Site icon MatoGrossoAoVivo

Pais de alunos de Alta Floresta adormecem na fila para conseguir vaga em escola do município, mas há vagas no município

(Last Updated On: 2 de dezembro de 2019)

A denúncia foi enviada por parentes de pais de alunos que pleiteiam a vaga na escola municipal de ensino primário.

Alguns pais tiveram que chegar antes das 3 horas da madrugada para pegar um bom lugar.

Pela manhã a fila de interessados nas vagas já atingia o lado externo da Escola Municipal Professor Benjamim de Pádoa, de Alta Floresta, muito deles tiveram que garantir seu lugar na fila desde a noite anterior, dormiram em colchonetes com seus filhos e bebes de colo, e alguns passaram a chegar a partir das 3:00hs da madrugada, na intenção de conseguir os primeiros lugares, mas, foram surpreendidos por aqueles que adormeceram na porta da escola.

Apesar do transtorno e sacrifício, em contato com a direção da escola, fomos informados pela Diretora Dirce Ribeiro da Cruz, que o principal critério para a aquisição da vaga é a ordem de chegada, porém, que a escola não orienta ninguém a aguardar com antecedência e não tem o controle sobre o número de interessados que buscam matricular seus filhos.

A Diretora, informou ainda que para esse ano, estão sendo oferecidas apenas duas salas do 1º ano, com 27 vagas cada, cuja procura é maior a cada ano, devido a vacância das vagas que ocorrem especialmente por ser a primeira etapa na formação do ensino fundamental.

Para a Diretora, a preferência dos pais quanto a Escola Benjamim de Pádoa, se dá devido as boas referências que os ex-alunos repassam para a sociedade em geral, e que este ano, devido a enorme procura, a escola precisou realizar uma junção de alunos para poder oferecer mais espaço físico aos pretendentes das vagas de 1º ano. Neste caso, a Diretora afirmou que foi necessário fundir 3 turmas da 7ª série, em duas da 8ª série, para que houvesse a sobra de uma sala a mais.

Desde a noite deste Domingo (01/12), alguns pais de alunos entraram em contato com nossa redação para manifestar sua revolta pela falta de vagas, o que forçaria a disputa pelas 54 vagas oferecidas nesta unidade escolar, porém a diretoria da escola esclarece que a questão é exclusivamente a falta de espaço físico, o que impossibilita a abertura de novas salas de aulas.

Em conversa com alguns pais de alunos, a nossa redação ouviu que muitos acreditam que o município “não oferece mais vagas por que não quer”, e por isso acaba provocando essa disputa entre os pais que precisam adormecer na fila da escola.

Com relação a fila formada pelos pais de alunos, a Direção explica que infelizmente devido ao critério da ordem de chegada os pais acabam por se comportar com certo “desespero”, apesar de reconhecer que a escola realmente não terá vagas suficientes para atender a todos, mas, que o município dispõe de outras unidades, tanto municipais quanto estaduais, para atender a demanda, sendo que a cada ano sempre há sobras de vagas na rede municipal e estadual, como de fato ocorreu no início deste ano.

VEJA A LISTA DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALTA FLORESTA COM ENSINO FUNDAMENTAL:

Sair da versão mobile