Alta Floresta Coluna AF - Análise dos Fatos Corrupção Destaque Mato Grosso Mundo Jurídico Política em Foco Últimas

Prefeito Aziel Bezerra emite nota de esclarecimento, empurra a culpa pelas improbidades para empresa e admite não ter controle sobre as licitações

Publicado em 11/04/2019 – 

Por meio de sua assessoria, o prefeito de Alta Floresta – Mato Grosso, Aziel Bezerra (MDB), emitiu uma “Nota de Esclarecimento” no começo da tarde desta quinta feira (11/04), e afirmou taxativamente que tomou providências desde 2017, quando soube dos sobrepreços nas licitações e nunca se manteve “inerte” diante das denúncias que foram apresentadas.

Em recente aprovação das contas reprovadas do prefeito Aziel Bezerra alguns vereadores disseram que iriam votar a a favor do prefeito pra não ver a “imagem” do município manchada. O que será que eles tem a dizer agora?

A Nota Rápida, de uma página apenas, e assinada pela assessoria de comunicação da prefeitura atribui a “incapacidade humana” as falhas ocorridas por parte do prefeito que reconheceu não ter acesso a todos os valores e dados que estão inseridos nos procedimentos licitatórios, pois isso cabe apenas ao Setor de Licitações, não sendo da alçada dele fiscalizar o que é licitado com as empresas.

Na Nota de Esclarecimentos o prefeito afirma que só está respondendo pela Ação de Improbidade Administrativa, por ser polo passivo como gestor do município, terá que responder solidariamente por ofício de função, isentando-se completamente de qualquer participação nos tramites do processo licitatório em si.

Com esta declaração pública o prefeito lança uma densa e nebulosa nuvem de sombras sobre os trabalhos da equipe do Setor de Licitações de sua administração, que terá que explicar a justiça por quais razões praticou valores de tamanha disparidade com o mercado tradicional.

Além disso, o prefeito em sua Nota de Esclarecimentos, disparou contra as empresas envolvidas num tom de desconfiança total quanto a lisura e a honestidade das mesma, pois no trecho aonde diz que: “

“…quando tomei conhecimento acerca da existência de possível sobrepreço/superfaturamento apontado em licitações que envolvem a aquisição de materiais para construção, imediatamente solicitei à equipe da Controladoria Geral a instauração de auditoria para apuração, isso no ano de 2017.

Após a conclusão do Relatório de Auditoria solicitei à Comissão Processante Permanente, a abertura de processo administrativo para responsabilização da empresa…”

Ou seja, apesar de admitir que não teve qualquer participação no procedimento, ordenou que fossem tomadas medidas para desfazer o processo e responsabilizar apenas as empresas, mas, e quanto aos membros da equipe de licitação, nomeados pelo prefeito, não seriam estes os que deveriam em primeiro plano se opor ou mesmo cancelar o certame ao constatarem que estavam diante de valores abusivos.

Das duas uma, para quem conhece ou já participou de alguma licitação pública, ou a equipe de licitação agiu de má fé em consonância com as empresas para defraudarem o município, ou os mesmos tiveram anuência total do prefeito, que mandou o prosseguimento das tomadas de preços por ter total conhecimento dos valores a serem negociados, sem pesar as consequências futuras.

E por fim, por mais que o Prefeito seja um neófito no assunto de tomadas de preços e procedimentos licitatórios, poderia sim ter destacado alguém de sua extrema confiança, com conhecimento profundo no assunto, para acompanhar e detalhar sobre os riscos que ele próprio poderia correr caso tais licitações viessem a trazer prejuízos ao município, mesmo por que, ele também é “polo passivo” neste processo e seria um dos principais responsabilizados em caso de erros, como de fato aconteceu.

Ou então, pra que serviu mesmo o tão defendido e insubstituível Super Secretário Lau, Reinaldo de Souza, marido da vice-prefeita Marinéia Munhoz, que esteve de braço direito do Prefeito durante os último anos, o qual o prefeito continua arriscando a própria reputação moral para repô-lo ao cargo que a Lei do Nepotismo o afastou, além da recomendação do Ministério Público.

Pessoalmente, eu acredito que a principal falha do Prefeito Aziel Bezerra não seja necessariamente ser um “ser humano”, mas, pela forma como esclareceu os fatos sobre acusações tão pesadas contra sua administração, o termo mais apropriado aqui para definir o papel desempenhado pelo chefe do executivo, seja o fato de ter sido omisso e obtuso a tudo e todos que participaram e se banquetearam nessas licitações tão “humanamente” corruptas.

VEJA ABAIXO A NOTA DE ESCLARECIMENTO OFICIAL EMITA PELO PREFEITO AZIEL BEZERRA:

VEJA ABAIXO A PETIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA O BLOQUEIO DOS BENS:

peticao-inicial-001820-011-2018-5746058

 

AGORA VEJA A DECISÃO DO JUIZ ANTÔNIO FÁBIO DA SILVA MARQUEZINI:

Decisão
COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

APOIO “MT AO VIVO” CONTRA OS MAUS TRATOS DE ANIMAIS

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
0 Vote
B) - Conivência Total
7 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 12 nomes abaixo seriam potenciais vitoriosos nas urnas em 2020?

 

1) - Oliveira Dias
18 Vote
2) - Maria Izaura
11 Vote
3) - Edinho Paiva
1 Vote
4) - Rose Rampazio
2 Vote
5) - Dr. Charles
2 Vote
6) - Dida Pires
5 Vote
7) - Dr. Cleber
4 Vote
8) - Marinéria Munhoz
1 Vote
9) - Ademir Bruneto
2 Vote
10) - Rodrigo Arpini
5 Vote
11) - Jairo De Carli
5 Vote
12) - Moisés Prado
1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/4/20
08 17 19 29 44 46
Dupla Sena 2
2019/4/20
02 04 05 19 35 41
Quina
2019/4/20
06 13 36 39 52
LotoMania
2019/4/20
00 01 07 13 21 24 25 32 34 36 37 50 54 60 61 73 80 92 93 98
LotoFacil
2019/4/20
03 04 05 06 07 09 11 15 17 18 19 20 21 23 24
TimeMania
2019/4/20
07 10 21 35 62 63 65

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */