fbpx
AGRESSÃO & VIOLÊNCIA ANIMAIS & PETS CRIMES AMBIENTAIS MATO GROSSO POLICIAIS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia ouve matador de onças de Cocalinho e libera após alegação de “legítima defesa”

Além de liberar o autor do crime ambiental, que confessou a polícia não divulgou o nome do mesmo.
(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Segundo especialista no direito penal, na lei, o excludente de ilicitude da legítima defesa não se aplica a animais, que são considerados “coisa/objeto” pela lei, e não equiparados a membros da sociedade como os seres humanos, não podendo assim figurar em situações de legítima defesa.

Além de liberar o autor do crime ambiental, que confessou a polícia não divulgou o nome do mesmo.

Um homem de 52 anos, que teve apenas as iniciais divulgadas D.S.M., se apresentou nesta sexta-feira (22), à Polícia Civil no município de de Água Boa (MT), alegando ter sido o responsável pela morte de três onças-pintadas, cujo vídeo viralizou nas redes sociais no começo deste mês.

Dois advogados que acompanhavam o homem alegaram que ele agiu em “legítima defesa”. Justificaram que os felinos foram mortos porque invadiram a propriedade em Cocalinho (MT).

O homem foi liberado sem pagar fiança, já que não tinha mandado de prisão em aberto. A confirmação foi feita pelos próprios policiais da delegacia da cidade.

De acordo com o delegado Valmon Pereira da Silva, ele ficou em silêncio durante interrogatório. Os advogados que alegaram a tese de legítima defesa, pois  segundo eles, o homem temia ser morto pelas onças.

Ainda de acordo com o delegado, o procedimento será encaminhado para a Polícia Federal em Barra do Garças (MT), pois se trata de investigação de crime ambiental contra animal silvestre em risco de extinção. Nesse caso, a competência é da PF, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

O vídeo ajudou a polícia a chegar até uma propriedade em Cocalinho (850 quilômetros de Cuiabá), no Mato Grosso. O homem que aparece no vídeo, apelidado de “Carrapicho”, a investigação conta com apoio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A polícia local afirmou que tanto o assassino quanto os proprietários da fazenda, que fica em uma região pantaneira, responderão por crime ambiental.

A onça-pintada está ameaçada de extinção e há projetos de conscientização na região em que o crime aconteceu.

DEPOIMENTO CONTRADIZ O VÍDEO

Conforme mostra o vídeo (duração 1:12”), amplamente divulgado pelas redes sociais, o próprio “Carrapicho – matador de onça”, identificado pela autora das imagens, descreve orgulhoso como foram mortas as onças (uma fêmea e dois filhotes), “tudo numa árvore só”, após subirem em uma árvore estando já acuadas pelos cachorros, e bem por isso seriam um alvo fácil para o atirador, desfazendo qualquer tese de ameaça a sua pessoa, que segundo ele, matou os animais para proteger a própria vida.

ASSISTA O VÍDEO NA ÍNTEGRA:

Com informações do Agora MT

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 576 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook