Últimas

Antibióticos causam cárie: isso é mito!

Jackelyne Pontes

A relação de ingestão de antibióticos e cárie continua sendo vista como verdadeira pelos pais e cuidadores das crianças. Invariavelmente ouço essa afirmação da maioria das mães de meus pacientes, seja na rede pública ou particular, das diferentes classes sociais e formações escolares: “Meu filho tem os dentes fracos e cárie porque tomou muito antibiótico.” Esse é um dos grandes mitos da saúde bucal, propagado por gerações, e tido como grande verdade por uma simples questão de falta de esclarecimento.
A verdade é que os antibióticos não são os verdadeiros causadores da cárie dental e muito menos são os responsáveis pelos “dentes fracos”, o que acontece é que a base desses medicamentos é açucarada, para facilitar a ingestão por parte das crianças. Quando a criança fica doente, os pais focam a sua atenção na cura da doença e deixam de lado a higiene bucal, e como sabemos o açúcar é um dos grandes vilões quando o assunto é cárie, que surge como resultado da falta de escovação. Esses medicamentos são prescritos para serem ingeridos de seis em seis ou de oito em oito horas e inclusive durante a madrugada, por um longo período de tempo, o que somado à escovação negligenciada aumenta a probabilidade de resultar na doença cárie. Se estes medicamentos fossem administrados em cápsulas, comprimidos ou injeções haveria menor risco de injúria ao dente.

“Não existe fórmula mágica contra cárie, o que sugerimos é adotar uma alimentação saudável rica em fibras e proteínas”

Uma verdade é que o antibiótico tetraciclina causa manchas na dentição que se apresentam na coloração marrom-acinzentada ou amarelada, e por isso a sua ingestão deve ser evitada no período da formação dos dentes, no caso dos dentes de leite é o período da metade da gestação até os seis meses de vida da criança, e para os dentes permanentes dos sete aos oito anos. É importante ressaltar que a tetraciclina só causa manchas nos dentes quando for ingerida no período de sua formação, caso os dentes já estejam formados ou presentes na boca não há nenhum efeito. Existem outros medicamentos que são ácidos, e por isso podem causar desgastes na estrutura dos dentes, e o sulfato ferroso também provoca manchas.
A maneira de reduzir a ação deletéria do medicamento administrado em forma de suspensão é simples: realizar a higiene bucal após cada ingestão de cada dose do medicamento. No caso de bebês deve-se limpar toda a cavidade oral (dentes, gengiva, língua) com uma fralda de tecido ou gaze umedecida em água filtrada.
Não existe então uma fórmula mágica para não sermos acometidos pela doença cárie, o que sugerimos é adotar uma alimentação saudável rica em fibras e proteínas, com baixa ingestão de açúcar e hábitos de higiene satisfatórios. Vale a velha máxima: prevenir é, foi e sempre será melhor que remediar!
Jackelyne Pontes é cirurgiã-dentista, filiada ao Sinodonto-MT (Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso) e escreve exclusivamente para este blog todo domingo – jackelynepontes@gmail.com Antibióticos causam cárie: isso é mito! Antibióticos causam cárie: isso é mito! Quando uma criança fica doente, os pais focam sua atenção na cura da doença e deixam de lado a higiene bucal do filho

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Antibióticos causam cárie: isso é mito!
FONTE: RD NEWS
___________________________________________


0
2.1K


___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO


ALAMBIQUE (31/09) - REPLAY - Festa Flash Back



Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Tags

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de jornalistas atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta e região, de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

COLUNISTA | DANNY BUENO

“RAPIDINHAS”

  • DEMILSON NUNES (PSDB-AF/MT)
    "Iremos promover junto a Câmara a criação de uma audiência pública para convocar e exigir da ENERGISA explicações sobre os aumentos "abusivos e extorsivos" nas contas de energia no município".
  • CHARLES MIRANDA (PSD-AF/MT)
    "Eu atendo desde as 4:00 da manhã nos postos de saúde, e não temos material de apoio, não temos condições para cobrar que os funcionários deem qualidade no atendimento a população".
  • ROSE "DO TRADIÇÃO" (PSL)
    Estou trabalhando forte, visitando vários lugares e municípios, sou pré-candidata a deputada por que tá na hora das pessoas de bem se envolverem na política...
  • Sergio Moro - Futuro Ministro da Justiça
    Fiz com certo pesar, ...No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.

PERGUNTINHA DO MÊS:

A prefeitura enviou um projeto de adequação dos valores do IPTU dos imóveis do município e pede que os vereadores aprovem antes do final do ano para ser implementado o aumento já em 2019, você é foi informado sobre esse aumento? Se não, o que acha da forma como a prefeitura está pretendendo proceder com esta questão?

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

Nenhum Banner adicionado

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */