CIÊNCIAS E TECNOLOGIA BOAS NOTÍCIAS BRASIL EM DESTAQUE ESTUDOS CIENTÍFICOS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto liderado por brasileira vai mapear o genoma de 15 mil pessoas

(Last Updated On: 16 de dezembro de 2019)

Agência Brasil

O projeto DNA do Brasil vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros para que seja possível prevenir e tratar doenças, além de mapear os ancestrais da população.

A inciativa, liderada por uma cientista brasileira e lançada nesta semana, será o primeiro projeto de sequenciamento de DNA em larga escala no país, ou seja, vai inserir o Brasil no mapa mundial dos estudos genômicos.

“Nosso projeto quer fazer um panorama geral da população, com um número grande de brasileiros para que a gente possa fazer pesquisas mais aprofundadas tanto sobre a genética da nossa saúde, quanto também sobre a nossa origem” disse a professora Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), que lidera o projeto.

Até o momento, menos de 0,5% das pesquisas realizadas no mundo contemplaram a população brasileira.

No que diz respeito à saúde, Lygia explicou que o sequenciamento do DNA dos brasileiros vai possibilitar “entender quais são as variações genéticas que estão associadas ao nosso risco de desenvolver doenças comuns”.

“O grande desafio da genética do século XXI é entender a genética da predisposição para doenças como diabetes, doença cardiovascular, Alzheimer, asma, depressão, que são doenças comuns”, explicou Lygia.

Projeto liderado por brasileira vai mapear o genoma de 15 mil pessoas 57
Lygia da Veiga Pereira, da Universidade de São Paulo (USP), lidera o projeto (Foto: Camila Boehm/Agência Brasil)

Por meio do projeto, será possível identificar genes associados a doenças e genes associados a características morfológicas – que se referem à forma do organismo.

A interpretação dos testes genéticos vai permitir também identificar a predisposição às doenças, respostas a medicamentos e levar ao desenvolvimento de novas terapias.

Banco de dados público

Além de desvendar as características do DNA dos brasileiros, o projeto tem o objetivo de montar um banco público com dados genéticos da população brasileira que ficará disponível para pesquisadores de todo o mundo.

“Esse banco de dados vai poder ser explorado e garimpado para a gente fazer muita descoberta, tanto do ponto de vista de saúde, como de evolução e até histórico”, disse.

O projeto pretende mapear o genoma de 15 mil pessoas, com idades entre 35 e 74 anos, que já integram a amostra do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa), a maior pesquisa epidemiológica do país, financiada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Elsa abrange moradores dos estados da Bahia, de Minas Gerais, do Espírito Santo, Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Projeto liderado por brasileira vai mapear o genoma de 15 mil pessoas 58
Procedimento de extração de DNA (Foto: Camila Boehm/Agência Brasil)

Essas 15 mil pessoas têm sido acompanhadas clinicamente desde 2008 e agora as informações genéticas serão agregadas a esse banco de dados, conforme elas forem assinando o termo de consentimento. O sigilo delas está garantido, segundo Lygia.

“Existe uma série de mecanismos para gente poder trabalhar com esses dados, mas de forma absolutamente anônima. A gente precisa ter segurança sobre a privacidade das pessoas e, ao mesmo tempo, poder usar esses dados para fazer descobertas”, disse ela.

Primeira etapa

Os recursos para sequenciar o genoma completo dos primeiros três mil brasileiros – que correspondem à primeira etapa do projeto – foram garantidos pela empresa Dasa.

“Atualmente a gente consegue fazer o processamento de cerca de 40 genomas completos a cada dois ou três dias. É uma alta capacidade, que vai permitir que a gente sequencie as primeiras três mil amostras em seis meses. Depois, completar todas as 15 mil em até dois anos”, disse Gustavo Campana, diretor-médico da Dasa.

Campana explicou que, com a evolução da tecnologia, houve uma queda no custo de sequenciamento de um genoma completo.

“Por exemplo, no projeto Genoma Humano [na década de 1990], um único genoma demorou 13 anos e custou mais de R$ 3 bilhões. Hoje, nós conseguimos sequenciar um genoma em torno de 36 a 48 horas por cerca de US$ 1 mil”.

Para o sequenciamento dos 12 mil genomas restante, há uma proposta em andamento que depende da captação de recursos pelo projeto.

O diretor da Dasa contou que, apesar de os valores das negociações serem confidenciais, a empresa tem uma proposta para realizar o restante do sequenciamento em valor abaixo do que havia sido proposto por outros laboratórios.

Uma das propostas chegou a orçar em US$ 650 dólares cada genoma completo sequenciado.

Projeto liderado por brasileira vai mapear o genoma de 15 mil pessoas 59
O custo do sequenciamento de um genoma completo caiu consideravelmente nas últimas décadas (Foto: Camila Boehm/Agência Brasil)

Além da Dasa, outras empresas privadas estão envolvidas para realização do projeto: a Illumina, que vai fornecer os insumos para o sequenciamento; e a Google Cloud, que vai processar os dados de sequenciamento em sua nuvem, permitindo análises e cruzamento de dados em escala.

Após a conclusão dos primeiros 3 mil genomas, no prazo previsto de seis meses, o banco de dados já estará disponível para uso pelos pesquisadores.

“A gente vai saber exatamente aquela população que tem alto risco de diabetes, por exemplo, ou alto risco de enfartar. Então, você pode fazer terapêuticas mais precoces e faz prevenção e até alteração de hábitos de vida. No futuro, isso vai ter um impacto muito grande para deixar as pessoas mais saudáveis”, finalizou Campana.

O post Projeto liderado por brasileira vai mapear o genoma de 15 mil pessoas apareceu primeiro em O Livre.

VISUALIZAÇÕES NAS REDES SOCIAIS 0 73.6K

Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

Departamento de Jornalismo em MatoGrossoAoVivo
Projeto liderado por brasileira vai mapear o genoma de 15 mil pessoas 60
Anúncios

Última chance de comentar!

Eu não posso mais ver um jovem de 14 , 15 anos assaltando e sendo violentado pela polícia. As vezes só por que roubou um celular

Condenado solto – Luiz Inácio Lula da Silva

“Eu não sou aliado do executivo, eu sou aliado da população que me confiaram.. vou estar aqui trabalhando para o bem população, para o bem do nosso município…”

Reinaldo de Souza (Lau – PSD) – Vereador de AF

“Com efeito, devidamente instruídos os autos, verifica-se a existência de irregularidades gravíssimas caracterizadoras de atos de improbidade administrativa, arquitetadas pelos acionados, que causaram prejuízo ao erário, bem assim engendraram ofensa aos princípios da administração pública…”

Antônio Fábio da Silva Marquezini – Juiz da 6ª Vara de Justiça/Alta Floresta

“Audiência Pública já… o caminho é esse, não tem outro, eu gostaria de contar com o nosso presidente… nós precisamos acabar com essa falta de respeito que essa empresa (Águas Alta Floresta), está tendo com essa Casa de leis e em especial com a população”

Luiz Carlos de Queiroz (MDB) – Vereador de AF.

Tem que fechar mesmo, por que não vemos por parte do município interesse em resolver a questão da poeira e do asfaltamento que nunca foi concluído”.

Mequiel Zacarias (PT) – Vereador de Alta Floresta

” A Prefeitura não tem condições de fiscalizar, vocês foram lá e filmaram a casa… Já determinei as providências ao Controle Interno do município, pra apurar por meio de uma auditoria e suspendi a licitação…”

Asiel Bezerra – Pref. de Alta Floresta

“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder …”

Abraham Lincoln

2020/2/17
2020/2/14
2020/2/17
2020/2/15
error: Conteúdo Protegido ! © Todos os direitos reservados a MatoGrossoAoVivo e suas fontes expressamente citadas.