fbpx
ALTA FLORESTA EM DESTAQUE MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo Secretário de Saúde no município convoca imprensa para apresentar plano de ação na saúde de Alta Floresta

(Last Updated On: 7 de agosto de 2019)

Com respostas ainda pouco satisfatórias, o novo secretário de saúde de Alta Floresta, que já é o quinto desta gestão a ocupar a pasta, convocou a imprensa local para se apresentar e pontuar suas diretrizes de ação para pouco mais de um ano e seis meses de mandato que restam ao médico Aziel Bezerra, prefeito de Alta Floresta.

DESAFIOS DA PASTA

Segundo o secretário Marcelo Costa, a saúde de Alta Floresta é um “desafio”, porém não impossível de se resolver, desde que todos de sua equipe abracem a causa e comecem a acreditar como profissional.

Como medida inicial, a partir desta segunda feira (03/06), algumas mudanças que ele vê como necessárias serão realizadas para que ele possa ganhar respaldo perante a sociedade e para com os profissionais da saúde.

Será publicada uma portaria de alteração do horário de funcionamento do atendimento da Secretaria de Saúde, que funcionará em atendimento ao público das 07:00 às 11:00 e internamente, das 13:00 às 17:00, para que a sua equipe possa ter tempo para planejar e executar serviços em andamento.

Como “primeiro passo”, a partir desta segunda feira, os pacientes não precisarão mais vir a Secretaria de Saúde para trazer seus exames e receber como resposta uma promessa sem prazo definido de quando será realizado, pois era assim que funcionava antes de assumir,  segundo o secretário Marcelo Costa, de agora em diante os pacientes terão seus exames e raios X marcados no mesmo momento em que realizarem suas consultas, por meio de comunicação interna a ser realizada pelas equipes de forma coordenada com a “Central” da Secretaria de Saúde. Para o secretário, este era um dos grandes erros cometidos pela secretaria que causaram grandes transtornos aos pacientes, e que agora este não mais precisará aguardar, mas, terá sua resposta de imediato.

O novo secretário reconheceu que a estrutura da saúde do município de Alta Floresta é bem mais complexa  que a do município de Paranaíta, aonde esteve atuando recentemente como secretário, mas, está encarando a missão como um desafio a ser vencido.

EQUIPE DESFALCADA

Marcelo Costa reconheceu que a falta de pessoal, até mesmo em sua equipe é um dos grandes desafios que a secretaria está atravessando, mas, que pretende alcançar a solução dos problemas mais emergentes com a equipe que possui.

Para o novo secretário, quando se tem “força de vontade, conhecimento e capacidade não há dificuldades… e que quando se quer fazer a diferença você faz…”, e como operador do Sistema Único de Saúde – SUS, sua gestão em Alta Floresta pretende ser um líder de sua equipe que estará cobrando dia a dia mais comprometimento com os serviços prestados a população.

Inclusive o secretário assumiu a responsabilidade, se colocando no contexto das deficiência que ainda não estão sanadas no setor da saúde no município, por tanto, ele vê como um árdua trabalho de equipe a ser realizado aonde estará cobrando e dando feedback para os servidores de todos os níveis na sua pasta.

FARMÁCIAS BÁSICAS

Ao ser perguntado sobre a falta de medicamentos nas farmácias básicas e nos posto de saúde, o secretário alegou que na verdade, quando há falta de medicamentos, em geral não são os medicamentos que a prefeitura está responsável a fornecer, na sua grande maioria são medicamentos que o Estado e o Ministério da Saúde tem faltado com o município, e que o cidadão ao ficar sem o medicamento acaba pensando que a secretaria é a grande responsável pelos desfalques no fornecimento.

FALTA DE MEDICAMENTOS

Com relação ao atendimento na zona rural e em postos de saúde, o secretário afirmou que na sua gestão não irá permitir a atuação de servidores que não sejam credenciados pela programa de saúde, como enfermeiros, farmacêuticos e médicos contratados pelo município, pois acabaria incorrendo em um crime, a partir de agora só serão atendidas as pessoas por profissionais capacitados em seus postos de trabalho, caso não haja um médico, farmacêutico ou um enfermeiro a disposição do posto de saúde ou farmácia básica, não serão fornecidos os medicamentos e nem atendidos os pacientes, pois garantiu que enquanto for secretário nenhum servidor da área administrativa que não estiver qualificado para fazer um curativos ou atender um paciente atuará no lugar dos profissionais da saúde, que serão os únicos autorizados a atender a população.

GESTÃO DE RECURSOS

Ao ser perguntado sobre a autonomia com a verba de 39 milhões do orçamento da secretaria municipal de saúde para 2019, o secretário disse que em conversa com o prefeito ganhou a liberdade de gerir a secretaria ada forma que achar melhor, mas, não respondeu se será o principal responsável pela aplicação da verba aonde melhor lhe convier.

Afirmou ainda que os 39 milhões que a secretaria dispõe são insuficientes para tocara a saúde do município, e que estará buscando recursos junto a verbas federais e estaduais com políticos dispostos a atender o município.

PROFISSIONAIS CONTRATADOS

Sobre o quadro de profissionais da saúde, o novo secretário afirmou que está elaborando uma nova planilha de horários para ajustar a carga horária dos médicos, plantonistas, enfermeiros e demais servidores, pois a demanda de 40 horas ou 20 horas precisa estar devidamente formatada no cronograma de sua administração.

UPAs INACABADAS

Ao ser indagado sobre as Unidades de Pronto Atendimentos – UPAs que estão com as obras paralisadas, o secretário afirmou que não há qualquer previsão concreta para a conclusão das obras, pois o município terá ainda que fornecer ao Ministério da Saúde uma readequação da obra para prever um novo recurso junto a união que, segundo ele, não está dispondo destes recursos no momento. 

Marcelo Costa afirmou que o próprio Ministério da Saúde, por meio de portaria solicitou essa readequação para prover os recursos para que as obras das UPAs voltem ser retomadas.

RECURSOS PERDIDOS

Ao falar sobre o bloqueio dos recursos, na soma de R$ 118,00 reais ao mês, promovidos pelo Ministério da Saúde, por conta da fiscalização e das precariedades encontradas nas unidades de saúde do município, o secretário alegou que na verdade não foi perda de recursos, e sim bloqueio de unidades, e que essas precisam ser credenciadas novamente para que haja uma nova fiscalização e assim então sejam liberados novos recursos.

CONCURSO PÚBLICO

E que essas questões estão sendo avaliadas juntamente com a procuradoria geral do município, pois o grande impasse se dá com relação a carga horária dos profissionais que para o Ministério da Saúde tem que ser de apenas um profissional de 40 horas, mesmo que o município proponha oferecer até dois profissionais de 36 horas.

Com relação aos profissionais médicos contratados, o secretário afirmou que a secretaria está em conversação com o Ministério Público, apresentando um cronograma de funcionamento até que seja realizado e efetivada novas contratações por meio do Concurso Público.

Pra concluir, o secretário Marcelo Costa reafirmou que não há data definida para a reabertura da farmácia básica da Rodoviária municipal, pois segundo ele, até que seja realizado o Concurso Público, o município não dispõe de profissional capacitada para atender na sede da farmácia como obriga, por força de legislação própria, o Conselho Regional de Farmácia.

ASSISTA A ENTREVISTA DO NOVO SECRETÁRIO MARCELO COSTA CONCEDIDA NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA (31/05):

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 112 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook