fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

ALTA FLORESTA SAÚDE PÚBLICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semana Municipal de Combate a Hanseníase é instituída em Alta Floresta

(Last Updated On: 24 de junho de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. O pico da doença no território brasileiro foi observado em 2003, com 51.941 casos. Por isso, em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a doença no país.

 

Desde essa data, o município de Alta Floresta realiza diversas ações no ‘JANEIRO ROXO’ e mobiliza a comunidade para falar sobre o assunto. Para dar maior visibilidade ao combate da hanseníase, a Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, dia 23 de junho, um Projeto de Lei que institui em Alta Floresta a Semana Municipal de Combate a Hanseníase, o projeto é de autoria da vereadora Elisa Gomes. Em entrevista para a reportagem do Jornal O Diário, a vereadora explicou que a intensão do projeto é chamar a atenção da comunidade para o crescente número de casos da doença e para desmitificar o grande preconceito que existe em cima das pessoas que contraem a doença.

A hanseníase é causada por infecção com a bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés; ela pode ser curada com 6 a 12 meses de terapia com vários medicamentos e o tratamento precoce evita deficiência. A vereadora parabenizou os servidores que atuam no Centro de Referência sobre a Hanseníase de Alta Floresta que hoje está situado no mesmo prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no setor B. Além disso, ela comentou sobre o brilhante trabalho do Núcleo-Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), que foi implantado no final do ano passado em Alta Floresta e que tem a missão de possibilitar que a hanseníase seja compreendida na sociedade altaflorestense como uma doença normal.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 79 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook