fbpx
> RÁDIO MT AO VIVO <
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado da próxima legislatura pode optar em devolver 65 mil de verba indenizatória no dia da posse em MT

Um projeto de lei regulamentando como tomar essa decisão e para onde o dinheiro será destinado foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa nesta semana. Atualmente, cada parlamentar tem direito a R$ 65 mil de “indenização” por gastos com atividades no exercício do mandato.  
(Last Updated On: 13 de dezembro de 2018)

A partir da próxima legislatura, os deputados estaduais poderão devolver parte ou toda sua verba indenizatória.

Um projeto de lei regulamentando como tomar essa decisão e para onde o dinheiro será destinado foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa nesta semana. Atualmente, cada parlamentar tem direito a R$ 65 mil de “indenização” por gastos com atividades no exercício do mandato.  

Primeiro a manifestar interesse em devolver a verba a que terá direito, o deputado eleito e de primeiro mandato Ulysses Moraes (DC) disse que vai avaliar a legalidade do projeto, que é de autoria do reeleito Max Russi (PSB).

Pela proposta, o dinheiro do qual os parlamentares abrirem mão de receber será enviado à Sala da Mulher, instalada na própria AL e que tem objetivo de promover ações sociais.

Para Ulysses, é justamente este trecho da proposta que pode ser questionado. Na avaliação dele, destinar esse recurso para “assistencialismo” pode ser inconstitucional. Ele afirma que pretende fazer um projeto semelhantes, de seu próprio punho.

“Queremos a diminuição e uma prestação de contas rígida dessa verba”, completa.   

De acordo com o projeto já em trâmite, a Sala da Mulher deve aplicar o montante devolvido em programas sociais, especialmente os voltados ao tratamento e prevenção do vício em drogas, apoio à criança, ao adolescente e ao idoso, erradicação da pobreza, ressocialização de egressos do sistema prisional, entre outros.   

O deputado que optar por devolver todo ou parte do dinheiro vai ter que tomar essa decisão já no dia de sua posse, que acontece em fevereiro.

A proposta também determina que a renúncia é irretratável, ou seja, o parlamentar não poderá voltar atrás de sua decisão no meio do mandato.    Max Russi diz que ainda vai fazer um estudo de quanto de verba indenizatória vai precisar anualmente para definir de quanto poderá abrir mão.

“Alguns deputados talvez não precisem ou não queiram receber.

Esse projeto de lei visa preencher essa lacuna, ou seja, se o deputado quiser abrir mão da verba indenizatória, poderá devolver para a sociedade. Isso vai ser usado em ações que impactarão positivamente, especialmente, a vida dos mais necessitados”, defendeu o parlamentar.   

Atualmente, a presidente de honra da Sala da Mulher é Sônia Meira Botelho, esposa do presidente da Mesa Diretora, Eduardo Botelho (DEM).

Entre as atividades que a Sala realiza estão bazares solidários, incentivo a ações ambientais e também repasses financeiros a projetos sociais e culturais. Os programas são coordenados por Daniella Paula Oliveira, diretora também do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. 

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 17 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
65 Vote
Oliveira Dias
40 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

VELOCIDADE E QUALIDADE

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook