PUBLICIDADES
ADVOCACIA ARTIGOS COLUNISTAS COTIDIANO EM DESTAQUE ESTILO DE VIDA MULHER & FAMÍLIA ÚLTIMAS

Casamento é coisa do passado, o “negócio” agora é Contrato de Namoro

Banner Mage Force
(Last Updated On: 17 de junho de 2019)

Publicado em 16/06/2019 – 

Mais prático que romântico, contrato de namoro é opção para blindar patrimônio. Esse contrato tem, na maioria, um perfil de adeptos: pessoas mais velhas, viúvas ou divorciadas com um patrimônio pessoal que não desejam dividir no caso de uma separação.

Ele surgiu quando a lei 9.278/96 eliminou qualquer exigência de prazo mínimo, que já foi de cinco anos, para a configuração de uma união estável. Para esclarecer sobre esse assunto, a advogada Muryel de Campos Rodrigues. Confira:
 
Casamento é coisa do passado, o "negócio" agora é Contrato de Namoro 65
Dra. Muryel Campos

Por que deve fazer um contrato de namoro?

O objetivo de celebrar o contrato é declarar por meio de instrumento público registrado em cartório que o relacionamento amoroso é um simples namoro. É uma forma de “dizer”: “Sociedade, é só um namoro tá? Não queremos constituir família. E se nosso amor acabar, ninguém terá direito de exigir nada um do outro”. 
 

Visa afastar a constituição de união estável e/ou homoafetiva, já que, legalmente, não há previsão de tempo para ser caracterizada, logo, é uma forma de proteger seu patrimônio.

Importante mencionar que, atualmente, as pessoas que optam por efetivar esse contrato, são pessoas que já possuem um patrimônio significativo e desejam afastar qualquer efeito patrimonial da relação amorosa (Ex. Pensão alimentícia, partilha de bens, herança) caso venha litigar em uma ação de reconhecimento e dissolução de união estável/homoafetiva.

Todavia, o contrato não pode ser celebrado de forma fraudulenta, a fim de maquiar uma união estável e/ou homoafetiva já existente.
 

Como deve ser o contrato? Os itens que podem ser adicionados ao contrato? Traição, por exemplo?

O Contrato deve conter a qualificação das partes, a data de início do namoro, a declaração das partes de que a intenção é um simples namoro e que reconhecem que a relação de namoro não lhes dá o direito de pleitear partilha de bens, pensão alimentícia, herança, entre outros. 

Quanto a fidelidade mútua (traição), trata-se de dever do casamento, que ao meu ver, não cabe explicitar no contrato de namoro já que a intenção é não constituir família. Todavia, é possível acrescentar clausula de respeito mútuo que intrinsecamente pode ser subentendido entre as partes que deve haver a fidelidade na relação, além de lealdade, cuidado, harmonia. Ademais, considerando a modernidade que vivenciamos hoje por meio da tecnologia, é possível também acrescentar clausula de indenização por danos morais a fim de coibir publicação de imagens íntimas e/ou vexatórias após o rompimento do namoro.

 

O contrato de namoro não tem a mesma função da união estável?

Não. O objetivo é justamente “afastar” nesse primeiro momento da relação, a união estável que, para ser caracterizada, o art. 1.723 do Código Civil, institui os requisitos: convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. ” Ou seja, deve haver a genuína intenção mutua de constituição de família, caso contrário, será um mero namoro ainda que perdure a relação por anos. 
 
 
Precisa de um tempo mínimo de união?
Precisa ser assim que iniciar o namoro efetivamente (quando decidirem dar publicidade).
 

Os dois precisam querer o contrato? Precisa de um advogado para isso?

Sim, precisam estar de comum acordo até porque ambos irão assinar. Não necessariamente, mas já que a intenção do contrato é viabilizar a proteção patrimonial, melhor que seja analisado por um advogado de confiança, principalmente, porque ele irá avaliar se a situação do namoro do cliente já apresenta fortes indícios de união estável, como por exemplo, dividir contas residenciais, pernoite um na casa do outro, publicação em rede e social como se “casados” fossem mesmo não sendo civilmente (Ex. status de relacionamento como ‘relacionamento sério’ ou ‘casado’ ), o trato social, Ex. ao apresenta-lo a alguém, diz: “Este é meu esposo(a)”. 
 

Algumas das pessoas que optam por esse modelo querem evitar golpes, pode citar alguns desses golpes?

Considerando que atualmente há golpistas emocionais que visam somente vantagens financeiras, a celebração do contrato é uma forma de coibi-los, porque a intenção do contrato é justamente proteção patrimonial. O golpista vai estudar formas de constituir provas para caracterizar união estável e, em momento oportuno, pode ajuizar ação requerendo reconhecimento e dissolução da união a fim de receber pensão, partilha de bens, entre outros efeitos patrimoniais.
 

Precisa de testemunhas para assinar o contrato? Consta regime de partilha de bens?

Não necessariamente, mas, como advogada, aconselho que tenha. Não deve constar regime de bens, pois há previsão legal para regime de bens somente para quem for contrair matrimônio. (Casamento).
 
Muryel de Campos Rodrigues, é advogada, OAB/MT – 23.044/O.
Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Legale em São Paulo – SP. 
COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
Casamento é coisa do passado, o "negócio" agora é Contrato de Namoro 66
Seguir:
(Visited 62 times, 1 visits today)
Anúncios
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Última chance de comentar!

“RAPIDINHAS”

Eu não posso mais ver um jovem de 14 , 15 anos assaltando e sendo violentado pela polícia. As vezes só por que roubou um celular

Condenado solto – Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

 

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

OPÇÕES 2020

Na sua opinião, qual seria sua opção em 2020?

1) - Oliveira Dias
6 Vote
2) - Dida Pires
2 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
0 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Mequiel Zacarias
7 Vote
7) - Luiz Araújo
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Emerson Machado
2 Vote
10) - Ademir Bruneto
-1 Vote
11) - Rodrigo Arpini
5 Vote
12) - Jairo De Carli
1 Vote
13) - Moisés Prado
0 Vote
14) - Robson Silva
2 Vote
15) - Elói Luiz de Almeida
0 Vote
16) - Robertinho Motos
3 Vote
17) - Coronel Ribeiro
14 Vote
18) - Nenhum destes...
7 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/11/19
06 22 24 28 39 41
Dupla Sena 2
2019/11/19
12 15 18 24 36 50
Quina
2019/11/19
25 47 62 66 75
LotoMania
2019/11/19
00 10 11 25 27 29 32 48 49 50 53 54 59 60 63 67 70 75 80 84
LotoFacil
2019/11/18
01 03 05 06 07 08 09 10 11 19 20 21 23 24 25
TimeMania
2019/11/19
06 12 19 46 48 52 76
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */