fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vítimas de supostos erros em cirurgias da Caravana ganham destaque no Fantástico

(Last Updated On: 12 de novembro de 2018)

Reprodução

Miguel de Oliveira durante reportagem do dominical, em que conta problemas com cirurgia

O Fantástico, da Rede Globo, exibiu, na noite deste domingo (11), uma reportagem (assista aqui) sobre as supostas fraudes na Caravana da Transformação, em Mato Grosso. O programa exibiu casos de idosos que afirmam ter enfrentado problemas de visão em virtude das cirurgias de catarata oferecidas no programa criado na gestão do governador Pedro Taques (PSDB).
O dominical abordou supostas fraudes cometidas pela empresa 20/20 Serviços Médicos, de Ribeirão Preto (SP), responsável por prestar atendimentos oftalmológicos na Caravana da Transformação. O caso se tornou alvo de investigações do Ministério Público Estadual (MPE), que culminou na Operação Catarata.
A reportagem mostrou a história do líder comunitário e consultor Miguel de Oliveira, 63 anos, que fez cirurgia de catarata na Caravana. “Quando completei 50 anos, vi que minha visão estava diminuindo”, disse. “Quando existem programas como esses, precisamos usar, porque são feitos para nos ajudar”, acrescentou, ao justificar a decisão de operar a catarata no projeto social.
Depois da cirurgia, em abril deste ano, o idoso relatou que entrou em pânico, pois ficou cego do olho direito. “Estou enxergando tudo branco com esse olho”.
O programa também mostrou o caso da aposentada Benedita Francisca. A idosa disse que tinha problemas de visão e após fazer a cirurgia de catarata na Caravana, ficou cega de um olho. “Só enxergo vultos agora”, declarou.
Outro caso abordado no Fantástico foi o da idosa Joana, que disse ter ido à Caravana para fazer a cirurgia nos olhos, mas a médica disse para a paciente que ela não precisaria passar pelo procedimento. No entanto, posteriormente, conforme o Ministério Público Estadual, o nome da mulher apareceu na lista de pessoas que fizeram a cirurgia, como se tivesse operado os dois olhos.
O promotor de Justiça Mauro Zaque, responsável pela investigação, disse ao dominical que o Governo do Estado pagava a empresa conforme a lista de procedimentos apresentada pela empresa. “Não havia controle efetivo do Estado com procedimentos feitos e não existia controle do serviço prestado”, declarou.

“Estou enxergando tudo branco com esse olho”
Miguel de Oliveira
Na planilha de Miguel, segundo a reportagem, o nome dele está marcado como se tivesse feito cirurgia de catarata por duas vezes. Além disso, os documentos apontam que o homem recebeu uma lente artificial. Porém, ele relatou que após notar a cegueira no olho direito, procurou um médico particular que relatou que ele não tinha nenhuma lente.
Uma cirurgia a cada dois minutos e meio
Conforme o Governo do Estado, foram feitas cerca de 60 mil cirurgias em 14 cidades pelas quais passou. O MPE apontou que, conforme tais dados, cada procedimento deveria durar dois minutos e meio. Para isso, o médico deveria trabalhar durante oito horas por dia, sem intervalo para almoçar, tomar lanche ou ir ao banheiro.
A Associação de Oftalmologia de Mato Grosso disse ao Fantástico que cada consulta deve durar de 15 a 20 minutos. O Governo negou qualquer irregularidade nos procedimentos cirúrgicos.
Enquanto isso, Zaque cobrou uma checagem profunda de toda a situação das cirurgias feitas na Caravana. “Para avaliar o prejuízo econômico, porque o prejuízo social e moral não há como colocar preço mais”, declarou.
Segundo a reportagem, a 20/20 também fez mutirões em Tocantins e responde a ação do MPE, por supostas irregularidades. A empresa é alvo ainda de 40 processos, movidos por pacientes de seis estados em que realizou cirurgias. Eles alegam que foram alvos de erros médicos.
“Em nenhum desses processos existe sentença condenatória. Hoje a empresa acumula mais de 300 mil cirurgias em todo o país”, argumentou a advogada da 20/20. Segundo ela, nunca houve nenhum erro médico da empresa.
A advogada justificou que os promotores do MPE se basearam em uma planilha provisória para apontar as supostas fraudes. Conforme a defensora da empresa, a planilha analisada deveria ser a que está protocolada na Secretaria de Saúde, onde estariam os nomes de pacientes e quais procedimentos foram realmente feitos.

Reprodução

Promotor Mauro Zaque, em entrevista ao Fantástico, em que explica a investigação do MPE

Zaque rebateu e disse que os documentos apresentados pela empresa não são capazes de sustentar que não houve irregularidade em Mato Grosso.
Secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos e responsável pela Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira Silva declarou ao Fantástico que o Executivo estadual fez uma fiscalização séria nas cirurgias de catarata e irá provar que somente foram pagos procedimentos realizados. “Não houve superfaturamento nem pagamento a mais”.
Nova cirurgia
Por fim, o jornalístico mostrou que Miguel realizou uma nova cirurgia no olho direito com a 20/20, após relatar erro no procedimento feito na Caravana. A intervenção foi realizada em Ribeirão Preto. A empresa disse ter feito novos exames no idoso e afirmou que ele estava com lente, porém deslocada. O médico particular que atendeu Miguel, no entanto, reafirmou a inexistência.
A reportagem foi finalizada com Miguel saindo confiante da cirurgia e lamentando tudo o que viveu desde o procedimento na Caravana da Transformação. “Fui pra caravana querendo qualidade de vida, mas consegui totalmente o inverso. Essas pessoas precisam ser responsabilizadas, afinal, está lidando com seres humanos”.
Outro lado
Por meio de nota (leia aqui), o Governo ressaltou a lisura da execução do programa. Iniciada em 2016, com 14 edições no Estado, a Caravana realizou 66.337 cirurgias oftalmológicas de catarata, Yag Laser e pterígio, atendendo mais de 52 mil pessoas nestes serviços de saúde. SEM VISÃO Vítimas de supostos erros em cirurgias da Caravana ganham destaque no Fantástico Vítimas de supostos erros médicos em Caravana são destaque no Fantástico

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Vítimas de supostos erros em cirurgias da Caravana ganham destaque no Fantástico
FONTE: RD NEWS
___________________________________________


0
111.4K


___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781]
[metaslider id=4547]
[metaslider id=5344]

Deixe seu comentário abaixo e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 9 times, 1 visits today)
Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook