Delação premiada Denúncias Destaque Eleições 2018 Mato Grosso Notícias do Estado Poder Executivo Política em Foco Últimas

O Caixa 2 da chapa Taques-Favaro

Edésio Adorno

O empresário Alan Malouf delatou o governador Pedro Taques (PSDB) e o acusou de estruturar um esquema de desvio de recursos públicos na Seduc, de extorquir empresários e de cobrar gordas propinas para manter contratos com empresas fornecedoras de produtos e de serviços para o estado.


A gana tucana por grana tinha uma justificativa: arrecadar para pagar dívidas não contabilizadas da campanha eleitoral de 2014 – o famoso Caixa Dois.

Com base nas revelações de Malouf, os deputados podem apear Taques do Paiaguás e condená-lo por crime de responsabilidade.

A Procuradoria da Assembleia já emitiu parecer favorável ao requerimento da deputada Janaína Riva (MDB). O destino de Zé Taques está nas mãos do presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (DEM).

“A gana tucana por grana tinha uma justificativa: arrecadar para pagar dívidas não contabilizadas da campanha eleitoral de 2014”

Afastar Taques de suas funções a essa altura do campeonato, quando restam apenas dois meses de mandato ao tucano, transparece vilipêndio a um cadáver político insepulto. Taques já liquidou Taques. O que sobrou do altivo, falante e impávido cidadão, que se julgava mais puro do que as seis virgens devotas da deusa romana Vesta, foi transformado em pó pela delação de Alan Malouf.

Com a perda do foro privilegiado, a partir de janeiro de 2019, as ações que tramitam no STF e STJ contra Nilson Leitão e Pedro Taques descambam rumo a apocalíptica 7º Piça de Cuiabá. Haverá choro, ranger de dentes e sufocante cheiro de enxofre queimado.

Será o princípio da era de aflição para os que desafiaram a Deus, roubaram o dinheiro público e impingiram sofrimento aos humildes da terra.

Taques e seus comparsas serão responsabilizados por eventuais ilícitos cometidos antes e durante a conquista do trono de luxo do Paiaguás. O MPF deve prospectar, na delação de Malouf, as provas necessárias para consubstanciar possível pedido de condenação de Taques e Favaro pelo crime eleitoral de Caixa Dois.

Se Taques praticou Caixa Dois, conforme delata Alan Malouf, a chapa por ele e Favaro composta restou contaminada. Favaro é um homem sagaz, atento, observador e dono de impressionante vivacidade mental. Jamais seria ingênuo o bastante para não saber a origem da montanha de dinheiro que abasteceu a chapa majoritária por ele formada ao lado do tucano Zé Pedro.

“Quando a Procuradoria Regional Eleitoral vai abrir investigação judicial eleitoral contra a chapa Taques-Favaro? ”

O puritano Favaro ainda não se manifestou sobre o teor da delação do empresário Alan Malouf, que acusa Taques de ter sido eleito com dinheiro de Caixa Dois. É como se ele, Favaro, não tivesse participado da chapa de Taques e não tivesse sido beneficiado pelo mesmo esquema criminoso de financiamento de campanha eleitoral.

Beneficiário ou não de Caixa Dois, em 2014, Carlos Favaro deveria ter um surto de grandeza e vir a público desmentir Malouf, se isentar de responsabilidade, alegar desconhecimento e tentar sustentar que os pecados do candidato a governador não comprometem a santidade do candidato a vice da mesma chapa.

Enquanto Favaro não se explicar, será sempre visto como beneficiário do esquema de Caixa Dois estruturado por Taques e operado por Alan Malouf. Caixa Dois abastecido com dinheiro roubado da educação e esbulhado de empresários chantageados. Uma coisa estupefaciente!

Quando a Procuradoria Regional Eleitoral vai abrir investigação judicial eleitoral contra a chapa Taques-Favaro?

Tomara que seja antes da ocorrência do fenômeno processual da prescrição. Ou esse ilícito já estaria fulminado pelo lapso temporal decorrido?

Edésio Adorno é advogado em MT e escreve exclusivamente para este Blog toda sexta-feira. E-mail: edesioadorno@gmail.com

O Caixa 2 da chapa Taques-Favaro O Caixa 2 da chapa Taques-Favaro A gana tucana por grana tinha uma justificativa: arrecadar para pagar dívidas não contabilizadas da campanha eleitoral de 2014

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:O Caixa 2 da chapa Taques-Favaro
FONTE: RD NEWS
___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Os votos que foram distribuídos entre 6 candidatos em condições de representar Alta Floresta, poderiam ter elegido pelo menos um deputado estadual, você acha que a região mereceu ficar sem nenhum representante local na Assembleia Legislativa, pela falta de coordenação política dos nossos representantes?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

_____________________________________

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
    /* ]]> */