fbpx
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Higienização das próteses totais e parciais

(Last Updated On: 23 de setembro de 2018)

Jackelyne Pontes

Para pacientes que fazem uso de próteses total (dentadura) ou parcial, a higiene é fator primordial para a manutenção da saúde oral evitando acúmulo de debris na superfície interna da prótese e consequente a proliferação de bactérias e fungos.
A prótese dentária restabelece a função estética do paciente, porém necessita de cuidados por parte do paciente e de uma excelente técnica de confecção por parte do cirurgião-dentista e do técnico em prótese dentárias, que aliás trabalham em conjunto.
Vários meios de desinfecção podem ser usados, entre eles: escovas com pasta de dentes ou sabão neutro, microondas, ultrassom e produtos químicos. Quando a escolha for a escova, devemos escolher as com cerdas macias e pastas menos abrasivas pois as escovas cm cerdas duras e as pastas abrasivas podem danificar a resina deixando a prótese mais porosa e facilitando o acúmulo de placa bacteriana.
O microondas e o ultrassom não são meios caseiros de limpeza, sendo usados pelo profissional no consultório. Os meios químicos são os que mais têm mostrado eficácia na higiene da prótese, entre eles estão os pós ou tablets efervecentes, que liberam oxigênio e fazem a limpeza mecânica na prótese. A vantagem é que este não tem ação deletéria sobre a resina.

“Vários meios de desinfecção podem ser usados, entre eles: escovas com pasta de dentes ou sabão neutro, microondas, ultrassom e produtos químicos”
Jackelyne Pontes
O agente químico deve ser de fácil manuseio, baixo custo, ter um gosto agradável, não ser tóxico, ser compatível com os materiais que compõem a prótese e que tenham efetividade na remoção de microorganismos e manchas.
A escova ideal para a higienização da prótese deve ter um cabo menor, fibras mais grossas e firmes, porém macias, e distribuídas nos dois lados da cabeça, sendo um tufo mais grosso para escovar a parte externa da prótese, e um mais comprido, para alcançar as partes mais profundas da região basal, e o dentrifício não deve ser abrasivo.
O acompanhamento periódico no consultório deve ser feito com enfoque na higienização e orientação de uso. Lembremos que a maioria dos portadores de prótese total são idosos e estes, muitas vezes, apresentam comprometimentos sistêmicos e dificuldades motoras carecendo de um acompanhamento mais rigoroso. A falta de higienização e acúmulo de biofilme pode causar candidíase (doença fúngica), estomatite protética e hiperplasia papilar inflamatória.
Sobre a estomatite protética é importante sabermos que as suas causas ainda não estão totalmente esclarecidas, porém o conjunto: trauma da mucosa em consequência de próteses mal adaptadas, falta de higiene e porosidade da resina, associadas com a baixa resistência do sistema imunológico do seu usuário pode desencadear o quadro.
Ao contrário do que muitos pensam, as próteses não devem ser substituídas somente quando apresentarem defeitos ou quando os desconfortos fazem parte do processo de adaptação. A confecção de próteses novas, periodicamente, de acordo com a orientação do seu cirurgião-dentista, remoção noturna da prótese e adoção de medidas que evitam o acúmulo de bactérias e fungos são conselhos que devem ser seguidos à risca. A mucosa que recebe a prótese também deve ser higienizada.
Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista, mestre em Saúde Coletiva, diretora do Sinodonto-MT (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso) e escreve exclusivamente para este blog todo domingo – jackelynepontes@gmail.com Higienização das próteses totais e parciais Higienização das próteses totais e parciais Escova ideal para a higienização da prótese deve ter um cabo menor, com fibras mais grossas e firmes

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Higienização das próteses totais e parciais
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]

[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]
[metaslider id=5245]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 11 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook