fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro pessoas são presas por sonegação fiscal em distribuidoras

(Last Updated On: 15 de agosto de 2018)

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã de hoje (15) quatro mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão em Campinas e São Paulo. A ação faz parte da segunda fase da operação Rosa dos Ventos, realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo sonegação fiscal em distribuidoras de combustível na região de Campinas, no interior paulista.

Entre os investigados estão empresários, um advogado e um auditor da Receita Federal, acusado de receber propina para não fiscalizar empresas e passar informações sigilosas ao grupo criminoso. Um dos alvos está foragido.

“Esse auditor fiscal prestou apoio para essa organização criminosa durante vários anos e isso surgiu da análise do material apreendido na segunda fase das investigações”, explicou o chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da PF, Victor Hugo Rodrigues Alves Ferreira.

De acordo com ele, o auditor fiscal recebia várias vantagens pela prestação do serviço. “A organização criminosa chegou a pagar viagens para o exterior, ele recebeu pisos de porcelanato para reformar a casa dele. Esse tipo de coisa. Ao menos isso já está comprovado”.

Segundo a PF, a segunda fase da investigação começou com a análise do material apreendido na primeira fase, deflagrada em agosto do ano passado. Na ocasião os policiais federais encontraram indícios de que os investigados teriam um esquema envolvendo corrupção de um agente público, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, que inicialmente não haviam sido detectados.

Esquema

A primeira fase da operação Rosa dos Ventos foi deflagrada depois de uma fiscalização da Receita Federal constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia, também no interior de São Paulo.

“O que parecia ser só um crime de sonegação fiscal com prejuízo ao erário se revelou um esquema que gerava grandes prejuízos à concorrência porque o produto que essas empresas comercializava são commodities e os empresários envolvidos com a organização criminosa simplesmente não recolhiam absolutamente nada de tributos e saiam com uma vantagem com relação à concorrência que muitas vezes era obrigada a fechar as portas”, disse o delegado.

O esquema consistia no uso de distribuidoras fantasmas para a comercialização de etanol, o que viabilizava a sonegação de 33% dos tributos devidos após a compra do combustível das usinas e a revenda aos postos. Essas empresas tinham vida útil de aproximadamente quatro anos, tempo médio até que a Receita Federal descobrisse a atuação ilegal. Quando entravam na mira das autoridades fazendárias, as firmas eram desconstituídas e davam lugar a outras, também de “fachada”.

Levantamentos mostraram um prejuízo de R$ 5,1 bilhões em impostos sonegados e multas que não foram pagas pelos investigados e suas empresas. “Isso só em crédito tributário constituído definitivamente. Ainda há outros processos em tramitação que certamente vão gerar centenas de milhões em crédito tributário constituído”, afirmou.

A PF também apura o envolvimento de um ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e de dois servidores do Banco Central.

Fonte: Agência Brasil

O post Quatro pessoas são presas por sonegação fiscal em distribuidoras apareceu primeiro em Folha do Estado.



___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Quatro pessoas são presas por sonegação fiscal em distribuidoras
FONTE: FOLHA DO ESTADO
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 10 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook