Banner Eco Ville PUBLICIDADES
ARTIGOS COLUNISTAS COTIDIANO CUIABÁ DESAFIOS & COMPETITIVIDADE ÚLTIMAS

A Nova Ética Protestante em Mato Grosso

Banner Mage Force
(Last Updated On: 26 de outubro de 2019)

Mudanças são essenciais e disso todos sabem, quando o dia nasce vem com ele, novas oportunidades que não são desperdiçadas. Quando passo pelos bairros da região oeste de Cuiabá, deparamos com diversos comerciantes presbiterianos, batistas, metodistas, pentecostais e neopentecostais, pessoas que se ajudam mutuamente.

A Nova Ética Protestante em Mato Grosso 65
*Cristiano Ferreira

É ingenuidade supor que um comercio e outro são de concorrência acirrada, hoje são de ajuda mutua, para garantirem a sobrevivência econômica própria e dos lugares que vivem. Em tempos de vacas magras, o importante é somar e dividir.

Em um cenário caótico de incertezas na economia brasileira, o comercio que é gerido por comerciantes evangélicos dão aulas de empreendedorismo e cogestão comercial, aliadas à tecnologia, assim se vê que não há barreiras que impeçam o desenvolvimento socioeconômico dos bairros da região oeste de Cuiabá.

Perante a dificuldade em satisfazer eficazmente às necessidades de todos os seus clientes, uma das soluções apresentadas é o processo de segmentação de mercado, que permite agrupar os clientes em grupos relativamente homogéneos.

A prática da segmentação tornou-se incontornável para que as empresas consigam concentrar os esforços de marketing em determinados alvos considerados como “favoráveis” para serem explorados comercialmente.

Há mais ou menos 50 anos atrás não havia tantos comerciantes protestantes, pentecostais e neopentecostais como hoje, o avanço dos negócios evangélicos já movimenta em Cuiabá um valor de aproximadamente 1,7 milhões de reais na cidade.

Em primeiro lugar, vamos perceber que lá, nesta “tribo” da região oeste, ao contrário do que pode parecer, há um forte pensamento religioso voltado ao empreendedorismo. Este pensamento não possui “templos”, nem “sacerdotes” ordenados, muito menos um “livro sagrado”, mas seus seguidores são tão fervorosos em suas crenças quanto um católico convicto.

Mas que culto seria este? Basicamente, seria a profunda crença de que empreender e investir de maneira eficaz no uso da Tecnologia é uma ferramenta para proporcionar prosperidade, inclusão e oportunidade para as pessoas.

Essa crença não é pode ser compreendida sem levarmos em consideração de que ela, de alguma maneira, é uma versão modificada e atualizada de uma antiga tradição que os primeiros missionários alemães e americanos trouxeram para Cuiabá no começo do sec. XX, quando chegaram da Europa e América do Norte. Pode parecer paradoxal, mas de alguma maneira, o vocabulário, as atitudes e as iniciativas de muitas pessoas que vivem e trabalham nos seus países de origem são muito, mas muito parecidas com aquelas que moldaram as vidas de protestantes europeus e norte-americanos

Observando as peculiaridades de nossa cultura em relação a religião, as nossas raízes ibéricas são fortes e resistem ao pensamento anglo germânico em relação ao labor de cada dia. Ainda há dentro dos comerciantes evangélicos de região oeste, as pessoas que aderem aos costumes católicos, sendo que na Europa, todos trabalham nos feriados sendo religiosos ou não. Essa é uma noção de valor de cada um conforme é adotada por William Dilthey e adotada por Max Weber.

Max Weber no seu livro a Ética Protestante e o Espirito do Capitalismo evoca essa questão da religião e trabalho. Como ele queria entender ‘o equipamento mental”, o “software” que o capitalista protestante projetou em sua cabeça, e que o impulsionava a sempre buscar mais e mais o lucro e desenvolver a expansão comercial, como acontece na cidade.

Creio que de certa maneira, foi o que me guiou nesse “tecno comercio”, quer dizer, compreender a “ética”, o conjunto de valores por trás das pessoas e das empresas que são responsáveis pela parte mais moderna, rica e dinâmica do Capitalismo no século XXI.

A Nova Ética Protestante em Mato Grosso 66

Se pudesse resumir essa mentalidade em uma palavra, eu poderia arriscar o “Tecno comercio” em Cuiabá, um conjunto de crenças e atitudes que não necessariamente “de Esquerda”, ou de “Direita”, pelo menos da maneira como compreendíamos estes termos nos séculos XIX e XX.

Hoje, há uma nova ética protestante que faz uma grande ampliação comercial e econômica em Cuiabá e em outras cidades da região metropolitana.

*Cristiano Sousa Ferreira – Historiador Liberal e pós graduado em Sociologia

COMENTE AQUI SOBRE ESTA NOTÍCIA!
Seguir:

DIRETO DA REDAÇÃO

Departamento de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.
A Nova Ética Protestante em Mato Grosso 67
Seguir:
(Visited 32 times, 1 visits today)
Anúncios
Banner Eco Ville
Mande suas broncas, recados e sugestões por aqui!

 

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

Última chance de comentar!

“RAPIDINHAS”

Eu não posso mais ver um jovem de 14 , 15 anos assaltando e sendo violentado pela polícia. As vezes só por que roubou um celular

Condenado solto – Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

 

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

PREVISÃO DO CLIMA

Tempo, 20 Setembro
Tempo em Alta Floresta booked.net
+45

Máx.: +46° Mín.: +28°

Humidade: 21%

Vento: NNE - 8 KPH

Tempo em Cuiabá
+40

Máx.: +42° Mín.: +31°

Humidade: 18%

Vento: NNW - 16 KPH

Tempo em Sinop
+48

Máx.: +48° Mín.: +26°

Humidade: 17%

Vento: NNW - 7 KPH

PUBLICIDADE

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

PUBLICIDADE

APOIAMOS ESTA CAUSA:

OPÇÕES 2020

Na sua opinião, qual seria sua opção em 2020?

1) - Oliveira Dias
6 Vote
2) - Dida Pires
2 Vote
3) - Edinho Paiva
0 Vote
4) - Rose Rampazio
0 Vote
5) - Dr. Charles
1 Vote
6) - Mequiel Zacarias
7 Vote
7) - Luiz Araújo
1 Vote
8) - Marinéia Munhoz
0 Vote
9) - Emerson Machado
2 Vote
10) - Ademir Bruneto
-1 Vote
11) - Rodrigo Arpini
5 Vote
12) - Jairo De Carli
1 Vote
13) - Moisés Prado
0 Vote
14) - Robson Silva
2 Vote
15) - Elói Luiz de Almeida
0 Vote
16) - Robertinho Motos
3 Vote
17) - Coronel Ribeiro
14 Vote
18) - Nenhum destes...
7 Vote

WHATS 24 HORAS – CLIQUE AQUI

ANÚNCIOS & PUBLICIDADES

“BOMBANDO” NO TWITTER

COTAÇÃO DO DÓLAR & EURO

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

LOTERIAS – ÚLTIMOS RESULTADOS:

Mega Sena
Fonte: Caixa Econômica
Boa Sorte
Dupla Sena 1
2019/11/12
13 22 34 40 41 48
Dupla Sena 2
2019/11/12
03 08 12 20 26 48
Quina
2019/11/13
01 42 45 49 75
LotoMania
2019/11/12
03 08 09 12 13 18 19 24 41 44 45 47 54 59 65 67 73 75 80 87
LotoFacil
2019/11/13
01 02 04 05 07 08 09 10 11 13 15 16 17 21 23
TimeMania
2019/11/12
12 22 63 65 66 69 73
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.
    /* ]]> */