fbpx
EM DESTAQUE MATO GROSSO POLICIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação “Mantus” | João Arcanjo Ribeiro é preso novamente por suspeita de comandar organização criminosa em Mato Grosso

Além de Arcanjo estão presos o seu genro Giovanni Zem Rodrigues e o empresário Frederico Muller Coutinho
(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Além de João Arcanjo Ribeiro, a Polícia civil prendeu também o seu genro, Giovanni Zem Rodrigues, e outros 29 mandatos de prisão, com 33 mandatos de busca e apreensão, para desmantelar a organização criminosa instalada em Cuiabá e mais 5 cidades de Mato Grosso, além de Guarulhos, em São Paulo.

Além de Arcanjo estão presos o seu genro Giovanni Zem Rodrigues e o empresário Frederico Muller Coutinho

A “Operação Mantus”, realizada por policiais do Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) na casa do ex-comendador e a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso em conjunto pela Delegacia Especializada de Fazenda e Crimes Contra a Administração Pública (Defaz), foi desencadeada a partir de investigações que inciaram em 2017, e revelaram um esquema criminoso atuante em municípios matogrossenses, que estavam sendo monitorados por fortes suspeitas de lavagem de dinheiro através da contravenção conhecida como “Jogo do Bicho”.

Recém libertado, João Arcanjo Ribeiro fico em presídios de segurança máxima nos últimos 17 anos e havia conseguido recentemente a liberdade por cumprimento da pena, mas, foi preso novamente em sua residência no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá, e encaminhado neste momento, para a sede  da Acadepol (Academia de Polícia) , no bairro Osmar Cabral.

Ao todo são 63  mandatos judiciais sendo cumpridos, com 33 de prisões preventivas e 30 de buscas e apreensões, expedidos pelo juiz Jorge Luiz Tadeu, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

Uma coletiva de imprensa será dada pela Polícia Judiciária Civil – PJC, às 9:30 hs, e serão repassados os detalhes da investigação que está desbaratando a ORCRIM do Jogo do Bicho em Mato Grosso.

INVESTIGAÇÕES DESDE 2017 

De acordo com nota enviada há pouco pela PJC, as investigações iniciaram em agosto de 2017, conseguindo descortinar duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho no Estado de Mato Grosso, e que movimentaram em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões. Uma das organizações é liderada por João Arcanjo Ribeiro e seu genro Giovanni Zem Rodrigues. A outra é liderada por Frederico Müller Coutinho.

João Arcanjo Ribeiro, conhecido como “Comendador”, é acusado de liderar o crime organizado em Mato Grosso, nas décadas de 80 e 90, sendo o maior “bicheiro” do Estado, além de estar envolvido com a sonegação de milhares de Reais em impostos, entre outros crimes.

No ano de 2002, Arcanjo foi alvo da operação da Polícia Federal, Arca de Noé, em que teve o mandado de prisão preventiva expedido pelos crimes de contravenção penal, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídio. A prisão do bicheiro foi cumprida em abril de 2003 no Uruguai. Arcanjo conseguiu a progressão de pena do regime fechado para o semiaberto em fevereiro de 2018, após 15 anos preso.

SODOMA

Além de João Arcanjo Ribeiro, foi preso também o conhecido empresário Frederico Müller Coutinho, que é um dos delatores da “Operação Sodoma”, que investigou fraudes que resultaram na prisão do ex-governador Silval Barbosa. Müller trocava cheques no esquema e chegou a passar dinheiro para o então braço direito do ex-governador. Os cheques teriam sido emitidos como parte de um suposto acordo de pagamento de propina ao grupo político do ex-governador.

[metaslider id=33744]

 

Frederico Muller Coutinho é suspeito de liderar organização que disputa com João Arcanjo Ribeiro.

Durante as investigações, foi identificada uma acirrada disputa de espaço pelas organizações, havendo situações de extorsão mediante sequestro praticada com o objetivo de manter o controle da jogatina em algumas cidades.

Os investigadores também identificaram remessas de valores para o exterior, com o recolhimento de impostos para não levantar suspeitas das autoridades. Foram decretados os bloqueios de contas e investimentos em nome dos investigados, bem como houve o sequestro de ao menos três prédios vinculados aos crimes investigados.

Os suspeitos vão responder pelo crime de organização criminosa, lavagem de dinheiro, contravenção penal do jogo do bicho e extorsão mediante sequestro, cujas penas somadas ultrapassam 30 anos.

INTEGRAÇÃO DAS POLÍCIAS

O delegado titular da Gerência de Combate ao Crime Organizado, Flávio Stringueta, cita a integração entre a GCCO e a Defaz como um dos pontos principais para o êxito das investigações.

“Em especial, dos Núcleos de Inteligência, que desempenharam um trabalho de excelência, sob a coordenação do delegado Luiz Henrique Damasceno”, destacou.

Para o delegado, Luiz Henrique Damasceno, um dos coordenadores das investigações, a ação demonstra o trabalho qualificado da Polícia Civil. que por meio do uso do Laboratório de Dinheiro, visou atacar principalmente o aspecto financeiro das organizações criminosas.

A operação coordenada pela Diretoria de Atividades Especiais, conta com o apoio da Diretoria Metropolitana, Diretoria do Interior, além do auxílio do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil na coleta dos dados, que foram trabalhados pelas equipes que atuaram diretamente no Inquérito Policial.

MITOLOGIA

De acordo com a nota, a PJC escolheu o nome de “Mantus” da mitologia etrusca, onde Manto (em latim: Mantus) é o Deus do mundo dos mortos no vale do rio Pó. Manto também é conhecido como o Deus do azar, onde chamava atenção  de suas vítimas através de jogos, roubando assim suas almas.

VEJA IMAGENS DA OPERAÇÃO QUE ESTÁ EM ANDAMENTO EM CUIABÁ:

Com informações do HiperNotícias

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 266 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook