fbpx
Segundo o despacho da justiça, o servidor representa um risco as Instituições Democráticas de Direito por ser "detentor de poder bélico"
ABUSO DE AUTORIDADE AGRESSÃO & VIOLÊNCIA ALTA FLORESTA BARRACOS & ESCÂNDALOS MATO GROSSO POLICIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Major Costa e Castro é preso em Cuiabá por fazer ameaças a promotor de justiça da Capital

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)
Segundo o despacho da justiça, o servidor representa um risco as Instituições Democráticas de Direito por ser “detentor de poder bélico”

 

Major da Polícia Militar Wanderson da Costa Castro teve a prisão preventiva decretada pelo juiz da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar de Cuiabá, Wladymir Perri, por ter ameaçado o promotor de Justiça Allan Sidney do Ó Souza, de Cuiabá, que ofereceu denúncia contra ele.

O major foi preso neste domingo (03), em Cuiabá.

“O que preocupa este magistrado e reforça a convicção para a decretação restrição da liberdade são os registros de antecedentes criminais perpetrados em desfavor do acusado, em decorrência de crimes de homicídios… (sic)”, destaca o juiz, em parte do despacho.

Costa Castro responde dois processos na 12ª Vara Criminal de Cuiabá pelos assassinatos de Raul Alves Ferreira Neto (primeiro processo), de Antônio Marcos Procópio da Silva e Joacilde Gonçalves Malheiros (segundo processo).

Responde ainda a inquérito policial, instaurado pela Corregedoria da PM, pela prática dos crimes de ameaça, lesão corporal e injúria.

“… demonstra a periculosidade do acusado que na função de militar (detentor do poder bélico) coloca em risco o Estado Democrático de Direito por intimidação ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, violando os preceitos constitucionais, disciplina e hierarquia, que estão previstos no artigo 142, da Constituição Federal, uma vez que o promotor está investido na função de Promotor da Justiça Militar do Estado de Mato Grosso”.  

O magistrado enfatiza que a ocorrência é um grave atentado contra as Instituições Democráticas de Direito, o que requer resposta estatal de maior intensidade, ou seja, a decretação da prisão preventiva para garantia da ordem pública.

“Outrossim, diante das declarações do Promotor de Justiça e dos noticiários recentes sobre a suposta coação sofrida, existem fortes indícios da prática do crime de coação previsto no art. 342 do CPM”. 

Além disso, o juiz considerou que o major intimidou um jornalista, quando invadiu o estúdio de uma TV no interior, e agora um promotor de Justiça, “na medida em que deverá ser preso cautelarmente, porque amanhã poderá vir a coagir membros do Poder Judiciário”. 

Outra denúncia grave

Jornalista Oliveira dias e Major Costa Castro

O major foi denunciado por invasão a domicílio porque no dia 30 de abril do ano passado, por volta das 12h, protagonizou na TV Nativa, afiliada à TV Record em Alta Floresta, ao invadir o estúdio da emissora durante a transmissão ao vivo do programa “Olho Vivo”. O jornalista Welerson de Oliveira Dias, apresentador do programa, relatou que no dia anterior parou para fazer a cobertura de uma ocorrência policial, quando o tenente responsável disse “vocês e essa insistência em vir no local da ocorrência; porque vocês não espera no COPOM?”. O jornalista informou que precisava das imagens para fazer a matéria  e foi rebatido da seguinte maneira: “depois a criminalidade aumenta e a culpa é da policia”.  

 O motivo da invasão

Depois de cumprir outra pauta, o jornalista foi buscar o boletim de ocorrência, o que não obteve. Descobriu ainda que o tenente Durões havia registrado um BO contra ele e como vítimas os conduzidos pela guarnição policial por suposta violação de direito de imagem.

Em conversa por whatsapp, o major Costa Castro afirmou que a partir daquela data a cada ida no local ocorrência haveria uma representação por dano moral e que aquela seria apenas a primeira.

LEIA TAMBÉM: Comandante da PM invade emissora da Record de Alta Floresta, agride secretária e faz ameaças a jornalista em programa ao vivo.

O jornalista respondeu que este era um problema do setor jurídico da emissora e que faz parte da rotina sendo que o major respondeu “excelente. Uma hora as coisas se resolve por bem ou por mal”. O jornalista entendeu como ameaça. 

No dia seguinte, durante a apresentação do programa, o major invadiu o estúdio, exigindo entrar ao vivo, o que não foi permitido. O major negou qualquer tipo de agressão ou ameaça. O juiz marcou para o dia 10 de abril deste ano, às 14h, a sessão de instrução e julgamento.

LEIA TAMBÉM: Corregedoria instaura procedimento para apurar denúncia contra major da PM por invadir emissora

Com informações do Nativa News

REPERCURSÃO NA IMPRENSA ESTADUAL PELOS ATOS DO MAJOR:

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 148 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook