fbpx
BRASIL EM DESTAQUE MATO GROSSO SEGURANÇA PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil de MT paralisa atividades nesta Terça, por receber tratamento diferenciado dos demais setores da segurança

Para os Policiais Civis, o governo ignora a igualdade de função e risco vivido tanto pelos policiais militares como os PJC.
(Last Updated On: 24 de junho de 2019)

Publicado em 24/06/2019 – 

A convocação dos policiais civis de Mato Grosso atende a agenda nacional dos sindicatos que lutam pela valorização e equiparação de benefícios que só estão previstos na PEC do governo Bolsonaro a Polícia Militar, desconsiderando a igualdade de função da Polícia Judiciária Civil e demais setores.

 

Para os Policiais Civis, o governo ignora a igualdade de função e risco vivido tanto pelos policiais militares como os PJC.

Atendendo a Convocação Nacional, os servidores em Assembleia Geral Extraordinária dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (SINPOL/MT), o movimento sindical decidiu aderir ao manifesto que deverá contar com a participação de servidores em todo o Estado.

A paralisação de um dia, será nesta Terça Feira (25/06), das 13:00 hs às 18:00 hs, e deverá contar com a adesão de outros servidores dos demais setores da segurança pública estadual, não militares, que também serão afetados caso o Proposta de Emenda Constitucional – PEC, enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro, venha a ser votada e promulgada pelo legislativo.

Na lista dos setores de segurança pública que seriam afetados com essa PEC estão, Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes do sistema penitenciário e guardas municipais.

A decisão de paralisar as atividades recebeu aprovação unânime dos policiais que participaram da assembleia. O grupo foi composto por investigadores e escrivães.

De acordo com o vice-presidente do Sinpol-MT, Gláucio de Abreu Castañon, o movimento visa mostrar ao Governo Federal a insatisfação na diferenciação do tratamento dado a policiais militares e às outras polícias. 

“O objetivo é manifestar a insatisfação da categoria policial não militar (PC, PF, PRF) com essa PEC [Proposta de Emenda à Constituição] em relação ao tratamento desigualitário e desproporcional dispensado aos militares. Consideramos justo o pleito dos militares, mas não se pode tratar atividades semelhantes de forma diversa. A PEC da forma que está posta, massacra ainda mais os policiais e por consequência a segurança pública afetando a sociedade”, afirmou à reportagem.

A PEC mencionada por ele é a n. 06/2019, que pretende reformar todo o sistema previdenciário do país, cujo teor é alvo de críticas e protestos pela classe trabalhadora organizada. Militar de carreira, a proposta encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional concede benefícios e regalias aos militares que serão negadas a outras classes da segurança pública.

Para o mês que vem, dia 2, os policiais se preparam para participar de um grande movimento nacional em Brasília, com representantes de todas as polícias de todas as Unidades da Federação, onde irão dialogar com os congressistas – deputados federais e senadores – sobre a insatisfação das classes com a proposta.

A classe está diante de duas paralisações, ambas à beira de greves. A primeira tem envolvimento nacional, mencionada acima, contra as propostas do Governo Federal. A segunda, por sua vez, é contra ações do Governo do Estado, que não concedeu RGA (Revisão Geral Anual) este ano, em decorrência de um suposto caos econômico.

Em ambos os casos, os policiais civis estão com status de Assembleia aberta, estratégia utilizada por órgãos representativos para dar mais celeridade aos trâmites legais para a deflagração de paralisação. O indicativo de greve já foi aprovado.

Na lista de cidade que a  coordenação do sindicato prevê a paralisação estão, Alta Floresta, Àgua Boa, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juína, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop.

 Nas demais cidades, os servidores do Estado deverão paralisar em frente as delegacias de seu município.

Com informações do FOLHAMAX

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 126 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook