fbpx
CIÊNCIAS E TECNOLOGIA MEIO AMBIENTE & ECOLOGIA MUNDO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cientistas desenvolvem planta que limpa poluição do ar de casa

(Last Updated On: 10 de janeiro de 2019)
[whatsapp url=”http://peadig.com/wordpress-plugins/whatsapp-share-button/” title=”Check this out!”]

Pothos hera - Foto: Mark Stone / Universidade de Washington

Pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, modificaram geneticamente uma planta comum, chamada pothos hera – também conhecida como jiboia – que consegue remover de uma residência 80% dos poluentes do ar, como o clorofórmio e o benzeno.

As plantas modificadas têm uma proteína, chamada 2E1, que transforma esses compostos em moléculas que elas podem usar para sustentar seu próprio crescimento.

Durante 11 dias eles colocaram dois tipos de plantas em tubos de vidro e depois adicionaram benzeno ou clorofórmio em cada tubo.

Para as plantas não modificadas, a concentração de ambos os gases não mudou com o tempo. Mas para as plantas modificadas, a concentração de clorofórmio caiu 82% após três dias, e quase não foi detectada no sexto dia.

A concentração de benzeno também diminuiu nos frascos de plantas modificadas, porém mais lentamente: no oitavo dia, a concentração de benzeno caiu cerca de 75%.

Pequenas moléculas como o clorofórmio podem ser encontradas na água clorada, e o benzeno, que é um componente da gasolina, se acumula nas residências quando tomamos banho, fervemos água ou quando armazenamos carros ou cortadores de grama em garagens anexas. Tanto a exposição ao benzeno como o clorofórmio foram associados ao câncer.

“Agora nós projetamos plantas de casa para remover esses poluentes para nós”, disse o autor Stuart Strand, professor de pesquisa no departamento de engenharia civil e ambiental da UW.

Para que as plantas em casa possam efetivamente remover moléculas perigosas do ar, elas também precisam estar dentro de um recinto com algo para mover o ar até suas folhas, como um ventilador.

Como

A equipe modificou a planta com uma proteína chamada citocromo P450 2E1, ou 2E1.

A proteína está presente em todos os mamíferos, incluindo humanos.

Em nossos corpos, o 2E1 transforma o benzeno em uma substância química chamada fenol e clorofórmio em dióxido de carbono e íons cloreto.

No entanto, como o 2E1 está localizado apenas no fígado humano – ele só é ativado quando consumimos álcool .

“Decidimos que deveríamos ter essa reação fora do corpo em uma planta, um exemplo do conceito de ‘fígado verde'”, disse Strand.

“E o 2E1 também pode ser benéfico para a planta. As plantas usam dióxido de carbono e íons cloreto para fazer sua comida, e usam fenol para ajudar a construir componentes de suas paredes celulares. ”

Os pesquisadores fizeram uma versão sintética do gene.

Em seguida, introduziram a versão na pothos hera e cada célula da planta expressou a proteína. Além disso, como a hera não floresce em climas temperados, as plantas geneticamente modificadas não serão capazes de se espalhar através do pólen.

Routsong, Zhang e Mark Stone - Foto: Universidade de Washington

Routsong, Zhang e Mark Stone – Foto: Universidade de Washington

A pesquisa

“Todo este processo levou mais de dois anos”, disse o autor Long Zhang, pesquisador do departamento de engenharia civil e ambiental.

“Isso é muito tempo, comparado a outras plantas de laboratório, o que pode levar apenas alguns meses. Mas nós queríamos fazer isso em pothos porque é uma planta de casa robusta que cresce bem sob todos os tipos de condições ”.

Os pesquisadores então testaram como as plantas modificadas poderiam remover os poluentes do ar em comparação com a hera normal.

Para detectar essas mudanças nos níveis de poluentes, os pesquisadores usaram concentrações muito mais altas de poluição do que as encontradas nos lares. Mas a equipe espera que os níveis das casas caiam de maneira semelhante, se não mais rápida, no mesmo período de tempo.

A equipe publicou suas descobertas na revista Environmental Science & Technology no mês passado.

Com informações da University of Washington e GNN

___________________________________________ LINK DA NOTÍCIA:Cientistas desenvolvem planta que limpa poluição do ar de casa FONTE: SÓ NOTÍCIA BOA ___________________________________________

0 111.4K ___________________________________________ SEJA UM “REPÓRTER CIDADÃO” Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO. Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público? Mande sua pauta que nós publicamos! Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 – 5210. Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica. ____________________________________________________ GIRO SOCIAL | MATO GROSSO AO VIVO DIVINA PIZZA [metaslider id=4781] ALAMBIQUE [metaslider id=4547] ROTA 208 [metaslider id=5344] Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba