fbpx
ATUALIDADES E VARIEDADES ESTILO DE VIDA MUNDO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Experiência de educação na Nova Zelândia, país considerado modelo em educação futurista

(Last Updated On: 22 de dezembro de 2019)

Marcia Amorim Pedr´Angelo

A Nova Zelândia tem construído nos últimos anos um modelo de educação que, atualmente, é considerado o mais arrojado do mundo.

Assim, em 2017, foi eleito como o país que melhor educa para o futuro, segundo a Revista Britânica The Economist.

O que chama a atenção global é o fato da educação neozelandesa preparar o estudante, desde muito pequeno, para um grau de independência impensado em outros centros como Reino Unido, USA e, até mesmo, Brasil.

Nas escolas, as crianças são responsáveis por lidar com tarefas como cozinhar, utilizando faca, vidros e manipulando fogão, forno, liquidificadores, batedeiras e tudo que estiver ligado a esse universo, sem auxílio direto de um adulto. Além disso, limpam diariamente suas mesas e equipamentos, sem sair de nenhum espaço antes de organizá-lo.

No mesmo sentido, os pequenos usam serrotes, martelos, aparelhos elétricos e outras ferramentas nas aulas de marcenaria, tudo ligado aos conceitos maker e tecnológico. Como se não bastasse, os jovens também navegam pequenos barcos no mar aberto, sentindo-se em total controle da situação;

Os neozelandeses acreditam que se a criança pode fazer isso de maneira independente nesta idade, poderá também realizar muito mais coisas na fase adulta, trabalhando no inconsciente infantil a autoconfiança, autonomia e senso de responsabilidade. Vale dizer que antes de executar quaisquer dessas atividades, todas as crianças são bem orientadas, deixado-as preparadas aos riscos e conduzido-as a escolher a maneira mais segura de lidar com cada situação.

Dentre as principais habilidades estimuladas no desenvolvimento desse modelo educacional estão, ainda, a de aprender a observar, bem como a de buscar e resolver problemas, atentando-se sempre ao que acontece na localidade, no país e no mundo. Busca-se a todo tempo fazer a diferença no entorno, promovendo ações relevantes que auxiliem diretamente as pessoas da comunidade. Assim, imagina-se, desenha-se e cria-se de modo que todos coloquem a mão na massa durante o aprendizado, experimentando ferramentas físicas e virtuais como possíveis soluções para os desafios que precisam superar. Promove-se um clima colaborativo, valorizando o saber mútuo e também os conhecimentos pessoais. Estimula-se a busca por um propósito de vida baseado nas habilidades e competências desenvolvidas durante os anos escolares.

Os diretores e professores neozelandeses dizem que esse é o caminho para desenvolverem pessoas no estilo lifelong learning, apaixonados pela educação e motivados pelo aprendizado. Esses educadores querem que os estudantes aprendam para toda vida e não apenas para decorar conteúdos que, muitas vezes, serão esquecidos após as provas.

No Brasil, temos escolas que cada vez mais buscam se aproximar desses modelos. A médio prazo também poderemos observar mais ganhos com a implantação das novas diretrizes do Ensino Médio, o que, timidamente, começa a dar autonomia e escolha ao estudante. Esse já é o primeiro passo para algumas significativas mudanças em nosso país.

Investir e buscar uma educação que se aproxime dos países que estão com o olhar à frente do seu tempo pode fazer muita diferença na educação do seu filho. É sempre importante questionar quais são os valores, princípios e objetivos da instituição de ensino e verificar o quanto buscam por inovação e ferramentas já testadas e avaliadas em outros locais do mundo.

O post Experiência de educação na Nova Zelândia, país considerado modelo em educação futurista apareceu primeiro em O Livre.

___________________________________________

AUDIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS 0 111.4K

Deixe seu comentário e compartilhe, via Facebook e WhatsApp

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 57 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook