fbpx

> RÁDIO MT AO VIVO <

EM DESTAQUE MUNDO POLÍTICA EM FOCO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hipótese de terceiro lockdown na França aumenta descrédito de Macron

(Last Updated On: 27 de janeiro de 2021)

O presidente francês, Emmanuel Macron, reúne o conselho de defesa sanitária nesta quarta-feira (27) por uma enésima vez desde o início da pandemia do coronavírus.

O presidente francês só é poupado em relação às medidas de apoio econômico, 26% reprovam a gestão financeira da crise, ou acham que Macron é mal assessorado..
O governo estuda decretar um terceiro lockdown geral nos próximos dias, mas o custo político da medida, as implicações econômicas e a exasperação dos franceses com as restrições de circulação, fazem Macron pensar duas vezes antes de tomar a decisão.

O contexto sanitário atual é ambíguo: os dados apontam uma deterioração da epidemia no país, mas não de forma exponencial.

O número de pacientes hospitalizados continuou a aumentar na terça-feira (26), para 27.005, o que representa uma alta de 10% em 24 horas. Cerca de 3 mil pacientes ocupam leitos de UTI, contra 2,8 mil na semana passada. A capacidade total do país se situa em torno de 7 mil leitos.

Uma pesquisa do instituto Viva Voice publicada pelo jornal Libération mostra que 57% dos franceses não confiam em Macron para tirar a França da crise sanitária. Segundo 66% dos entrevistados, o chefe de Estado não compreenderia as preocupações da população.

Para 54%, ele não tem demonstrado capacidade para lidar com o impacto social causado pelas medidas de confinamento.
Falta a Macron uma visão clara do futuro e uma estratégia definitiva contra o vírus, segundo 44% dos interrogados na sondagem.

O presidente francês só é poupado em relação às medidas de apoio econômico adotadas: apenas 26% reprovam a gestão financeira da crise, ou acham que Macron é mal assessorado em suas decisões.

Queda de atividade econômica acentuada
O jornal Le Parisien informa que o governo analisa vários cenários antes de bater o martelo sobre um terceiro lockdown. Segundo três hipóteses em estudo, dependendo da opção por um confinamento leve, mediano ou estrito, a queda da atividade econômica poderia ser da ordem de -10%, -13% ou -18%, caso as escolas fossem fechadas, bem como o comércio não essencial e os refeitórios de empresas.

O toque de recolher em vigor atualmente de 18h às 6h, diariamente, e o fechamento dos cafés e restaurantes provocam uma queda de -7% da atividade econômica, segundo o Banco Central da França.

Uma reportagem do jornal Le Figaro mostra que os franceses se sentem infantilizados pela privação de liberdade e são cada vez mais numerosos a se revoltar contra o que consideram uma “ditadura sanitária”.

Segundo o diário conservador, a hashtag no Twitter #eunãovoumeconfinar foi utilizada em mais de 40.000 mensagens desde a última sexta-feira (22). Às vésperas do recesso escolar de inverno, em fevereiro, muitos franceses anunciam que não cancelarão as férias, que continuarão fazendo festas clandestinas e falsificando atestados médicos e de empregadores para poderem sair à vontade. Muitos defendem a desobediência civil.

FONTES: AGÊNCIA BRASIL/GAZETA BRASIL

___________________________________________

COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.029 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
67 Vote
Oliveira Dias
43 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
6 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook