Site icon MatoGrossoAoVivo

Acompanhe Ao Vivo agora a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro

(Last Updated On: 20 de maio de 2020)

Jair Bolsonaro (PSL) toma posse como presidente da República agora à tarde, 1º de janeiro de 2019, em Brasília.

Clique no vídeo abaixo:

 

A cerimônia de posse presidencial começou às 14h com o desfile do cortejo da Granja do Torto até a Catedral Metropolitana de Brasília, de onde ele e a esposa, Michelle Bolsonaro, seguem para o Congresso Nacional.

A cerimônia de posse presidencial começou às 14h com o desfile do cortejo da Granja do Torto até a Catedral Metropolitana de Brasília, de onde ele e a esposa, Michelle Bolsonaro, seguem para o Congresso Nacional.

 

MINUTO DA POSSE

Veja como será o roteiro da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro como presidente:

14h10: O presidente eleito Jair Bolsonaro e a esposa, Michelle Bolsonaro, deixam a Granja do Torto com destino à  Catedral Metropolitana de Brasília.

14h30: Bolsonaro e a esposa chegam à Catedral.

14h45: Desfile do cortejo presidencial da Catedral para o Congresso Nacional.

14h50: Chegada ao Congresso Nacional.

15h: Abertura da Sessão Solene de Posse no plenário da Câmara dos Deputado, onde Jair Bolsonaro e o general Hamilton Mourão serão empossados Presidente e vice-presidente da República. Bolsonaro faz um discurso de 10 minutos.

15h45: Término da sessão solene de posse no Congresso.

16h10: Cerimônia de execução do Hino Nacional, seguida de salva de tiros e revista de tropas, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

16h25: Desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto. 

16h30: Chegada do Cortejo Presidencial ao Palácio do Planalto, onde Bolsonaro recebe do então ex-presidente Michel Temer a faixa de presidente da República.

16h40: Bolsonaro faz um pronunciamento à nação no parlatório do Palácio do Planalto.

17h:  Cumprimentos dos chefes de Estado.

17h30: Cerimônia de Nomeação dos ministros.

18h15: Fotografia Oficial.

18h45: Desfile do cortejo presidencial para o Palácio Itamaraty.

19h: Recepção no Palácio Itamaraty.

Esquema de segurança

Restrições para quem quer assistir à posse em Brasília.
 

A cerimônia de posse de Jair Bolsonaro como presidente contará com um esquema de segurança mais ostensivo já visto para o evento. Mais de 6.000 agentes foram mobilizados — entre eles mais de 2.600 policiais militares, além de policiais civis e federais, bombeiros e oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Um decreto assinado por Michel Temer na última semana do ano também autorizou que dois mísseis antiaéreos e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptem e abatam aeronaves consideradas suspeitas dentro de um raio de 7 quilômetros da região da posse, medida que tem validade de 24 horas em vigor a partir das 0h do dia 1º.

Sob o pretexto dos riscos para Bolsonaro, o cerimonial impôs uma série de limites à atuação dos jornalistas que participam da cobertura. A circulação dos profissionais de imprensa entre os locais onde ocorrem solenidades foi proibida e os jornalistas ficarão horas fechados em lugares pré-determinados esperando o início dos eventos.

São esperadas entre 250.000 a 500.000 pessoas na Esplanada dos Ministérios, que foi cercada por arame farpado com lâminas. O trânsito na região está fechado para veículos não oficiais desde o último dia 29. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, responsável pelo esquema de segurança da posse presidencial, também impôs uma série de restrições para quem pretende acompanhar presencialmente a cerimônia na Esplanada. Não serão permitidas entrar nem com bebida alcoólica, nem fogos de artifício, drones, guarda-chuva e carrinho de bebês, entre outros. 

Brazil’s new President Jair Bolsonaro waives as he drives past before his swear-in ceremony, in Brasilia, Brazil January 1, 2019. REUTERS/Ricardo Moraes

Com informações do El País

 

Sair da versão mobile