fbpx
ALTA FLORESTA CRIMES AMBIENTAIS MATO GROSSO POLICIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maquinários apreendidos pelo IBAMA em madeireiras clandestinas serão doados a Alta Floresta, Colniza e Cotriguaçú

Donos dos maquinários tentaram reaver os bens, mas, foram autuados em flagrante pelos agentes do IBAMA
(Last Updated On: 30 de julho de 2019)

O Ibama interrompeu extração ilegal de madeira em estágio inicial em Unidades de Conservação (UCs) na divisa do Amazonas com Mato Grosso. Foram apreendidos quatro tratores, uma serraria móvel, uma motocicleta e cerca de 100 metros cúbicos de madeira em tora.

Donos dos maquinários tentaram reaver os bens, mas, foram autuados em flagrante pelos agentes do IBAMA

O maquinário, avaliado em R$ 500 mil, foi depositado temporariamente em base da Fundação Nacional do Índio (Funai) e posteriormente serão destinado a prefeituras dos municípios mato-grossenses de Cotriguaçu, Colniza e Alta Floresta.

Agentes ambientais identificaram ramais abertos para escoamento da madeira. As vias cortam a Reserva Extrativista (Resex) Guariba Roosevelt, em Colniza (MT); e a Resex do Guariba e o Parque Estadual Guariba, ambos em Novo Aripuanã (AM).

Ao perceber que os equipamentos usados na exploração florestal haviam sido localizados, os responsáveis pela atividade se apresentaram como proprietários dos bens. Eles foram autuados pela abertura de ramais na floresta e por extração de madeira em área não permitida. As multas totalizam R$ 360 mil.

Reservas Extrativistas são áreas protegidas usadas por populações tradicionais. Nesses locais, a extração de madeira para fins comerciais só é permitida em situações especiais, quando realizada de forma sustentável e com o objetivo de complementar outras atividades desenvolvidas na reserva.

O Parque Estadual do Guariba é uma Unidade de Conservação de proteção integral onde é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais em atividades de recreação, turismo ecológico, pesquisa científica e educação ambiental. Dois acampamentos usados pelos madeireiros foram identificados no interior do parque.

Além das sanções administrativas (multas e apreensões) aplicadas, os infratores responderão pelas atividades ilegais em âmbito criminal.

A fiscalização na região será intensificada para reprimir violações à legislação ambiental e práticas como evasão fiscal e trabalho análogo à escravidão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama – Foto: Divulgação

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 770 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook