fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

AÇÕES DO BEM ALTA FLORESTA BOAS NOTÍCIAS ESPORTES MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Ciclo-faixa compartilhada” é a nova aposta da prefeitura de Alta Floresta para atender o fluxo de ciclistas

(Last Updated On: 20 de maio de 2020)

Com o aumento dos ciclistas e desportistas da modalidade no município a prefeitura está implantando um novo espaço de segurança e horários diferenciados nas duas principais avenidas da cidade.

Ciclo-faixa compartilhada promete trazer mais segurança aos ciclistas e desportistas durante a noite e aos fins de semana

Para muitos que desconhecem as três modalidades existentes de via pública para ciclistas, Ciclo-via, Ciclo-faixa e Ciclo-rota, as novas faixas pintadas nas avenidas Aristo da Riva e Ludovico da Riva estão causando uma certa confusão na interpretação do munícipe.

Pois bem, a prefeitura municipal optou pela “Ciclo-faixa compartilhada”, que é modalidade que permite o trânsito exclusivo de ciclistas em horários pré-definidos, e de automóveis compartilhando a pista com ciclistas no restante do dia.

No caso de Alta Floresta, por se tratar da Ciclo-faixa, as medidas (2,74 cm, tamanho oficial), também geraram discussão  entre os leigos no assunto que entendem que projeto seja mais voltado para “Ciclo-via”, mas, não é.

As diferenças entre as três modalidades são bem específicas, enquanto a Ciclo-via está definida exclusivamente aos ciclistas, para seu uso exclusivo, com proteção e separadores de trânsito, a “Ciclo-faixa compartilhada”, ficará disponível somente após os horários de trânsito pesado no município.

Em alguns outros municípios brasileiros também foi implantado a terceira modalidade, a “Ciclo-rota”, que representa um trajeto para um destino específico, não uma faixa da via, um trecho segregado ou uma zona de segurança (embora uma Ciclo-rota possa se utilizar parcial ou totalmente desses recursos, ou até mesmo de ciclovias).

Espaço compartilhado com carros

Ciclista na Av. Paulista – Foto: Mathias.

Com raras exceções, todas as vias são espaços compartilhados entre carros e bicicletas. Quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, a via deve ser compartilhada, diz o artigo 58 do Código de Trânsito, tendo as bicicletas prioridade sobre os demais veículos. Ou seja, ciclistas e motoristas podem e devem ocupar o mesmo espaço viário. Os veículos maiores devem prezar pela segurança dos menores (art. 29 § 2º), respeitando sua presença na via, seu direito de utilizá-la e a distância mínima de 1,5m ao ultrapassar as bicicletas (art. 201), diminuindo a velocidade ao fazer a ultrapassagem (art. 220 item XIII).

Mesmo tudo isso estando na lei, muitas pessoas ainda acreditam que a bicicleta não tem direito de utilizar a rua. E são essas pessoas que colocam o ciclista em risco, passando perto demais, buzinando e até mesmo prensando o ciclista contra a calçada. 

Fazer entender que a rua é de todos, que o espaço público deve ser compartilhado, que as bicicletas também transportam pessoas que têm família, amigos, filhos, amores, é muito importante nos dias atuais. E as estruturas de proteção ao ciclista devem ser expandidas, para que componham uma malha cicloviária completa e integrada que abranja toda a cidade, com Ciclo-vias, Ciclo-rotas e Ciclo-faixas.

A preocupação da administração pública em atender esta demanda se deu devido a crescente a visibilidade de ciclistas principalmente no período noturno e finais de semana no município, que pedalam com dificuldade entre carros, ônibus, motos e outros veículos motorizados, eles exigem cada vez mais atenção. Atendendo determinação do prefeito, e indicação do vereador Demilson Nunes Siqueira (PSDB), a Ciclo-faixa começou a ser demarcada.

Por se tratar de uma Ciclo-faixa, que é direcionada ao lazer, está sendo normatizado horário de uso:

  • De segunda a sexta-feira no período noturno entre as 20h e as 06h,

  • Finais de semana, entre as 13h do sábado até as 06h de segunda-feira.

Nestes horários os condutores de veículos devem respeitar e não utilizar a ciclofaixa, deixando o espeço livre para os ciclistas.

A Ciclo-faixa se estenderá da Feira Livre na Avenida Ariosto da Riva, seguindo até as proximidades do terminal Rodoviário e retornando pela Avenida Ludovico da Riva passando em frente ao Cecitec até a Feira Livre.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 347 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook