Alta Floresta Destaque Memória dos Pioneiros Pessoas Notáveis

Parentes e Amigos se despendem do empresário Euclides Dobri, veja a trajetória completa do pioneiro

Foi sepultado na tarde desta sexta feira (08/02), no Cemitério Jardim da Saudade, em Alta Floresta, às 16:30hs, o empresário Euclides Dobri (“Clidão”), após o cortejo de parentes e amigos que fizeram questão de se despedir pela última vez.

O velório foi realizado na residência da mãe do empresário, na rua Beija-flor, número 250, bairro Jardim das Araras, tendo inciado ontem as 19:00hs (07/02) e encerrado as 16:00hs (08/02).

Católico fervoroso e devoto de Nossa Senhora de Aparecida – Basílica em de Nossa Senhora Aparecida.

Centenas de pessoas se fizeram presentes ao velório ao longo do dia, para se despedir e prestar a última homenagem ao amigo “Clidão”, que confunde a sua história de vida com as histórias de Alta Floresta e região.

Sua esposa, Karen Anne Back e seus filhos, netos (Ana Carolina Dobri, Gabrielli Dobri, Otávio Marçal Dobri , Rafaela Marçal Dobri, Emerson Dobri Filho, Guilherme Esteves Dobri.), estiveram ao seu lado o tempo todo, envoltos em um clima de profunda comoção, a cada novo abraço que recebiam daqueles que ali estavam para trazer uma mensagem de apoio ou apenas um abraço de conforto.

A inversão da ordem natural

O empresário Euclides Dobri, que tinha sua Mãe, Dona Maria Gonçalves Dobri, com a idade de 90 anos, um exemplo de amor e exemplo de vida, infelizmente faleceu antes de sua genitora, o que deixa uma sensação triste de ver a ordem natural da vida ser invertida, quando os pais enterram seus filhos.

“Clidão”, era uma figura imponente e respeitada, homem de fibra e inegável coragem, deixou também, além da esposa e os netos, os quatro filhos homens: Euclides Dobri Junior, Emerson Dobri, Willian Dobri, Diego Dobri, de quem sempre se orgulhava em tratá-los aconselhá-los com muito amor, porém, com muita disciplina.

 

A trajetória de um empreendedor

Segundo informações do filho mais velho, Euclides Dobri Junior, vamos traçar aqui um breve relato da imensa trajetória daquele que foi sem sombras dúvidas um pioneiro e desbravador de sua época para a toda região norte do Estado de Mato Grosso.

  • 1979 – Chegada ao recém criado município de Paranaíta, para trabalhar na atividade de taxista, tendo nascido na cidade de Astorga, no norte do Paraná, foi criado desde criança em um distrito de Umuarama, que se chamava Carboneira. 
  • 1980 – Após um ano de trabalho duro em Paranaíta como taxista, conseguiu buscar a família e já começava a sonhar com as muitas possibilidades de crescimento comercial que vislumbrou na região, pois a época era de  muitas lutas, porém, várias oportunidades de conquistar a tão sonhada independência financeira.
  • 1981 – Homem de muitas idéias e ímpeto de empreender, não se conformava apenas com a atividade de taxista, e decidiu mudar-se para uma região próxima a 15 quilômetros da cidade de Alta Floresta, que se chamava “Pedra do Índio”, percebendo que o potencial agrícola na época se voltava para a produção de arroz, montou uma máquina de arroz, com o apoio do também pioneiro, Eliézio lopes de Carvalho, mais conhecido como “Cabeça”, que viria a ser o proprietário do antigo “Garimpo do Cabeça”, que faleceu no ano passado (2017).
  • 1982 – Cada vez mais próximo de sua grande meta, que era poder investir também no município de Alta Floresta, cidade que se apaixonou desde o primeiro dia que chegou ao Mato Grosso, em 82 conseguiu comprar um ponto de táxi, em frente da antiga Churrascaria Gaúcha, que ficava próximo ao Banco Bamerindus, na Av. Ariosto da Riva.
  • 1984 – Apesar de gostar muito de Alta Floresta, Clidão via em toda região oportunidades que muitos desprezavam, e seu espírito obstinado o conduzia cada vez mais para novas e empreendedoras alternativas de crescimento comercial. Quando o ainda distrito de Alta Floresta, que veio a se chamar Apiacás, recém implantado e com apenas uma única rua aberta, Clidão foi um dos primeiro a investir na compra de um terreno para a construção de uma casa e comércio, de onde abastecia os moradores com o fornecimento de combustível e arroz trazidos de Alta Floresta e sua máquina na Pedra do Índio.
  • Foi em Apiacás também que vislumbrou aquele que seria o pilar de suas atividades futuras, sendo o primeiro empresário a construir o primeiro posto de gasolina do recém criado distrito, que se chamava Auto Posto Brasil.
  • Dai em diante, o céu era o limite para o paranaense que veio, como tantos outros, para o Mato Grosso a cara e a coragem, mas, com o coração cheio de sonhos e realizações.
  • Neste mesmo ano de 84, estourou na região norte a “Corrida do ouro”, atraindo diversos garimpeiros e empresas para as regiões produtivas, foi nesta época que o já conhecido “Clidão” do posto, dos pontos de taxi e tido como pessoa de visão, em defesa dos garimpeiros enfrentou a poderosa mineradora Paranapanema, que estava se instalando na região do recém descoberto garimpo do Novo Planeta, criando a primeira Associação de Garimpeiros da região.
  • 1984/1985 – O já empresário reconhecido por seu potencial, embrenhou-se também na profissão de minerador e desenvolveu a atividade de compra de ouro com algumas empresas daquela época, entre elas a OuroMinas, do empresário Robson Silva, por quem vazia questão de afirmar a todos que nutria enorme admiração e respeito, e a Ouro Nato, que foi incentivado a comprar pelo ex-deputado estadual João Teixeira, sobrinho de colonizador Ariosto da Riva. 
  • Apesar de assumir o papel de defensor dos garimpeiros, Clidão sempre buscava sanear as crises entre as empresas e os garimpeiros, pois sabia melhor do que ninguém que um não se sustentava sem o outro, vindo a fundar e presidir uma primeiras Associação dos Garimpeiros na época, para preservar os trabalhadores das explorações praticada pelas grandes minerador.
  • Apesar de parecer uma condição ambigua, aonde o patrão era ao mesmo tempo o principal defensor dos direitos de seus funcionários, Clidão assumiu o papel pela força da ocasião, ou seja, pura falta de alguém que quisesse assumir ou negociar com as empresas e os donos de garimpos na época.
  • 1986 – Tamanho desempenho o levou até a presença do lendário colonizador e fundador de cidades, Ariosto da Riva, que em 86 o incentivou que compra-se uma parte do garimpo do Eike Batista, através da empresa Malta Agricola S.A, vindo a adiquir 33% da empresa, que na época era a proprietário do garimpo Novo Planeta.
  • Após alguns meses, o visionário minerador, deu sua “cartada de mestre” e comprou da empresa Malta Agrícola S.A. a região, que também recebia o nome de “Fazenda Malta”, de 45 mil hectares, para dar maiores condições para os garimpeiros trabalharem, pois o garimpo Novo Planeta ficava dentro dos limites da fazenda, liberando apenas para os garimpeiros trabalharem, longe das explorações trabalhistas impostas pela empresa, a partir daí a região ficou conhecida como a “Gleba Planeta”.
  • Apesar da conquista, o empresário enfrentou uma guerra judicial com sua primeira parceria, que era a empresa Paranapanema, que tentou reaver a área alegando direitos contratuais, porém,a justiça, por meio de liminar concedeu a Euclides Dobri todos os direitos de minerar e trabalhar em conjunto com os garimpeiros, posteriormente vindo a vencer a causa contra a mineradora Paranapanema.
  • 1987 – Com o crescimento dos negócios na área da mineração, Clidão, que já detinha a fama de hábil administrador, criou o Grupo Nato, com seu irmão Valdemir Dobri como sócio e o restante de sua família, pois nessa época já haviam expandido o número de postos de gasolina para um total de oito postos, espalhados nos municípios de Apiacás, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Cotriguaçú e Terra Nova. Além dos postos o grupo comportava também fazendas e uma transportadora e distribuidora de combustíveis que dava o suporte a todos os postos.
  • 1990 – Nesse ano o Grupo Nato já consolidado, se estruturou para alçar voos ainda mais altos, e mudou seu nome para GRUPO CODOPEL (Comercial Dobri de Petróleo),  com a aquisição do Posto Avenida, na época de propriedade do empresário Rubens Olivastro.
  • O Grupo CODOPEL teve 14 anos de existência,  de 1990 à 2004, quando foi desfeita a sociedade com o irmão Valdemir Dobri e cada um passou a gerir partes separadas dos negócios, ficando Valdemir com os postos e transportadora e Euclides com as fazendas.
  • Nos últimos anos, o empresário levava uma vida de ritmo mais desacelerado, após tantas batalhas enfrentadas e vencidas, e tinha investimentos na área de locação de veículos e algumas lojas comerciais.
  • Alta Floresta e região com certeza perdem um personagem importante, e um dos maiores ícones do empreendedorismo, palavra que naquela época ninguém sabia o que significava, que fez parte do desenvolvimento e que ajudou a inspirar muitos outros desbravadores a conquistar seus sonhos com a mesma coragem e destemor que tanto eram apreciados no pioneiro Euclides Dobri (Clidão).

IMAGENS DO SEPULTAMENTO:

 

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

  • MAURO MENDES - GOVERNO DE MT
    "Tem gente morrendo em hospitais, é impossível investir em estradas..." - Sobre dinheiro do FETHAB.
  • Ver. Cidão do Boa Nova / AF
    "O Prefeito precisa mostrar pra que ele veio... Quando a "boca esquenta", ai viaja... Tem que fazer que nem nós vereadores que leva "taca" 24 horas, mas dá cara pra levar a "taca""
  • Ver. Elisa Gomes / AF
    "Tenho recebido ligações de mães da área rural dizendo que as crianças estão tendo aulas apenas duas vezes por semana... O que é que está acontecendo".
  • Ver. Dida Pires
    "Pra mim já tá resumido, é incompetência mesmo, e falta de vontade de organizar a máquina... O prefeito deveria pedir licença, tomar vergonha na cara e se afastar..."

APOIO “MT AO VIVO” CONTRA OS MAUS TRATOS DE ANIMAIS

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
0 Vote
B) - Conivência Total
7 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 12 nomes abaixo seriam potenciais vitoriosos nas urnas em 2020?

 

1) - Oliveira Dias
18 Vote
2) - Maria Izaura
11 Vote
3) - Edinho Paiva
1 Vote
4) - Rose Rampazio
2 Vote
5) - Dr. Charles
2 Vote
6) - Dida Pires
5 Vote
7) - Dr. Cleber
4 Vote
8) - Marinéria Munhoz
1 Vote
9) - Ademir Bruneto
2 Vote
10) - Rodrigo Arpini
5 Vote
11) - Jairo De Carli
5 Vote
12) - Moisés Prado
1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/4/20
08 17 19 29 44 46
Dupla Sena 2
2019/4/20
02 04 05 19 35 41
Quina
2019/4/22
09 28 36 50 74
LotoMania
2019/4/20
00 01 07 13 21 24 25 32 34 36 37 50 54 60 61 73 80 92 93 98
LotoFacil
2019/4/22
01 05 08 09 10 11 13 14 15 17 19 20 22 24 25
TimeMania
2019/4/20
07 10 21 35 62 63 65

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */