fbpx
ALTA FLORESTA CIDADES MATO GROSSO MUNDO JURÍDICO TJ/MT ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial será retomado em 01/02, no Fórum de Alta Floresta e mais 13 cidades de Mato Grosso

A decisão foi tomada nessa sexta-feira (29/01), em conjunto entre a presidente do TJMT, a vice-presidente e o corregedor-Geral da Justiça,
(Last Updated On: 31 de janeiro de 2021)

Comarcas de Alta Floresta, Sinop, Sorriso e outras 11 voltam a atender aos operadores de direito na segunda (02/01).

A decisão foi tomada nessa sexta-feira (29/01), em conjunto entre a presidente do TJMT, a vice-presidente e o corregedor-Geral da Justiça,
Na próxima segunda-feira (1º de fevereiro), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e quatorze comarcas iniciam a segunda etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP).
 
A medida alcança as comarcas de Cuiabá, Sinop, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Juara, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Alta Floresta, Rondonópolis, Primavera do Leste e Nova Canaã do Norte.
 
A decisão foi tomada nessa sexta-feira (29 de janeiro), em conjunto entre a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena G. Póvoas, a vice-presidente e o corregedor-Geral da Justiça, respectivamente, Maria Aparecida Ribeiro e José Zuquim Nogueira, alterando a formatação.
A nova formatação será veiculada na Portaria 154/2021 (leia AQUI), por meio do Diário da Justiça Eletrônico do dia 1º de fevereiro. Essas unidades haviam retornado à primeira etapa no dia 18 de janeiro, tendo em vista a alteração do risco epidemiológico nos referidos locais.
 
A segunda etapa tem duração de 21 dias. De acordo com a nova portaria, nesse período, será franqueado o acesso aos autos físicos apenas ao Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil, às Defensorias Públicas Federal e Estadual, à Procuradoria da União e Autarquias do Estado e dos Municípios. Essa medida será realizada mediante prévia solicitação à Diretoria do Foro, entre 14h e 18h, sendo vedado o acesso às unidades judiciárias. Os diretores dos foros deverão regulamentar a matéria.
 
Nesse período, também haverá manutenção do expediente interno, com a presença física dos servidores e colaboradores (estagiários, terceirizados e credenciados), no horário das 13h às 19h. Para tanto, deverá ser respeitado o percentual máximo de 40% do quadro da respectiva comarca. Os prazos processuais dos processos físicos e híbridos voltarão a tramitar 14 dias depois do início da segunda etapa no plano de retorno.
 
Decorridos os 21 dias, terá início a terceira etapa. Nessa nova fase, poderá adentrar aos prédios do Judiciário o público externo em geral, que efetivamente possua necessidade de atendimento presencial, devendo ser incentivada a utilização do atendimento remoto pelos meios tecnológicos disponíveis.
 
PRPAP – O Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais, está disponibilizado na Portaria-Conjunta 428/2020 (Leia aqui). Ali estão contidas todas as regras para a reabertura gradual das unidades judiciárias, fechadas em razão da pandemia da Covid-19.
 
O retorno às atividades presenciais estabelece protocolos sanitários a serem obedecidos rigorosamente pelos públicos interno e externo, a fim de evitar a propagação da doença. Leva ainda em consideração os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), para a flexibilização do isolamento social; além de informações do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
 
Organizado em cinco etapas sequenciais e obrigatórias, o PRPAP leva em consideração a classificação de risco epidemiológico da comarca, com fluxo progressivo e gradual de abertura.
 
Ainda para facilitar o acesso às informações geradas durante o período de pandemia, o Judiciário mato-grossense disponibilizou o site Covid-19, reunindo todas as portarias que tratam da reabertura dos prédios do Judiciário, regressão ou avanço em etapas, contato com os setores e magistrados e outras informações relevantes. Acesse AQUI.
  
Conheça abaixo as cinco etapas do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais. Mais abaixo, leia matérias correlatas no links dispostos. 
 
 

 

• PRIMEIRA ETAPA –  Risco Baixo e Moderado
 
          •Retorno imediato
        – Apenas público interno.
       -Percentual máximo de 40% do público interno nas unidades judiciárias.
 
• SEGUNDA ETAPA – Risco Baixo e Moderado
 
         •14 dias após o início da primeira etapa

              –  Acesso apenas a representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados      do Brasil, Defensorias Públicas Federal e Estadual, à Procuradoria da União e           Autarquias do Estado e dos Municípios, mediante prévia solicitação à Diretoria           do Foro, entre 14h e 18h, sendo vedado o acesso às unidades judiciárias.

 
 
         •2 semanas após o início da segunda fase
      – Retorno do transcurso dos prazos nos processos físicos e híbridos.
 

 

• TERCEIRA ETAPA – Risco Baixo e Moderado
 
          •21 dias após o início da segunda etapa
              – Usuário externo e o público em geral – Risco Baixo e Moderado.
 
        •1 semana após o início da terceira etapa
    – Audiências presenciais urgentes.

 

• QUARTA ETAPA – Risco Baixo
 
         •31 dias após o início da terceira etapa
           – Audiências e sessões presenciais, assim como realização de perícias,
            entrevistas e avaliações presenciais.

 

• QUINTA ETAPA – Risco Baixo
 
         •Final da Epidemia ou decisão do presidente
 
 
 
 
 
 
 
COMENTE MAIS ABAIXO A NOTÍCIA!
DIRETO DA REDAÇÃO
Seguir:
(Visited 1.153 times, 1 visits today)

DIRETO DA REDAÇÃO

Nossa equipe de profissionais atualiza diariamente um resumo das principais notícias de Alta Floresta, do Mato Grosso, do Brasil e do mundo, para manter nosso leitores sempre bem informados.

MatoGrossoAoVivo é um portal de notícias e entretenimento que cobre eventos, acontecimentos e notícias do estado de Mato Grosso, Brasil. O portal foi lançado em 2016 e oferece conteúdo em diferentes formatos, como artigos, vídeos e fotos. Além disso, MatoGrossoAoVivo também conta com um canal de Rádio/TV online (Rádio WEBLIVE - www.radioweblive.com.br ), que transmite programação ao vivo e gravada 24 horas por dia.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

VITRINE DE CLIENTES

MERCADO IMOBILIÁRIO

LEITURA OBRIGATÓRIA:

Danny Bueno - Análise dos Fatos

Especializado em Jornalismo Político e Investigativo. Está radicado nos Estados de Mato Grosso e...

DENÚNCIA ONLINE

AGRONEGÓCIO | INDICADORES

GRUPO GAMA

ENQUETE:

Em quem você votaria para prefeito de Alta Floresta, se as eleições fossem hoje?

Chico Gamba
66 Vote
Oliveira Dias
41 Vote
Robertinho Motos
2 Vote
Tony Rufato
28 Vote
Frank Almeida
9 Vote
Dr. Vinícius
19 Vote
Maria Izaura
3 Vote
Marcos Menin
3 Vote
Tutti (Oslen Dias)
5 Vote
Robson Silva
2 Vote
Luciano Silva
4 Vote
Zé Eskiva
3 Vote
Dr. Charles
4 Vote
Rose do Tradição
1 Vote
Ilmarli Teixeira
3 Vote
Doglas Arisi
7 Vote
Cezinha da Econ
0 Vote
Edson Arrotéia
4 Vote
Coronel Ribeiro
19 Vote
Christian Lima
16 Vote

COLUNAS JURÍDICAS

AUTOMOTIVOS

SAÚDE PLENA

SAÚDE E BEM ESTAR

PUBLICIDADES & PARCERIAS

CENTRAL DE INFORMAÇÕES:

APOIE ESTA CAUSA

Facebook