fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

BRASIL DIREITOS DO CONSUMIDOR ECONOMIA EM DESTAQUE ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO | Você sabe o que é “Tarifa Branca”? Aprenda como economizar na conta de energia

(Last Updated On: 19 de fevereiro de 2019)

Pouca gente sabe, mas é pos­sível pagar menos pela conta de luz ade­rindo uma ta­rifa di­fe­rente.

Vale lem­brar que a Ta­rifa Branca não está dis­po­nível aos con­su­mi­dores re­si­den­ciais de baixa renda, be­ne­fi­ciá­rios de des­contos pre­vistos em Lei, e à ilu­mi­nação pú­blica.

A me­dida foi apro­vada pela Agência Na­ci­onal de Energia Elé­trica (Aneel) em 2017 e passou a vi­gorar em ja­neiro do ano pas­sado.

Com ela,  é pos­sível eco­no­mizar uti­li­zando a Ta­rifa Branca, que dá a pos­si­bi­li­dade do con­su­midor pagar va­lores dis­tintos em função do ho­rário em que con­some energia elé­trica.

Apartir de ja­neiro de 2019, a opção de co­brança está dis­po­nível para os cli­entes com con­sumo médio anual su­pe­rior a 250 kWh/​mês.

“Já os con­su­mi­dores com con­sumo in­fe­rior a esse pa­tamar po­derão so­li­citar a ta­rifa es­pe­cial a partir de ja­neiro de 2020”, in­formou a as­ses­soria da Ener­gisa Mato Grosso ao MatoGrossoAoVivo.

De acordo com a em­presa, é ne­ces­sário ade­quar o con­sumo e re­duzir o uso de energia no ho­rário de pico, pri­o­ri­zando o con­sumo nos pe­ríodos al­ter­na­tivos.

“É im­por­tante que o con­su­midor se atente às con­di­ções da mo­da­li­dade porque, caso o há­bito de con­sumo não seja ade­quado à Ta­rifa Branca, ele pas­sará a pagar uma conta de energia mais cara, mesmo que não ocorra au­mento no con­sumo de energia elé­trica”, in­formou.

O cli­ente que quiser aderir à Ta­rifa Branca, pode fazer o pe­dido no mo­mento de so­li­ci­tação da li­gação de novas uni­dades con­su­mi­doras, in­de­pen­den­te­mente da faixa de con­sumo.

Caso não se adeque à nova ta­rifa, o con­su­midor po­derá so­li­citar o re­torno da ta­rifa con­ven­ci­onal.

“Para os cli­entes que ade­rirem à nova mo­da­li­dade, o valor da ta­rifa vai va­riar de acordo com três ho­rá­rios: ponta, que é o ho­rário de pico na de­manda; in­ter­me­diário, com­pre­en­dendo in­ter­valos antes e/​ou de­pois do ho­rário de ponta; e fora de ponta, pe­ríodo de menor con­sumo de energia. Nos dois pri­meiros, a energia é mais cara em função da maior de­manda no sis­tema elé­trico. Já no úl­timo é mais ba­rata. Na prá­tica, no ho­rário de ponta, a ta­rifa é apro­xi­ma­da­mente cinco vezes maior do que fora de ponta e, no in­ter­me­diário, é cerca de três vezes maior. Nos fi­nais de se­mana e fe­ri­ados, apenas a ta­rifa fora de ponta será apli­cada”, ex­plicou a as­ses­soria.

Atu­al­mente, so­mente a ta­rifa con­ven­ci­onal tem um único valor (em R$/​kWh) co­brado pela energia con­su­mida e não sofre al­te­ra­ções.

De acordo com a Ener­gisa MT, a Ta­rifa Branca “é um in­cen­tivo para que al­guns con­su­mi­dores des­lo­quem o con­sumo dos pe­ríodos de ponta para aqueles em que a rede de dis­tri­buição de energia elé­trica tem ca­pa­ci­dade adi­ci­onal de aten­di­mento, ou seja, quando o con­sumo é menor, re­du­zindo a ne­ces­si­dade de in­ves­ti­mentos adi­ci­o­nais no sis­tema e con­tri­buindo para a mo­di­ci­dade das ta­rifas.”

Nessa ta­rifa, quanto mais o cli­ente di­mi­nuir o con­sumo em ho­rá­rios em que a energia é mais cara, mais terá van­ta­gens.

Por isso, é im­por­tante que a pessoa faça uma aná­lise para ve­ri­ficar se a mu­dança será po­si­tiva para sua ro­tina.

“É im­por­tante que ele co­nheça o seu perfil de con­sumo ao longo do dia e a di­fe­rença de preço entre a Ta­rifa Branca e a con­ven­ci­onal”, acon­selha a em­presa.

Para so­li­citar a Ta­rifa Branca, o cli­ente deve ir a qual­quer agência de aten­di­mento pre­sen­cial da Ener­gisa.

Para a adesão dessa mo­da­li­dade,  será ne­ces­sária a ins­ta­lação de um novo me­didor, apro­vado pelo In­metro, que re­gis­trará o con­sumo de acordo com os ho­rá­rios em que a energia elé­trica é con­su­mida.

ASSISTA O VÍDEO QUE MOSTRA AS VANTAGENS DA TARIFA BRANCA:

Con­fira abaixo qual será o ho­rário de ponta e o ho­rário in­ter­me­diário em cada uni­dade.

(O resto do dia é con­si­de­rado ho­rário fora de ponta).

Ener­gisa Mato Grosso e Ener­gisa Mato Grosso do Sul:
Fora do Ho­rário de Verão:  
Ho­rário de Ponta Ho­rário In­ter­me­diário  
 
17:30 às 20:29 15:30 às 17:29 e das 20:30 às 21:29  
Dentro do Ho­rário de Verão:  
Início do    Ho­rário de Ponta Tér­mino do Ho­rário de Ponta  
 
18:30 às 21:29 16:30 às 18:29 e das 21:30 às 22:29  
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 26 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook