A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Mato Grosso divulgou o edital para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos, promovidos pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). A iniciativa oferece um total de 15 formações distintas no período noturno, com turmas distribuídas em 22 municípios mato-grossenses.
As inscrições para os cursos são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, com prazo entre 7 de abril e 3 de maio de 2026. É importante ressaltar que cada candidato terá a permissão de se inscrever em apenas um dos cursos oferecidos.
O preenchimento das vagas ocorrerá por meio de um sorteio, visando garantir a isonomia no processo. A lista definitiva dos candidatos aptos a participar do sorteio será publicada em 18 de maio. O sorteio em si está agendado para os dias 22 e 23 de maio e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Seciteci no YouTube, promovendo total transparência.
O resultado final do processo seletivo será divulgado em 11 de junho, e o início das atividades acadêmicas está previsto para 21 de julho de 2026. A Seciteci orienta os participantes a acompanharem constantemente as publicações referentes ao edital, pois podem ocorrer convocações adicionais para o preenchimento de vagas remanescentes.
Podem participar da seleção todos os indivíduos que já concluíram ou que estão cursando o ensino médio. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência e um sistema de ações afirmativas, que contempla candidatos negros (considerados pretos ou pardos), estudantes provenientes de escolas públicas, indígenas e pessoas com deficiência, seguindo os critérios detalhados no edital.
Éderson Andrade, superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, enfatizou a relevância do modelo de sorteio como método de seleção de alunos. Ele assegurou que este formato “garante igualdade de oportunidades”, promovendo “um processo transparente e democrático, permitindo que todos os candidatos tenham as mesmas chances de acesso às vagas ofertadas”.
Detalhes da Oferta de Cursos por Região
O edital detalha a disponibilidade de cursos técnicos em diversas localidades de Mato Grosso, sendo que todas as turmas contarão com 40 vagas cada.
Na região do Araguaia, Água Boa terá o curso de Logística. Em Querência, assim como em Santa Terezinha, ambos vinculados à ETEC local, serão oferecidos os cursos de Agricultura e Agropecuária, respectivamente.
Para a região do Vale do Araguaia, Barra do Garças disponibiliza o curso de Guia de Turismo, enquanto em Confresa, a opção é o curso de Enfermagem. Em Cáceres, a ETEC local oferece uma variedade de formações, incluindo Segurança do Trabalho, Administração, Enfermagem, Farmácia e Cuidados de Idosos.
A capital, Cuiabá, contará com cursos de Enfermagem e Recursos Humanos. Próximo à capital, no distrito de Mimoso, pertencente a Santo Antônio de Leverger, será ofertado o curso de Agropecuária. Na região de Diamantino, Diamantino terá Agropecuária e Enfermagem. Em Nortelândia, o curso será de Agricultura, e em Sapezal, de Saúde Bucal.
No médio norte mato-grossense, Lucas do Rio Verde disponibiliza o curso de Logística, e Nova Mutum, o de Agronegócio. Mais ao norte, Matupá oferecerá Recursos Humanos.
Na região sul, Primavera do Leste terá Administração. Em Rondonópolis, a oferta é ampla, com Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Agricultura e Segurança do Trabalho. Em Alto Araguaia, também estão disponíveis os cursos de Agronegócio e Agricultura.
Já no norte do estado, Sinop oferece Agropecuária, Edificações e Sistemas de Energia Renovável. Em Sorriso, o curso será de Agronegócio.
Na região sudoeste, Tangará da Serra contará com o curso de Administração, e em Juruena, o curso será de Agropecuária.
Finalmente, na região metropolitana da capital, Várzea Grande disponibilizará o curso de Administração.
Da Redação do MatoGrossoAoVivo | Com informações de Governo MT
- TRE-MT nega liminar e mantém publicações sobre suposta violência doméstica envolvendo Pivetta - 9 de abril de 2026
- Justiça determina penhora de 30% do salário de ex-prefeito de Várzea Grande por dívida de R$ 5,6 milhões - 8 de abril de 2026
- Oficiais questionam nomeação de sargento na Casa Militar; cabos e soldados defendem nova - 8 de abril de 2026
↓ OUÇA AO VIVO - RÁDIO ADRENALINA ↓
↓ BAIXE GRÁTIS O APP NESTE BANNER ↓
Entre no grupo MatoGrossoAoVivo do WhatsApp e receba notícias em tempo real - (CLIQUE AQUI) -

















Assine o Canal










Adicionar comentário