada omissão na fiscalização. O Inea é criticado ainda por não ter se preocupado em elaborar ou solicitar estudos sobre os riscos de desmoronamento e nem um plano de emergência. A ação também destaca que a licença de operação do depósito está vencida desde dezembro de 2010, passando-se oito anos sem que exista uma posição definitiva pela renovação. O órgão, por sua vez, alega que o licenciamento permanece válido, uma vez que houve requerimento para renová-lo em 16 de agosto de 2010.

Em nota, o Inea informou que ainda não foi notificado sobre a ação movida pelo MPF e pelo MPRJ. Também afirmou estar “tomando medidas administrativas que entende necessárias para controle e mitigação dos impactos na região”. Desde as denúncias das entidades ambientais, o Inea emitiu diversas notificações à CSN e à Harsco determinando uma série de medidas, entre elas a verificação se há vazamentos no muro e da canaletas que fazem a divisa com o Paraíba do Sul, o fornecimento de informações sobre a vida útil da área e o volume da escória armazenada, a elaboração de projeto para controle de emissões atmosféricas, a apresentação de plano de contingência para casos de acidentes ambientais e de estudo de estabilidade do material empilhado, além de criação de cronograma para remoção da pilha nas faixas marginais de proteção do rio.

O órgão também elaborou uma nota técnica, “com o objetivo de esclarecer os fatos e evitar a disseminação de informações infundadas que poderiam vir a causar o pânico na população de grande parte do estado do Rio de Janeiro”. O documento registra que laudos realizados em 2017 atestaram que o material não é tóxico e nem apresenta características de periculosidade, sendo assim considerado inerte.

Fonte: Agência Brasil

O post MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 65 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 66 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 67 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 68 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 69 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 70 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 71 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 72 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 73 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 74 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 75 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 76 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 77 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 78 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 79 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 80 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 81 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 82 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 83 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 84 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 85 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 86 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 87 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 88 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 89 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 90 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 91 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 92 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 93 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 94 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 95 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 96 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 97 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 98 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 99 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 100 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 101 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 102 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 103 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 104 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 105 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 106 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 107 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 108 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 109 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 110 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 111 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 112 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 113 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 114 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 115 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 116 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 117 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 118 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 119 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 120 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 121 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 122 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 123 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 124 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 125 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 126 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 127 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 128 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 129 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 130 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 131 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 132 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 133 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 134 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 135 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 136 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 137 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 138 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 139 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 140 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 141 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 142 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 143 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 144 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 145 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 146 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 147 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 148 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 149 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 150 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 151 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 152


MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 153 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 154 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 155 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 156 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 157 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 158 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 159 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 160 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 161 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 162 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 163 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 164 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 165 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 166 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 167 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 168 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 169 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 170 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 171 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 172 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 173 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 174 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 175 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 176 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 177 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 178 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 179 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 180 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 181 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 182 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 183 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 184 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 185 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 186 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 187 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 188 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 189 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 190 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 191 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 192 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 193 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 194 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 195 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 196 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 197 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 198 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 199 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 200 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 201 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 202 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 203 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 204 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 205 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 206 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 207 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 208 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 209 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 210 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 211 ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 212 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 213 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 214 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 215 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 216 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 217 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 218 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 219 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 220 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 221 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 222 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 223 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 224

MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 225 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 226 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 227 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 228 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 229 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 230 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 231 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 232 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 233 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 234 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 235 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 236 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 237 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 238 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 239 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 240 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 241 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 242 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 243 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 244 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 245 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 246 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 247 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 248 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 249 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 250 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 251 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 252 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 253 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 254 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 255 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 256 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 257 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 258 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 259 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 260 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 261 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 262 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 263 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 264 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 265 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 266 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 267 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 268 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 269 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 270 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 271 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 272 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 273 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 274 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 275 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 276 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 277 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 278 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 279 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 280 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 281 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 282 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 283 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 284 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 285 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 286 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 287 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 288 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 289 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 290 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 291 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 292 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 293 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 294 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 295 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 296 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 297 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 298 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 299 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 300 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 301 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 302 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 303 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 304 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 305 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 306 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 307 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 308 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 309 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 310 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 311 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 312 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 313 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 314 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 315 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 316 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 317 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 318 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 319 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 320 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 321 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 322 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 323 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 324 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 325 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 326 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 327 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 328 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 329 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 330 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 331 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 332 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 333 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 334 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 335 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 336 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 337 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 338 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 339 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 340 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 341 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 342 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 343 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 344 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 345 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 346 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 347 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 348 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 349 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 350 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 351 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 352 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 353 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 354 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 355

MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 356 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 357 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 358 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 359 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 360 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 361 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 362 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 363 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 364 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 365 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 366 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 367 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 368 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 369 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 370 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 371 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 372 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 373 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 374 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 375 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 376 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 377 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 378 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 379 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 380 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 381 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 382 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 383 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 384 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 385 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 386 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 387 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 388 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 389 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 390 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 391 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 392 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 393 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 394 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 395 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 396 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 397 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 398 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 399 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 400 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 401 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 402 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 403 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 404 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 405 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 406 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 407 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 408 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 409 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 410 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 411 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 412 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 413 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 414 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 415 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 416 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 417 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 418 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 419 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 420 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 421 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 422 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 423 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 424 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 425 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 426 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 427 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 428 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 429 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 430 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 431 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 432 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 433 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 434 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 435 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 436 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 437 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 438 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 439 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 440 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 441 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 442 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 443 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 444 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 445 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 446 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 447 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 448 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 449 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 450 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 451 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 452 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 453 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 454 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 455 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 456 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 457 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 458 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 459 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 460 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 461 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 462 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 463 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 464 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 465 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 466 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 467 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 468 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 469 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 470 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 471 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 472 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 473 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 474 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 475 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 476 MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 477


Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.
MP vai à Justiça contra escória da CSN às margens do Paraíba do Sul 478
(Visited 1 times, 1 visits today)
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

Traduza para o seu idioma

PUBLICIDADE

PERGUNTINHA DO MÊS:

 

Recentemente a Câmara de Vereadores de Alta Floresta rejeitou uma Moção de Repúdio destinada ao Prefeito Asiel Bezerra. Na sua opinião de eleitor, a gestão do prefeito Asiel está satisfatória e não merecia a moção, ou está de abaixo da sua expectativa e merecia receber o repúdio da população ?

A) - Satisfatória
1 Vote
B) - Abaixo das expectativas
20 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 14 nomes abaixo seriam potenciais vencedores nas urnas em 2020? (Refizemos a lista e zeramos os resultados, para uma disputa mais justa).

1) - Oliveira Dias
13 Vote
2) - Maria Izaura
3 Vote
3) - Edinho Paiva
1 Vote
4) - Rose Rampazio
2 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Dida Pires
0 Vote
7) - Dr. Cleber
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
3 Vote
10) - Rodrigo Arpini
1 Vote
11) - Jairo De Carli
4 Vote
12) - Moisés Prado
2 Vote
13) - Robson Silva
1 Vote
14) - Emerson Machado
0 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/7/20
07 10 18 21 30 31
Dupla Sena 2
2019/7/20
11 18 29 30 34 46
Quina
2019/7/20
06 19 46 59 61
LotoMania
2019/7/19
01 03 05 08 24 51 54 65 71 76 78 82 83 84 86 88 90 91 93 99
LotoFacil
2019/7/19
03 04 05 06 09 11 12 13 14 16 17 19 20 21 23
TimeMania
2019/7/20
01 41 43 53 69 71 72
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */