Site icon MatoGrossoAoVivo

VÍDEO | Ação integrada da PF, Polícia Civil de Alta Floresta e Nova Bandeirantes apreende 259 quilos de cocaína pura

(Last Updated On: 21 de maio de 2020)

Os delegados de Alta Floresta, Vinícius Nazário e Pablo Carneiro tem agido cada vez mais contra o crime organizado das drogas e facções criminosas, desde que assumiram e mantiveram contato permanente com a Polícia Federal, após os sumiços de pilotos de aeronaves na região norte do Estado de Mato Grosso.

Após dois dias de varredura na propriedade rural a droga foi encontrada

A nossa reportagem conseguiu imagens inéditas e exclusivas da Operação Integrada, ocorrida dia 30/07 (Sexta), que partiu do aeroporto de Alta Floresta, que desmantelou a distribuição de 259 quilos de drogas na região de Nova Bandeirantes e provavelmente seriam repassadas aos municípios vizinhos.

Tudo teve início após informações preciosas que levaram a apreensão de uma camionete Amarok, em um hotel de Alta Floresta, aonde estavam escondidas as coordenadas que levariam até a droga, escondida em uma propriedade da zona rural de Nova Bandeirantes, a cerca de 213 Km de Alta Floresta.

Uma carga de cloridrato e cocaína, foi apreendida em uma Ação Integrada da Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e Polícia Federal, realizada no final de semana, em Nova Bandeirantes (1.026 km de Cuiabá). No total, foram apreendidos 241 tabletes da substância, localizados em uma propriedade rural do município.

ASSISTA O VÍDEO DO EMBARQUE DAS EQUIPES NO AEROPORTO DE ALTA FLORESTA A CAMINHO DA OPERAÇÃO:

A região, já era alvo de investigação da Polícia Civil por funcionar como rota aérea de transporte de entorpecentes na região Norte do Estado. A apreensão da grande quantidade de drogas ocorreu depois das equipes da Força de Segurança receber informações da Polícia Federal que indicavam uma propriedade rural em estaria o entorpecente.

Com base nas informações passadas, os policiais conseguiram apreender um veículo Volkswagem Amarok, em um hotel de Alta Floresta, diante das suspeitas, os delegados de Alta Floresta e Nova Bandeirantes, Vinícius de Assis Nazário e André Victor de Oliveira, representaram pelo mandado de busca e apreensão domiciliar na propriedade, o qual foi decretado pela Justiça e cumprido em operação coordenada pelo delegado Pablo Bonifácio Carneiro.

Para cumprimento das buscas foi montada uma Força Tarefa reunindo as equipes do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) de Alta Floresta, Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Civil, Força Tática da Polícia Militar e Polícia Federal. Após dois dias de diligências na propriedade, os policiais localizaram o entorpecente, totalizando na apreensão de aproximadamente 259 quilos de cloridrato de cocaína.

Após periciado, o entorpecente foi encaminhado para incineração. As investigações continuam para identificar e prender pessoas relacionadas com a carga de drogas.

Organização Criminosa de Tráfico Pesado

A operação de inteligência e fiscalização teve apoio logístico de uma aeronave do Comando de Operações Aéreas da Polícia Federal (CAOP), visando coletar dados de pistas clandestinas na região. 

Em uma das fazendas sobrevoadas, os policiais observaram a existência de uma pista clandestina e constararam sinais de que ela havida sido utilizada recentemente.

Após obterem o mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juízo da Comarca de Nova Monte Verde, os policiais efetuaram a apreensão de sinalizadores de pista para pouso noturno, bomba elétrica para abastecimento de aeronaves e detiveram o caseiro, que era foragido da Justiça (processado por homicídio). 

Prosseguindo nas diligências, os policiais encontraram vestígios de locais de armazenamento da droga nas cabeceiras da pista e em outros locais da fazenda.

Durante as escavações dos pontos estratégicos foram localizados enterrados vários fardos contendo centenas de tijolos de cocaína “tipo exportação”.

Sinalizadores para pouso noturno eram utilizados para orientar pousos noturnos de aeronaves do tráfico.

Com informações da assessoria da PJC-MT

Sair da versão mobile