fbpx
EM DESTAQUE GOVERNO MAURO MENDES MATO GROSSO POLÊMICAS E CONFUSÕES POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Mato Grosso estuda substituir delegados por escrivães e investigadores para chefiar delegacias

Para a presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, esta Lei está defasada, tendo em vista o nível dos investigadores que se encontram na ativa: pós graduados, mestres e doutores em várias áreas.
(Last Updated On: 30 de julho de 2019)

A proposta partiu dos sindicatos dos policiais civis do Estado de Mato Grosso, que sugeriu ao governo do Estado, como forma proporcionar de economia aos cofres público, enquadrando como aproveitamento de pessoal profissionais qualificados que já atuam na Polícia Judiciária Civil do Estado.

Para a presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, esta Lei está defasada, tendo em vista o nível dos investigadores que se encontram na ativa: pós graduados, mestres e doutores em várias áreas.

A reunião, realizada com o governador Mauro Mendes, na sede do governo do estadual, o Palácio Paiaguás, em Cuiabá, no último dia 24 de julho (Quarta), contou com a presença dos representantes do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepol), Sindicato dos Escrivães de Polícia Judiciária Civil (Sindepojuc) e Sindicato dos Investigadores (Sinpol-MT). 

VEJA AQUI A MATÉRIA NO SITE DO SINDICATO

A pauta foi apresentar meios para reduzir os custos com o aproveitamento da mão de obra qualificada existente na instituição. Segundo a presidente do Sinpol, Maria Alice Amorim, uma das sugestões feitas na reunião com o Poder Executivo foi a de que o cargos ocupados por delegados possam ser exercidos por outros policiais com formação acadêmica adequada à posição.

Anteriormente, a informação divulgada era de que os policiais poderiam ocupar cargos de delegado, o que foi corrigido posteriormente. 

“Na verdade, isto foi destorcido, não é uma proposta do governo. A proposta que gerou confusão versa que na Policia Civil os cargos de chefia são ocupados exclusivamente por delegados. Porém, em alguns não há necessidade de ser ocupado por delegado, como é o caso do Recursos Humanos (RH). Não há necessidade de formação do curso de direito para ocupar esta função”, disse o presidente do Sindicato dos Escrivães, Davi Nogueira.

Segundo Davi, seria interessante pegar um policial da área para exercer o cargo de chefia, já que seria mais barato para o estado e possibilitaria que os delegados fossem colocados para exercer suas funções para qual fizeram concurso público. 

“A Acadepol não precisa também. Porque é um lugar de ensino, que é mais usada em épocas de concurso. Hoje, temos dois delegados à disposição lá. Seria muito melhor colocar um polciial formado nesta área de educação, que seria menos custoso. Se alterar esta lei, com certeza o estado terá economia muito grande”, disse Davi.

Porém, Maria Alice discorda da proposta. “A polícia no Brasil inteiro tem o princípio da hierarquia, chefiada por delegados. Se a polícia é chefiada por delegado de polícia, constitucionalmente, as decisões são todas validadas no Conselho Superior de Polícia Judiciária Civil, e os conselhos (nove membros), os diretores da polícia, assim como os diretores da academia, fazem parte do conselho. Se você tira essa hierarquia, piora a situação”, afirma.

 
O governador estabeleceu prazo de 15 dias para que cada sindicato apresente proposta a ser discutida em relação ao estatuto da categoria em busca de se obter um acordo entre as partes.

“A atualização do estatuto não compreende uma guerra de poder e, sim, uma decisão que você considera para melhorias na instituição. As alterações necessárias deverão ser em comum acordo com os sindicatos”, ponderou a presidente.

 
Uma das sugestões dadas por Maria Alice foi sobre contar com um assessor em uma delegacia que apoiaria o delegado de polícia. De acordo com o secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, esta seria uma boa sugestão já que este assessor poderia ter uma contratação temporária por até cinco anos, desde que atendesse os requisitos para ocupação da vaga, como, por exemplo, ser bacharel em Direito e com contratação direta pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

“De forma alguma estamos querendo que investigadores e escrivães atuem como delegados. A proposta é para que os cargos de chefia possam ser ocupados por eles. Claro que, por parte da direção da Polícia Civil, há uma resistência. São cargos de chefia, por isso levamos até o governador. Se ele quer economizar, tem que partir dele”, finalizou Davi.
 
Em dezembro do ano passado, 15 delegados de polícia que passaram no concurso público realizado em 2017 foram empossados. 

Os delegados foram os primeiros chamados após a homologação do resultado final do concurso público, realizado em 2017, para formação de cadastro de reserva.

Com informações do Olhar Direto – Wesley Santiago.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 585 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook