Banner Eco Ville PUBLICIDADE
BARRACOS & CONFUSÕES EM DESTAQUE FAKE NEWS GOVERNO MAURO MENDES MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS VÍDEOS

Governo de Mato Grosso desmente informação sobre morte de 25 indígenas com dados oficiais da CNBB

Banner Mage Force
(Last Updated On: 25 de setembro de 2019)

Relatório produzido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) mostra que, em 2018, houve o assassinato de dois indígenas no estado de Mato Grosso.

Governo de Mato Grosso desmente informação sobre morte de 25 indígenas com dados oficiais da CNBB 65

O Cimi é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma das instituições mais respeitadas do país no tocante à defesa dos direitos humanos.

O relatório desmente a versão dada pela representante da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, filiada ao PSOL-, em fala realizada na Semana do Clima, em Nova Iorque, nesta semana.

De acordo com ela, Mato Grosso seria o quarto estado com o maior número de assassinatos contra indígenas, com 25 homicídios no ano passado.

A informação foi contestada pelo governador Mauro Mendes durante o evento, que questionou a representante em razão da inverdade dos dados apresentados por ela.

O relatório do Cimi, intitulado “Violência contra os povos indígenas no Brasil”, mostra que o campeão em homicídios contra indígenas no ano passado foi o estado de Roraima (62), seguido de Mato Grosso do Sul (38), Paraná (8), Ceará (7) e Amazonas (6).

O documento foi elaborado com base em dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), secretarias estaduais de saúde, dentre outros órgãos oficiais.

Desde o início da gestão, o Governo de Mato Grosso tem dado especial atenção à causa indígena, tendo realizado ações concretas para garantir a eles o direito à cidadania, saúde, educação, lazer e preservação da cultura.

Além disso, tem atendido às reivindicações dos indígenas no sentido de ajuda-los a produzir alimentos em suas terras, garantindo o desenvolvimento sustentável das etnias.

A DISCUSSÃO NA ONU:

A discussão entre o governador de Mato Grosso e a índia maranhense, Sonia Guajajara, foi gravado por jornalistas presentes à discussão e o vídeo postado pelo portal O Globo.

Mauro está desde a última sexta-feira (20), presente às discussões ambientais em terras americanas, na “Semana Clima”, e ainda nos eventos paralelos que vêm ocorrendo fora da agenda principal.

O chefe do Executivo mato-grossense ao discordar de Guajajara mostrou, aliás, bastante irritação com a representante indígena, sobre os dados apresentados por ela, no evento, apontando o elevado índice de queimadas em reservas e assassinatos de índios em Mato Grosso. Os números usados por Sônia são da Human Rights Watch, Global Witness e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mendes chegou a acusar a indígena de não viver em Mato Grosso, assim longe das informações reais ao retrucar, sobretudo, a informação dada por Sônia Guajajara, que classificou Mato Grosso como o 4º estado brasileiro com o maior índice de assassinatos de indígenas no país. “Só no ano passado foram 25 assassinatos indígenas. Você sabe desta conta? Não sabe”, disse ainda Guajajara ao governador.

Sônia Bone de Souza Silva Santos, nome civil de Sônia Bone Guajajara, da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, é uma líder indígena brasileira, formada em Letras e em Enfermagem, especialista em Educação especial pela Universidade Estadual do Maranhão.

No bate-boca, Mendes acusou a índia maranhense de não conhecer o Estado para apontar números inverídicos sobre ele.

“Vocês estão falando de Mato Grosso sem viver ou estar em Mato Grosso”.

Chegando a lembra-la sobre o decreto de Bolsonaro que legalizou, este ano, as queimadas em terras indígenas. E ainda revelando que grande parte dos incêndios ocorridos em Mato Grosso, teria, aliás, começado nestas terras. (FONTE: OBOMDANOTÍCIA)

ASSISTA O VÍDEO OM A DISCUSSÃO DE MAURO MENDES COM A INDÍGENA NA ONU:

Confira o relatório do Cimi:

 

Com informações da : Secretaria Adjunta de Comunicação (Secom) – Governo do Estado de Mato Grosso

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

Danny Bueno

Diretor de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)
Governo de Mato Grosso desmente informação sobre morte de 25 indígenas com dados oficiais da CNBB 66
Seguir:
(Visited 35 times, 1 visits today)
Anúncios
Banner Eco Ville
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

Danny Bueno

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, construiu carreira, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, é roteirista, produtor de eventos, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É filiado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno)

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Última chance de comentar!

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

“RAPIDINHAS”

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

 

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

OPÇÕES 2020

Na sua opinião, qual seria sua opção em 2020?

1) - Oliveira Dias
6 Vote
2) - Dida Pires
2 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
0 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Mequiel Zacarias
4 Vote
7) - Luiz Araújo
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
-1 Vote
9) - Emerson Machado
1 Vote
10) - Ademir Bruneto
-1 Vote
11) - Rodrigo Arpini
5 Vote
12) - Jairo De Carli
1 Vote
13) - Moisés Prado
1 Vote
14) - Robson Silva
1 Vote
15) - Elói Luiz de Almeida
0 Vote
16) - Robertinho Motos
2 Vote
17) - Coronel Ribeiro
13 Vote
18) - Nenhum destes...
5 Vote

PERGUNTINHA DO MÊS:

 

Recentemente a Câmara de Vereadores de Alta Floresta rejeitou uma Moção de Repúdio destinada ao Prefeito Asiel Bezerra. Na sua opinião de eleitor, a gestão do prefeito Asiel está satisfatória e não merecia a moção, ou está de abaixo da sua expectativa e merecia receber o repúdio da população ?

A) - Satisfatória
4 Vote
B) - Abaixo das expectativas
36 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/10/15
06 13 17 19 39 44
Dupla Sena 2
2019/10/15
19 22 26 29 31 33
Quina
2019/10/16
32 55 70 73 77
LotoMania
2019/10/15
01 05 06 10 31 33 35 40 44 54 55 58 64 68 74 75 81 87 88 92
LotoFacil
2019/10/16
01 02 03 04 05 06 08 10 12 15 17 19 23 24 25
TimeMania
2019/10/15
03 06 12 32 46 59 80
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */