Site icon MatoGrossoAoVivo

Processo Seletivo da Educação de Alta Floresta é cancelado após investigação policial

(Last Updated On: 27 de dezembro de 2020)

As denúncias foram reforçadas após uma polêmica forma de se depositar as inscrições em caixas de madeira, sem qualquer critério de segurança e planejamento, expostas na porta da Secretaria de Educação de Alta Floresta.

A secretária municipal de Educação, Maria Lunar Freitas, decidiu por cancelar o edital, que dava abertura do processo seletivo, em Termo aditivo, no último dia 22/12, após denúncias de fraudes e documentação falsa anexada as fichas de inscrição de alguns candidatos que já estão sendo investigados pela Polícia Judiciária Civil.

O delegado Vinícius Nazário, a frente do caso, que foi apresentado inclusive com denúncias apresentadas pela própria secretária de educação, Maria Lunar de Freitas, no interesse de desvendar de onde partiram as provas documentais que supostamente são documentos falsificados para obtenção de vaga junto aos cargos oferecidos pela secretaria de educação em processo de contratação temporária.

O processo simplificado de nº 075/2020, destinava-se contratação de servidores municipais para a rede pública de educação, para o ano de 2021.

Além da pessoas suspeitas de terem apresentado os documentos falsificados, duas mulheres de 49 anos, tiveram suas residências investigadas pela Polícia Civil, que conseguiu por meio judicial, fazer buscas e apreensões de documentos e equipamentos eletrônicos para averiguar  por meio de perícias, a veracidade dos fatos denunciados.

A investigação foi aberta após os fatos serem noticiados à Delegacia de Polícia de Alta Floresta na última quarta-feira (16.12), por meio de um relatório da CGM/AF apontando as irregularidades.

O inquérito policial foi instaurado para apuração da venda de certificados falsos de cursos de qualificação profissional e de publicação de artigos científicos utilizados para a contagem de pontos no processo seletivo de contratação de Professor, Técnico de Desenvolvimento de Educação Infantil, Apoio Administrativo Educacional e Técnico de Administração Educacional realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta.

A Controladoria Geral do Município também recebeu várias denúncias de diretores de escolas desconfiados da venda de certificados para a contagem de pontos no processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação, o que permitiria maior pontuação e melhor classificação aos pretensos candidatos.

VEJA O TERMO DE CANCELAMENTO EMITIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:

cancelamento do processo seletivo da secretaria de educacao de alta floresta_90851-271220200914-u4TsG8Z75H
Sair da versão mobile