Alta Floresta Destaque Infância & Adolescência Mato Grosso Notícias do Estado Política em Foco Últimas Vídeos

APAE de Alta Floresta está a ponto de fechar as portas por falta de repasses do governo estadual

A entidade que já tem mais de 30 anos de existência com milhares de crianças atendidas, e que sempre trouxe orgulho e respeito a cidade de Alta Floresta pela excelente qualidade nos serviços prestados, corre risco de ser fechado em poucos dias se nada for feito por parte do governo do Estado que não cumpre com os repasses de financeiros e pagamentos de salários dos funcionários do município.

Professores e profissionais que trabalham na entidade vão para o quinto mês sem receber seus salários

Considerada uma das maiores estruturas do Estado e mais importantes instituições do município, a APAE de Alta Floresta pode ser considerada um patrimônio social do Estado do Mato Grosso, pelo seu pioneirismo no interior do Estado que antes mesmo de haver estradas e luz elétrica de qualidade, já estava funcionando e recebendo alunos de toda região norte como referência escolar para alunos especiais.

A entidade possui uma quadra poli-esportiva coberta para atividades físicas indispensáveis aos alunos, sala de computação e entretenimento, brinquedoteca, cozinha e refeitório, com funcionamento diário de segunda a sexta.

A escola possui ainda o translado dos alunos, que são recolhidos pela van e deixados após o período de aula  em suas residências com todo conforto e segurança.

Além disso, os alunos são entregues a suas famílias alimentados, higienizados e orientados pedagogicamente com todo carinho e atenção da dedicada equipe de profissionais da educação que compõem o corpo docente da entidade.

Segundo o Vice-presidente da instituição, Marcelo Weber, os profissionais estão sem receber seus salários o que compromete as condições de trabalho, pois todos precisam dos salários para se deslocar ao trabalho, pagar as contas e manter suas famílias.

Segundo Marcelo, a problemática dos atrasos vem de longa data, desde governos passados, do anterior e do atual, pois até o presente momento, o atual governador não se manifestou sobre a questão da renovação do convênio que prevê os repasses as entidades da APAE em todo o Estado.

Em reunião recente em Cuiabá, com todos os presidentes de entidades da APAE do Estado, Marcelo Weber relata que todos estão desesperados com a situação em seus municípios, pois o governo estadual não faz qualquer menção de renovar os convênios com as entidades, podendo gerar uma crise educacional sem precedentes na vida dos alunos especiais de todo o Estado de Mato Grosso.

O fato do governador Mauro Mendes ter decretado Estado de Calamidade no Estado, só fez complicar ainda mais e causar maior insegurança entre os profissionais, alguns sem receber seus salários desde o mês de janeiro.

Fundada no ano de 1987, a APAE de Alta Floresta completará 32 anos no mês de Setembro, porém, com a enorme dificuldade que os professores e equipe de profissionais estão atravessando, há previsão de que a entidade a fechar suas portas até o fim deste mês.

Mesmo assim, os professores e equipes continuam trabalhando, a previsão para renovação do convênio firmado por parte do governo do Estado, é para início do segundo semestre, mas, a falta de confirmação e atrasos de pagamentos só causam mais insegurança a APAE de Alta Floresta, e todas as entidades do Estado, e se nada for resolvido nos próximos dias a paralisação pode ser geral.

A solidariedade da sociedade em geral, clube de serviços, entidade de classes ão atualmente a única forma de sustento da entidade, porém, as promoções realizadas para tentar manter a entidade são insuficientes para cobrir os gastos da mesma.

Algumas dessas promoções são realizadas aos fins de semana, para conseguir arrecadar dinheiro, e muitos professores e profissionais da entidade sacrificam o convívio com os próprios filhos e famílias, além do tempo de serviço não remunerado, para poder ajudar a manter o orçamento da instituição, que para eles é considerada uma joia preciosa da comunidade alta-florestense.

“O que estamos vendo é um colapso, um colapso geral em todo o Estado, e corremos o risco de ver milhares e milhares de crianças em casa, sem aulas e sem atendimento”, concluiu Marcelo Weber.

VEJA A ENTREVISTA DO VICE-PRESIDENTE CONCEDIDA A TV NATIVA (RECORD DE ALTA FLORESTA):

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

 

SEJA UM "REPÓRTER CIDADÃO"

Vários vídeos, matérias e denúncias são enviados diariamente a nossa redação pelos leitores do MATO GROSSO AO VIVO.

Se a imprensa de seu município ou Estado não noticia reportagens sobre corrupção, envolvimento de pessoas ou autoridades em crimes, abusos ou de qualquer outra natureza que seja de interesse público?

Mande sua pauta que nós publicamos!

Pode ser pelo e-mail: matogrossoaovivo@gmail.com ou pelo WhatsApp da Redação: (66) 9.8412 - 5210.

Envie fatos com imagens, comprovação, documentos, processos, que a gente apura e publica.

____________________________________________________

Deixe seu comentário ao final da página e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, músico, produtor de eventos, compositor, editor de conteúdo, relações públicas, analista político e de marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Deixe aqui seu comentário!

CAMPANHA DE COMBATE AO NEPOTISMO EM ALTA FLORESTA

Editorias & Tópicos

“RAPIDINHAS”

APOIO “MT AO VIVO” CONTRA OS MAUS TRATOS DE ANIMAIS

PERGUNTINHA DO MÊS:

Na sua opinião de eleitor, está correto os vereadores votarem a favor das contas reprovadas pelo TCE/MT e alegarem que estão fazendo isso por uma "questão política", ainda que essas contas estejam recheadas de indícios de atos de improbidade?

A) - Acho normal
0 Vote
B) - Conivência Total
7 Vote

OPÇÕES 2020

Quais dos 12 nomes abaixo seriam potenciais vitoriosos nas urnas em 2020?

 

1) - Oliveira Dias
18 Vote
2) - Maria Izaura
11 Vote
3) - Edinho Paiva
1 Vote
4) - Rose Rampazio
2 Vote
5) - Dr. Charles
2 Vote
6) - Dida Pires
5 Vote
7) - Dr. Cleber
4 Vote
8) - Marinéria Munhoz
1 Vote
9) - Ademir Bruneto
2 Vote
10) - Rodrigo Arpini
5 Vote
11) - Jairo De Carli
5 Vote
12) - Moisés Prado
1 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

ÚLTIMAS DO TWITTER

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/4/20
08 17 19 29 44 46
Dupla Sena 2
2019/4/20
02 04 05 19 35 41
Quina
2019/4/20
06 13 36 39 52
LotoMania
2019/4/20
00 01 07 13 21 24 25 32 34 36 37 50 54 60 61 73 80 92 93 98
LotoFacil
2019/4/20
03 04 05 06 07 09 11 15 17 18 19 20 21 23 24
TimeMania
2019/4/20
07 10 21 35 62 63 65

VÍDEOS EM DESTAQUE NAS REDES

error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */