Site icon MatoGrossoAoVivo

Peixes são encontrados mortos após fuligem das queimadas baixar nível de oxigênio das águas

(Last Updated On: 1 de outubro de 2020)

Bruno Felipe / Com informações Centro América fm

A passagem de uma forte chuva no último fim de semana, registrada no município de Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, provocou o transporte em massa das fuligens e restos de materiais queimados pelos incêndios florestais na região para os rios locais, o que causou a mortandade de peixes.

Fazendeiros locais perceberam um grande volume de peixes mortos no Rio Burecaia e em outros afluentes do Rio das Mortes. Equipes do (Ibama) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) estiveram no local para coletar amostras e encaminhá-las ao laboratório para perícia. Com equipamentos específicos, parâmetros da água foram aferidos e, em primeira análise, a turbidez da água se apresentou elevada e em certos pontos do rio o nível de oxigênio chegava a zero.

Segundo o analista do Ibama, Leandro Nogueira, moradores da região relataram que é a terceira vez em 17 anos que isto acontece. Ele acredita que a reação de bactérias da água com a fuligem, agravada pela alta temperatura e pelo baixo volume fluvial, culminou com a rápida redução de oxigênio na água. O ambientalista disse ainda que baixo volume da água devido à seca também contribui para a mortandade de peixes na região.

Sair da versão mobile