fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

DIREITO & JUSTIÇA FACEBOOK MUNDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Políticos não podem bloquear críticos nas redes sociais, confirma Justiça dos EUA

(Last Updated On: 7 de janeiro de 2019)

RICHMOND, EUA – Um tribunal federal de apelação de Richmond, na Virgínia, determinou nesta segunda-feira que uma política do estado violou a Constituição dos Estados Unidos ao bloquear temporariamente um crítico de sua página no Facebook.

A decisão cria um precedente para o recurso apresentado pelo presidente Donald Trump contra uma decisão idêntica de uma juíza de primeira instância.

Na decisão, tomada por 3 votos a 0, a 4ª Corte Federal de Apelações dos EUA decidiu que Phyllis Randall, presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Loudoun, violou a Primeira Emenda da Carta americana, que garante a liberdade de expressão, ao impedir que Brian Davison acessasse por 12 horas sua página na rede social.

O bloqueio aconteceu quando Davison assistiu a uma reunião do condado em 3 de fevereiro de 2016 e depois, em seu perfil no Facebook, acusou integrantes do Conselho de Educação e seus parentes de corrupção e conflito de interesses. Randall removeu de sua página comentários do mesmo teor feitos por Davison.

O juiz relator do caso, James Wynn, rejeitou o argumento de Randall de que sua página no Facebook era privada, concluindo que o “componente interativo” era um fórum público e que ela havia cometido uma discriminação ilegal contra uma opinião diferente. O direito de expressão de Davison “está no cerne da proteção dada pela Primeira Emenda”, escreveu Wynn.

A decisão do tribunal de apelação manteve o veredicto de um juiz de primeira instância proferido em julho de 2017.

Tribunais inferiores nos Estados Unidos têm divergido sobre a classificação de páginas de funcionários públicos nas redes sociais como fóruns públicos. O caso de Randall e Davison é o primeiro que chegou à segunda instância na Justiça federal e pode ser citado por outros tribunais como um precedente.

Em 23 de maio de 2018, uma juíza de primeira instância determinou que Trump não poderia bloquear críticos no Twitter. O presidente recorreu da decisão, sob a alegação de que sua conta na rede social é pessoal e usada para veicular sua opinião, não para criar uma plataforma pública de debates. Ele tem mais de 57 milhões de seguidores no Twitter.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 32 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook