Site icon MatoGrossoAoVivo

Após queimada, catadores de recicláveis são impedidos de acessar o Lixão de Alta Floresta

(Last Updated On: 2 de setembro de 2020)

Bruno Felipe / Da Reportagem

No último fim de semana, o Aterro Sanitário (Lixão) de Alta Floresta pegou fogo e os bombeiros precisaram ser acionados para combater as chamas.

Além da vegetação, o incêndio atingiu também boa parte do lixo.

De acordo com os Bombeiros, as chamas se alastrou por uma grande área, contudo, o fogo foi controlado. Na ocasião, à responsável pelo local, a Srª Gercilene, que é atual Diretora do Meio Ambiente de Alta Floresta, foi orientada para que fossem realizados aceiros e monitoramentos para que o fogo não atingisse outras áreas e as chamas se espalhassem novamente.

Ocorre que, após isso, a Prefeitura Municipal teria tomado a decisão de impedir a entrada dos catadores de lixo reciclável no local. A reportagem do Jornal O Diário/MatoGrossoAoVivo não teve acesso ao porquê da atitude, tendo em vista que não houve sequer investigação para comprovar se o incêndio foi realmente provocado pela ação do homem.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 01 de setembro, o vereador Mequiel Zacarias, em seu uso na tribuna, disse que teve acesso à uma notificação da Defensoria Pública a qual pede justamente explicações e a razão dos catadores de recicláveis serem impedidos de acessar o aterro, uma vez que, segundo Mequiel, para os trabalhadores serem impedidos é necessário que fosse comprovado que eles tinham alguma responsabilidade dentro do processo.

Para a reportagem, Mequiel salientou que irá fazer uma encaminhamento pela Câmara reforçando a cobrança para que minimamente os catadores tenham a garantia de que podem continuar tendo as suas rendas “afinal de contas é o trabalho deles, é a profissão deles e eles precisam disso para sobreviver”, disse Mequiel, em entrevista.

Sair da versão mobile