fbpx
ALTA FLORESTA BRASIL ECONOMIA EM DESTAQUE MATO GROSSO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agência da Receita Federal de Alta Floresta será mantida como Posto Avançado após doação de espaço da prefeitura

Os serviços serão mantidos mas não mais na condição de agência, mas sim, de Posto Avançado em novo endereço.
(Last Updated On: 23 de maio de 2019)

Após quase 30 dias de negociações a prefeitura assumiu a responsabilidade de fazer a manutenção de um espaço destinado a atender os moradores de Alta Floresta e região.

Os serviços serão mantidos mas não mais na condição de agência, mas sim, de Posto Avançado em novo endereço.

O Plano de Nacional de Reestruturação da Receita Federal em todo país, faz parte da reforma administrativa interna do governo Bolsonaro que promoveu a extinção de 21 mil cargos comissionados na administração pública federal, por meio do Decreto 9.679/2019, resultando no corte de 22% na quantidade de funções e de 10% em DAS unitário na Receita Federal.

O plano de reestruturação modificou o mapa de atendimento da Receita Federal em todo Brasil, que antes atendia um contingente de 10 regiões e agora passará atender com apenas 5 regiões redimensionadas.

Com o corte de pessoal, o critério adotado pelo governo foi que, aquelas agência da Receita Federal que funcionassem com menos de 5 funcionários deveriam ser fechadas e os funcionários remanejados para agências maiores.

No mapa das agências  a serem fechadas está a de Alta Floresta, que apesar de o prédio pertencer a Secretaria de Patrimônio da União – SPU, trabalha com apenas dois funcionários efetivos da Receita Federal e só não foi fechada devido a uma oferta de acordo que está em tratativa entre a Receita e o município, que assumiu a responsabilidade de arcar com espaço e despesas para a manutenção e continuidade do órgão no município.

Como contrapartida, o município entrará com um espaço físico de 60 metros quadrados, dois funcionários para equipe de triagem e auto atendimento, além das despesas com a logística do Posto Avançado (Água, Luz, Telefone, internet e limpeza).

A Receita Federal manterá os dois servidores técnicos já atuantes no município e o funcionamento do sistema interligado com a central da base de dados da Receita Federal, no entanto, a nova sede não funcionará mais com o status de agência, mas sim, de Posto Avançado.

Segundo informações, o local aonde deverá ser implantado o Posto Avançado será um espaço cedido pela Prefeitura Municipal que fica dentro da Secretaria de Educação, na Rua José Chianesini (Setor A), nº 413.

Atualmente a Agência da Receita Federal de Alta Floresta atende tanto os moradores do município como cidades vizinhas que não possuem agência, como os municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Cotriguaçú, Carlinda, Aripuanã e até mesmo cidades distantes como Colniza, Castanheira e Novo mundo.

Provavelmente haverá alteração no horário de funcionamento do Posto Avançado, pois como o órgão passará a funcionar dentro do prédio da Secretaria de Educação, deverá respeitar os horário de funcionamento do município, que vai das 8:00 às 13:00.

Na proposta de reestruturação da Receita Federal, podemos identificar os seguintes pontos fundamentais:

Diminuição do número de Regiões Fiscais

Atualmente, a estrutura da Receita Federal possui 10 Regiões Fiscais. Esse número passará a ser de apenas 5 Regiões Fiscais, conforme gráfico abaixo:

Revisão das Unidades locais

As Delegacias com até 100 servidores serão transformadas em Agências. Isso se aplica a 48 Delegacias.

As Agências com até 5 servidores serão extintas ou transformadas em postos de atendimento, de acordo com os interesses dos Municípios. Isso se aplica a 146 Agências

Delegacias Especiais

No novo modelo proposto, existirão as seguintes Delegacias Especiais:

  • a) 6 Delegacias Especiais de Maiores Contribuintes, com jurisdição nacional e responsáveis por setores econômicos específicos.
  • b) 1 Delegacia Especial de Pessoa Física.
  • c) 1 Delegacia de Operações Especiais de Fiscalização, com jurisdição nacional.

Orientação por Processos

A nova estrutura da Receita Federal será orientada por processos de trabalho. Os processos regionalizados serão estruturados em 6 (seis) áreas de trabalho: gestão do crédito tributário, atendimento, fiscalização, controle aduaneiro e repressão, tributação e contencioso e gestão corporativa.

execução local será apenas dos processos que demandam a presença física de servidores: atendimento presencial, vigilância, controle aduaneiro e gestão corporativa.

Novo Modelo de Gestão do Crédito Tributário

A gestão do crédito tributário será completamente reestruturada. Por exemplo, hoje são 10 Superintendências Regionais da Receita Federal (SRRF). No modelo futuro, serão apenas 5 Superintendências Regionais (SRRF).

Pelo que consta no documento, a princípio, cada uma dessas Superintendências terá 2 Divisões de Arrecadação (DERAT) e 2 Divisões de Fiscalização.

3) Cronograma da Reestruturação

O documento interno da Receita Federal estabelece um cronograma da reestruturação do órgão, conforme figura abaixo:

Perceba que, até o início de agosto, a Receita Federal estará focada em definir exatamente qual será a sua nova estrutura. Após definida a nova estrutura, o órgão também precisará de um tempo para se adequar a ela.

Veja que um dos próximos passos previstos no cronograma é a alteração na gestão de pessoas.

4) O que significa uma alteração na gestão de pessoas?

A reestruturação da Receita Federal tem como objetivo permitir uma alocação mais eficiente dos recursos humanos, o que deverá ser uma consequência de estruturas administrativas mais enxutas. O novo Regimento Interno da RFB também deverá trazer modificações muito relevantes no sentido de desburocratização e eficiência.

Após essa definição da nova estrutura, deverá ser organizado um concurso de remoção. Após esse concurso de remoção, que imagino que possa acontecer ainda em 2019, abre-se espaço para um novo concurso Receita Federal.

VEJA O PROGRAMA COMPLETO DE REESTRUTURAÇÃO:

[scribd id=411247223 key=key-x8rxuaqtj18vqXiHFjQH mode=scroll]

Com informações do Ministério da Economia / Receita Federal

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 263 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook