fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

BRASIL DESTAQUE EMPRESARIAL ECONOMIA EM DESTAQUE IMPOSTO DE RENDA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em 2020, Imposto de Renda poderá exigir obrigação de declarar matrícula de imóvel e Renavam

(Last Updated On: 2 de dezembro de 2019)

O Imposto de Renda 2020 pode ter novidades.

Desde o ano passado, há campos específicos para informações detalhadas de bens, mas as informações desta declaração ainda são opcionais.

De acordo com o supervisor regional do IR em São Paulo, Valter Koppe, há grandes chances da Receita exigir ainda mais detalhes na declaração de Imposto de Renda do próximo ano.

No caso, dois documentos passarão a ser obrigatórios: a matrícula de imóvel e o Renavam.

Em matéria da Folha, Koppe esclarece que o preenchimento desses dados só vale a partir de 2020, apesar de a Receita ter sinalizado que já entraria em vigor.

Inclusive, um campo adicional que permitia o preenchimento de outros tipos de registro de imóvel foi excluído, pois estava gerando muitas dúvidas no contribuinte.

Vamos entender melhor quais são esses documentos e por que eles serão necessários para evitar a malha fina.

Matrícula de imóvel para o Imposto de Renda de 2020
A matrícula de imóvel é um documento com valor de certidão que atesta a existência do imóvel, suas características e informações do proprietário.

Todos os dados do imóvel são apresentados em detalhes, incluindo metragem, ônus, localização e ocorrência de alienações, hipotecas e desmembramentos.

Assim, quaisquer operações de compra e venda que envolvam a casa, apartamento ou terreno devem ser registrados na matrícula — daí a importância de ter esse documento sempre atualizado.

Sua apresentação comprova a condição legítima de proprietário, bem como a regularidade do registro junto ao cartório responsável.

O número de matrícula do imóvel pode ser solicitado ao cartório, mas também consta na cópia da escritura.

Renavam para o Imposto de Renda 2020

O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é a identificação do veículo em território nacional, ou seja, um cadastro oficial do automóvel.

Assim como a matrícula de imóvel, o documento reúne todas as informações do veículo, tais como emplacamentos, trocas de proprietário, boletins de ocorrência e histórico de pagamentos.

O código de onze dígitos é único e intransferível, de responsabilidade do Detran de cada estado, e consta no documento do veículo.

Vale lembrar que o Renavam não tem nada a ver com o número do chassi, pois é um registro burocrático, e não um identificador técnico.

Logo, o Renavam do veículo não muda nunca, mesmo que o veículo seja vendido a outro proprietário ou a placa seja trocada.

Por que a Receita vai exigir esses documentos no IR 2020?

A tendência é que a Receita Federal exija declarações cada vez mais detalhadas do contribuinte, que permitam um cruzamento de dados mais eficiente.

Em entrevista ao Correio do Povo, o atual presidente do Sescon-RS, Celio Levandovski, explica que a inteligência artificial está por trás desses critérios mais rígidos.

Documentos como a matrícula de imóvel e Renavam já constam na base de dados do governo, por isso fica mais fácil cruzar as informações e apurar os bens do cidadão.

Antigamente, quando os campos da declaração eram abertos à descrição livre, os dados eram muito imprecisos e dificultavam o processamento do Imposto de Renda.

Agora, com o sistema 100% digital e amplas possibilidades de programação, essas informações serão compiladas e interpretadas rapidamente.

Qual a importância da declaração de bens no Imposto de Renda 2020?

A distribuição justa do Imposto de Renda depende da veracidade das declarações.

Por isso, é fundamental detalhar os bens ao fisco. Além disso, a omissão de rendimentos é um dos principais fatores que levam à malha fina.

Basicamente, a função da Receita Federal é fiscalizar o pagamento de impostos para garantir o desenvolvimento econômico e social do país.

Nessa agenda, está incluso o combate à sonegação fiscal e corrupção, que são os principais obstáculos para a garantia dos direitos fundamentais.

Os recursos arrecadados pela Receita são destinados às áreas públicas (saúde, educação e segurança, por exemplo) buscando proteger o cidadão, minimizar a desigualdade social e fortalecer a democracia.

Desse modo, é nosso dever cooperar com informações legítimas e cobrar do Estado a transparência e eficiência no processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

Os documentos já eram obrigatórios no IR 2019?

A obrigatoriedade da matrícula de imóvel e Renavam só deve passar a valer no IR 2020.

Na edição de 2019, a mudança mais significativa foi a inclusão obrigatória de CPF dos dependentes e alimentandos de qualquer idade.

Para o próximo ano, confira todas as informações no site da Receita, e não se esqueça de separar o número da matrícula e do Renavam para o próximo ano.

Fonte Parceiro: https://contadores.contaazul.com/

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 153 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook