fbpx
ALTA TECNOLOGIA BABADOS VIPS CIÊNCIAS E TECNOLOGIA FACEBOOK FAKE NEWS MUNDO JURÍDICO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça manda Facebook devolver página de direita com um milhão de seguidores

(Last Updated On: 26 de dezembro de 2018)

A juíza Maria Silvia Cartaxo Fernandes Luiz, da terceira vara cível de Curitiba determinou que o Facebook  torne pública a página Agora Força Brasil, comandada pelo jornalistas Carlos Moraes e Hugo Alves dos Santos.

A empresa tem cinco dias úteis para devolver a página sob pena de multa de R$ 500 por dia. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (19).

Inaugurada em 2016, e contando com 1 milhão e 7 mil e 430 seguidores, a página, de ativismo político de Direita, foi sumariamente excluída pelo Facebook, desativada no mês de Setembro de 2018, em pleno 1º Turno da campanha eleitoral, alegando que os editores teriam supostamente postado uma Fake News. 

Ocorre que o post era uma réplica exata da frame de um conhecido portal de notícias; e foi considerado verdadeiro por milhões de usuários das redes, até que a fraude foi apontada.

– “O mais importante é que não houve dolo por parte da página. Em nenhum momento a AGORA FORÇA BRASIL teve a intenção direta de espalhar mentiras. E foi tão vítima da Fake News quanto qualquer outro internatuta”,

explica Ricardo Kassin, sócio fundador do escritório e especialista em direito eletrônico.

– “E pesou, muito, na visão do juiz, a arbitrariedade da conduta do Facebook”.

No despacho, a juíza diz que:

“a página do autor é destinada à propagação de notícias e comentários políticos, adquirindo desde 2016 aproximadamente um milhão de seguidores, portanto, estando a página fora do ar, inevitável que o número de seguidores se torne menor com o decorrer do tempo”, disse a juíza.

A ação foi patrocinada pelo advogado paranaense Ricardo.

Nesta sexta-feira, o facebook voltou a derrubar várias páginas de direita. Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Bolsonaro, seriam dez páginas excluídas, “incluindo as de Paulo Eduardo Martins, Eder Borges e República de Curitiba”. O presidente eleito afirmou ainda que “a liberdade de expressão tem que ser respeitada, inclusive quando você é atacado, e legalmente responde”.

Garantia Constitucional  

Essa ainda é uma vitória rara no ambiente jurídico brasileiro, explica Ana Cecília Parodi, advogada, mestre em direito econômico e especialista em causas da alta complexidade. Muitas matérias de Direito estão envolvidas nesse tipo de questão: a garantia constitucional à liberdade de expressão sem censura prévia; direito eletrônico; as relações de consumo; patrimônio digital do internauta. Os tribunais ainda estão procurando compreender como lidar com todo esse cenário misto e é de extrema importância que o debate entre a Sociedade e as Mídias chegue à capacitação dos tribunais.

Porque o Facebook, assim como qualquer outra mídia social, não é uma simples empresa privada, que goza de autonomia  ilimitada.

O Facebook se defende, nos processos, alegando que o internauta ‘aceita incondicionalmente' todas as políticas “de uso da comunidade, quando abre o seu perfil.

Mas eu costumo dizer que o Facebook também clicou no botão do ‘Eu Concordo' em obedecer todas as leis brasileiras, no exato momento em que passou a operar no nosso Mercado.

E as nossas leis não concedem esse nível de soberania, nem a órgãos públicos, nem a entidades privadas”. O Escritório Parodi&Kassin conta também com o suporte da maior empresa de perícias digitais do Brasil, para fundamentar as suas petições e teses.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 43 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook