Alta Tecnologia Babados Vips Ciência & Tecnologia Facebook Fake News Mundo Jurídico Últimas

Justiça manda Facebook devolver página de direita com um milhão de seguidores

A juíza Maria Silvia Cartaxo Fernandes Luiz, da terceira vara cível de Curitiba determinou que o Facebook  torne pública a página Agora Força Brasil, comandada pelo jornalistas Carlos Moraes e Hugo Alves dos Santos.

A empresa tem cinco dias úteis para devolver a página sob pena de multa de R$ 500 por dia. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19).

Inaugurada em 2016, e contando com 1 milhão e 7 mil e 430 seguidores, a página, de ativismo político de Direita, foi sumariamente excluída pelo Facebook, desativada no mês de Setembro de 2018, em pleno 1º Turno da campanha eleitoral, alegando que os editores teriam supostamente postado uma Fake News. 

Ocorre que o post era uma réplica exata da frame de um conhecido portal de notícias; e foi considerado verdadeiro por milhões de usuários das redes, até que a fraude foi apontada.

– “O mais importante é que não houve dolo por parte da página. Em nenhum momento a AGORA FORÇA BRASIL teve a intenção direta de espalhar mentiras. E foi tão vítima da Fake News quanto qualquer outro internatuta”,

explica Ricardo Kassin, sócio fundador do escritório e especialista em direito eletrônico.

– “E pesou, muito, na visão do juiz, a arbitrariedade da conduta do Facebook”.

No despacho, a juíza diz que:

“a página do autor é destinada à propagação de notícias e comentários políticos, adquirindo desde 2016 aproximadamente um milhão de seguidores, portanto, estando a página fora do ar, inevitável que o número de seguidores se torne menor com o decorrer do tempo”, disse a juíza.

A ação foi patrocinada pelo advogado paranaense Ricardo.

Nesta sexta-feira, o facebook voltou a derrubar várias páginas de direita. Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Bolsonaro, seriam dez páginas excluídas, “incluindo as de Paulo Eduardo Martins, Eder Borges e República de Curitiba”. O presidente eleito afirmou ainda que “a liberdade de expressão tem que ser respeitada, inclusive quando você é atacado, e legalmente responde”.

Garantia Constitucional  

Essa ainda é uma vitória rara no ambiente jurídico brasileiro, explica Ana Cecília Parodi, advogada, mestre em direito econômico e especialista em causas da alta complexidade. Muitas matérias de Direito estão envolvidas nesse tipo de questão: a garantia constitucional à liberdade de expressão sem censura prévia; direito eletrônico; as relações de consumo; patrimônio digital do internauta. Os tribunais ainda estão procurando compreender como lidar com todo esse cenário misto e é de extrema importância que o debate entre a Sociedade e as Mídias chegue à capacitação dos tribunais.

Porque o Facebook, assim como qualquer outra mídia social, não é uma simples empresa privada, que goza de autonomia  ilimitada.

O Facebook se defende, nos processos, alegando que o internauta ‘aceita incondicionalmente’ todas as políticas “de uso da comunidade, quando abre o seu perfil.

Mas eu costumo dizer que o Facebook também clicou no botão do ‘Eu Concordo’ em obedecer todas as leis brasileiras, no exato momento em que passou a operar no nosso Mercado.

E as nossas leis não concedem esse nível de soberania, nem a órgãos públicos, nem a entidades privadas”. O Escritório Parodi&Kassin conta também com o suporte da maior empresa de perícias digitais do Brasil, para fundamentar as suas petições e teses.

Comente aqui sobre esta notícia?
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

APOIO “MT AO VIVO” CONTRA OS MAUS TRATOS DE ANIMAIS

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, você acha normal um vereador barganhar o seu voto em troca de "apoio político", para favorecer o prefeito e burlar a qualquer "preço" os acordos firmados com o Ministério Público?

Qual das alternativas abaixo você escolhe:

A) - Pra mim tudo normal
0 Vote
B) - Imoral e vergonhoso
1 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 12 nomes abaixo seriam potenciais vitoriosos nas urnas em 2020?

1) - Oliveira Dias
2 Vote
2) - Maria Izaura
0 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
0 Vote
5) - Dr. Charles
0 Vote
6) - Dida Pires
0 Vote
7) - Dr. Cleber
0 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
0 Vote
10) Rodrigo Arpini
2 Vote
11) Jairo De Carli
0 Vote
12) Moisés Prado
0 Vote
- Nenhuma das alternativas
0 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

MEGA-SENA – ÚLTIMO RESULTADO:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */