fbpx
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Velejar

(Last Updated On: 19 de novembro de 2018)

Sandra Alves

O mar exerce um fascínio sobre diversos seres humanos, sendo difícil explicar para quem não conhece. Aliás, alguns perguntam qual seria a graça do vai e vem de ondas que você precisa saltar ou mergulhar. Enfim, não é algo lógico porque está relacionado ao sentir e ao modo de vida. E velejar é tornar a água azul do mar e o vento seus parceiros ideais.


Animada pelas lindas imagens de mares azuis resolvi me aventurar e deixar aqui algumas informações que podem auxiliar a outros aventureiros. Como moro em Cuiabá, observando que junto a Câmara Municipal está o centro geodésico da América da Sul, que significa o maior raio de distância de qualquer mar, sem convívio com este, fui com cautela.

Primeiro verifiquei que não era necessário ter arrais (carteira de habilitação para barcos) para utilizar um pequeno barco à vela. Dispositivos flutuantes (pranchas, etc) e embarcações miúdas (com até 5 metros) sem propulsão a motor utilizados na atividade de esporte e/ou recreio, não precisam de habilitação, mas em todos os outros casos você precisará de uma. É a carteira de habilitação marítima (dentre elas a arrais amador, mais comum) expedida pela Marinha do Brasil após um curso de 8 horas.

Próximo passo, localizar uma escola náutica. E em Vitória-ES encontrei a Escola Náutica Capixaba, dirigida pelo professor velejador Edmar. Seria um curso de 06 horas, a depender das condições do tempo e vento. Segundo Edmar, deveria aprender a técnica para sair ao mar e retornar em segurança. Saia, divirta-se e volte vivo!

O curso é dado inicialmente em pequenos barcos, com tudo manual. O primeiro passo é aprender a observar o vento, achar pontos de referência que te indiquem a direção, a intensidade, as condições para poder velejar. Depois, a montagem de cada embarcação com todos os nós (e como fazemos e refazemos nós até acertar!) necessários. A vela, qual tamanho, quanto rizar (diminuir), quanto esticar, etc, etc.

“Em poucos minutos o vento mudou, uma nuvem alterou a pressão atmosférica e o barco virou”

Tudo montado, vamos para a água. O primeiro contato é apenas com a vela, aprendendo a caçar (reduzir a quantidade de pano solto ao vento) e soltar a vela. Caçar é necessário para conseguir velejar. Soltar é extremamente necessário para não virar o barco. Quando dominar isto, vem o contato com o leme, aprenda a ter direção. Por fim, conjugue tudo e faça abdominal para fora do barco para equilibrar tudo ao mesmo tempo.
A sensação de ganhar velocidade sobre a água com a vela cheia sob o sol é incrível. Velejar calmamente observando a natureza, alguns peixes pulando, tartarugas, montanhas na costa, é experimentar a vida sob um novo ângulo, cheio de paz. Diversas pessoas têm optado por vender todos seus pertences, comprar um barco e passar a morar nele, andando pelo mundo. Quem faz a vivência afirma que não precisamos de todas as coisas (casas, carros, roupas, eletrônicos, etc) que passamos adquirindo uma vida inteira; que a visão do ponto de vista da vida pelo mar é extremamente mais simples.
No penúltimo dia vi que é preciso ter respeito ao mar e ao vento. Em poucos minutos o vento mudou, uma nuvem alterou a pressão atmosférica e o barco virou. Edmar estava sempre próximo com um bote apoio. Informou que era o momento de fazer a manobra técnica para desvirar o barco e voltar em segurança, e foi o que fiz, após um pouco de força.
Quando você se aproxima desta imensidão azul se apaixona e é difícil não querer voltar, não querer experimentar de novo. É necessário ter esses momentos de desafio na vida, de conquistas, de vivência, mas também é preciso voltar para casa. Então, realize suas aventuras com uma preparação preliminar, aprenda, converse com pessoas experientes. E quem sabe, arrisque-se em velejar em suas próximas férias.
Sandra Cristina Alves é defensora pública do Estado, escritora e escreve exclusivamente neste Blog toda segunda (sandra_cristina_alves@hotmail.com) Velejar Velejar Quando você se aproxima desta imensidão azul se apaixona e é difícil não querer voltar, não querer experimentar de novo

___________________________________________
LINK DA NOTÍCIA:Velejar
FONTE: RD NEWS
___________________________________________

0 111.4K ___________________________________________
SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO”
Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.
____________________________________________________
GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO

[metaslider id=4781] [metaslider id=4547] [metaslider id=5344]

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 16 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook