Abuso de Autoridade Agressão & Violência Alta Floresta Barracos & Confusões Mato Grosso Policiais Últimas

Major Costa e Castro é preso em Cuiabá por fazer ameaças a promotor de justiça da Capital

Segundo o despacho da justiça, o servidor representa um risco as Instituições Democráticas de Direito por ser “detentor de poder bélico”

 

Major da Polícia Militar Wanderson da Costa Castro teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar de Cuiabá, Wladymir Perri, por ter ameaçado o promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza, de Cuiabá, que ofereceu denúncia contra ele.

O major foi preso neste domingo (03), em Cuiabá.

“O que preocupa este magistrado e reforça a convicção para a decretação restrição da liberdade são os registros de antecedentes criminais perpetrados em desfavor do acusado, em decorrência de crimes de homicídios… (sic)”, destaca o juiz, em parte do despacho.

Costa Castro responde dois processos na 12ª Vara Criminal de Cuiabá pelos assassinatos de Raul Alves Ferreira Neto (primeiro processo), de Antônio Marcos Procópio da Silva e Joacilde Gonçalves Malheiros (segundo processo).

Responde ainda a inquérito policial, instaurado pela Corregedoria da PM, pela prática dos crimes de ameaça, lesão corporal e injúria.

“… demonstra a periculosidade do acusado que na função de militar (detentor do poder bélico) coloca em risco o Estado Democrático de Direito por intimidação ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, violando os preceitos constitucionais, disciplina e hierarquia, que estão previstos no artigo 142, da Constituição Federal, uma vez que o promotor está investido na função de Promotor da Justiça Militar do Estado de Mato Grosso”.  

O magistrado enfatiza que a ocorrência é um grave atentado contra as Instituições Democráticas de Direito, o que requer resposta estatal de maior intensidade, ou seja, a decretação da prisão preventiva para garantia da ordem pública.

“Outrossim, diante das declarações do Promotor de Justiça e dos noticiários recentes sobre a suposta coação sofrida, existem fortes indícios da prática do crime de coação previsto no art. 342 do CPM”. 

Além disso, o juiz considerou que o major intimidou um jornalista, quando invadiu o estúdio de uma TV no interior, e agora um promotor de Justiça, “na medida em que deverá ser preso cautelarmente, porque amanhã poderá vir a coagir membros do Poder Judiciário”. 

Outra denúncia grave

Jornalista Oliveira dias e Major Costa Castro

O major foi denunciado por invasão a domicílio porque no dia 30 de abril do ano passado, por volta das 12h, protagonizou na TV Nativa, afiliada à TV Record em Alta Floresta, ao invadir o estúdio da emissora durante a transmissão ao vivo do programa “Olho Vivo”. O jornalista Welerson de Oliveira Dias, apresentador do programa, relatou que no dia anterior parou para fazer a cobertura de uma ocorrência policial, quando o tenente responsável disse “vocês e essa insistência em vir no local da ocorrência; porque vocês não espera no COPOM?”. O jornalista informou que precisava das imagens para fazer a matéria  e foi rebatido da seguinte maneira: “depois a criminalidade aumenta e a culpa é da policia”.  

 O motivo da invasão

Depois de cumprir outra pauta, o jornalista foi buscar o boletim de ocorrência, o que não obteve. Descobriu ainda que o tenente Durões havia registrado um BO contra ele e como vítimas os conduzidos pela guarnição policial por suposta violação de direito de imagem.

Em conversa por whatsapp, o major Costa Castro afirmou que a partir daquela data a cada ida no local ocorrência haveria uma representação por dano moral e que aquela seria apenas a primeira.

LEIA TAMBÉM: Comandante da PM invade emissora da Record de Alta Floresta, agride secretária e faz ameaças a jornalista em programa ao vivo.

O jornalista respondeu que este era um problema do setor jurídico da emissora e que faz parte da rotina sendo que o major respondeu “excelente. Uma hora as coisas se resolve por bem ou por mal”. O jornalista entendeu como ameaça. 

No dia seguinte, durante a apresentação do programa, o major invadiu o estúdio, exigindo entrar ao vivo, o que não foi permitido. O major negou qualquer tipo de agressão ou ameaça. O juiz marcou para o dia 10 de abril deste ano, às 14h, a sessão de instrução e julgamento.

LEIA TAMBÉM: Corregedoria instaura procedimento para apurar denúncia contra major da PM por invadir emissora

Com informações do Nativa News

REPERCURSÃO NA IMPRENSA ESTADUAL PELOS ATOS DO MAJOR:

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

  • Ver. Cidão do Boa Nova / AF
    "O Prefeito precisa mostrar pra que ele veio... Quando a "boca esquenta", ai viaja... Tem que fazer que nem nós vereadores que leva "taca" 24 horas, mas dá cara pra levar a "taca""
  • Ver. Elisa Gomes / AF
    "Tenho recebido ligações de mães da área rural dizendo que as crianças estão tendo aulas apenas duas vezes por semana... O que é que está acontecendo".
  • Ver. Dida Pires
    "Pra mim já tá resumido, é incompetência mesmo, e falta de vontade de organizar a máquina... O prefeito deveria pedir licença, tomar vergonha na cara e se afastar..."
  • LUIZ ARAÚJO
    "Alta Floresta é uma Mãe, você bebeu água daqui, não vai mais embora"" - Durante entrevista ao MatoGrossoAoVivo.

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
1 Vote
B) - Conivência Total
12 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 14 nomes abaixo seriam potenciais vencedores nas urnas em 2020? (Refizemos a lista e zeramos os resultados, para uma disputa mais justa).

1) - Oliveira Dias
8 Vote
2) - Maria Izaura
3 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
0 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Dida Pires
-1 Vote
7) - Dr. Cleber
0 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Ademir Bruneto
1 Vote
10) - Rodrigo Arpini
0 Vote
11) - Jairo De Carli
2 Vote
12) - Moisés Prado
0 Vote
13) - Robson Silva
0 Vote
14) - Emerson Machado
-1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/5/18
09 10 11 38 41 49
Dupla Sena 2
2019/5/18
08 18 21 27 35 47
Quina
2019/5/20
15 40 61 68 78
LotoMania
2019/5/17
06 08 09 25 28 30 37 48 51 57 59 62 63 72 73 81 83 84 90 98
LotoFacil
2019/5/20
01 02 04 06 07 08 09 11 13 14 15 16 18 20 21
TimeMania
2019/5/18
10 36 64 71 75 76 80

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */