fbpx
ALTA FLORESTA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ELEIÇÕES EM FOCO MATO GROSSO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta Floresta poderá passar de 13 para 15 vereadores nas próximas eleições, se aprovada alterações na ALMT

Durante o período de recesso, pouco se viu ou ouviu falar dos vereadores do município.
(Last Updated On: 24 de outubro de 2019)

Já se encontra em processo de recolhimento de assinaturas uma PEC estadual do deputado Wilson Santos (PSDB), para que as modificações na Constituição Estadual sejam implantadas.

O aumento das vagas depende da aprovação na Assembleia Legislativa

O projeto do deputado peessedebista, que precisa colher oito assinaturas favoráveis à Proposta de Emenda Constitucional – PEC, que busca adequar a Constituição de Mato Grosso ao texto da Constituição Federal, da Emenda Constitucional Nº58, de 23 de Setembro de 2009, permite aos municípios da federação ampliar o números de vagas nos legislativos municipais, desde que a população atinja as estimativas em números já constatados pelos órgãos oficiais do governo federal.

Segundo o deputado, já há um estudo realizado por sua assessoria jurídica que demonstra o aumento para alguns municípios do Estado de Mato Grosso, entre eles, Cuiabá (capital), Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta.

De acordo com o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente a 2019, Cuiabá registra uma estimativa de população de 612.547 habitantes, considerando que o último Censo foi realizado em 2010, quando então a população calculada era de 551.098 habitantes, o que permitiria sair de 25 para 27 vereadores. Outros municípios na lista dos 10 maiores de Mato Grosso também poderão sofrer alterações em seus quadros de representantes a Câmara Municipal.

No caso de Alta Floresta, que desde o último Censo (2010), quando o IBGE constatou a presença de 49.164 habitantes, é notório o avanço e o crescimento populacional do município nos últimos 9 anos, o que leva a crer que há com certeza um número bem maior de novos moradores, acima dos 51.782 estimados pelo próprio IBGE, para o presente ano de 2019, quem dirá para 2020.

Se aprovada a emenda estadual do deputado, o município de Alta Floresta passaria automaticamente de 13 vagas no legislativo municipal para 15 cadeiras a serem disputadas já nas próximas eleições de 2020, sendo que a emenda seria posta em vigor a partir de sua aprovação.

 

Em Sinop, quarto maior município de Mato Grosso com população de 142.996 habitantes, o número de vereadores se elevaria de 15 para 19. Em Tangará da Serra, com população estimada em 103.750 pessoas, sairia de 14 para 17 vereadores. O município de Cáceres, com população de 94.376 habitantes, sairia de 15 para 17 vereadores, por ser o sétimo maior município de Mato Grosso com 90.313 habitantes, a Câmara Municipal sairia de 11 para 17 vereadores.

O última estimativa do IBGE, apontou que Lucas do Rio Verde é o oitavo maior município de Mato Grosso com população estimada em 65.534 habitantes, o que permitiria saltar de 9 para 17 vereadores a partir da adoção dos critérios da emenda 58/2009.

Várzea Grande e Rondonópolis, segundo e terceiro maior municípios de Mato Grosso, respectivamente, permaneceriam com seus atuais 21 vereadores. O mesmo ocorre com Primavera do Leste e Barra do Garças, que permaneceriam com seus atuais 15 vereadores. Estes municípios já adequaram suas respectivas leis orgânicas aos critérios da emenda 58/2009 da Constituição Federal.

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
Danny Bueno - Jornalista
Siga-me
(Visited 164 times, 1 visits today)

Danny Bueno - Jornalista

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e Rondônia, desde 1991, trabalhando para sites, jornais e emissoras de TV e rádios de Mato Grosso e Rondônia. É assessor de imprensa, roteirista, produtor, editor de conteúdo, relações públicas, consultor e analista de política e marketing social. É associado à ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
(http://www.portaldosjornalistas.com.br/jornalista/danny-bueno).

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook